RECEITA DE QUIBEBE DE ABÓBORA
Hoje vou te ensinar como fazer quibebe de abóbora simples. Um acompanhamento bem de dia a dia e que faz parte da lista de receitas caseiras que eu chamo de “sobrevivendo na cozinha”.
É uma receita simples, rápida, nutritiva, prática, econômica, deliciosa, que tem tudo a ver com o dia a dia e, pra completar, ainda tem uma cor linda.
O quibebe tem origem africana e virou um prato brasileiríssimo, que faz parte das meses do Sul até o Norte.
Uns deixam o quibebe mais liso como pirão e outros gostam dele mais pedaçudo, mas ele sempre fica cremoso e com o sabor incrível que a abóbora tem.
Os temperos também variam um pouco, tem gente que usa só cebola e alho, tem gente que junta gengibre, especiarias e ervas.
E quibebe não precisa ser só de abóbora, há quibebes de abóbora com milho, abóbora com mandioca e abóbora com carne.
O de hoje é bem simples e básico, do jeito que eu faço sempre em casa.
ABÓBORA
Abóbora faz parte da lista de ingredientes que eu sempre tenho em casa.
Se não é tempo de abóbora, eu compro pedaços, ou mesmo abóboras inteiras, no sacolão ou no mercado. E, no tempo das abóboras, eu faço a festa colhendo as muitas!!!!!!!!!!!!!! abóboras dos pés que planto na fazenda e fazendo nem sei quantas mil receitas com elas.
Nesse ano, colhi uma quantidade gigante de abóboras, todas lindas e saborosas. Deu abóbora de pescoço, abóbora menina, abóbora moranga, abóbora japonesa (cabotiá), abóbora paulista, abóbora butternut, abóbora spaghetti e jerimum de leite sergipana. Acho que nunca fiz tanto doce na vida….
Cada abóbora tem o seu jeito, umas são mais firmes, outras mais cremosas, umas mais úmidas e outras mais secas, mas pra quibebe, que é a receita de hoje, eu uso a abóbora que tenho por perto, desde que esteja madura e bonita.
E vale fazer a receita com tipos diferentes pra comparar e escolher as suas preferidas!
Acho que as abóboras são tão lindas e enfeitam tanto a cozinha que vira e mexe eu deixo uma inteira por um tempo no caixote de frutas e depois abro pra fazer algumas receitas.
INGREDIENTES DO QUIBEBE
Pra preparar o quibebe mais simples e básico de todos, a gente precisa só de:
- abóbora
- cebola
- alho
- óleo
- sal e pimenta do reino.
Cebola e alho dão vida ao quibebe, sem eles a receita fica muito sem graça e não passa de abóbora cozida, mas cada um usa mais ou menos cebola ou alho como quiser. Eu uso um tanto de cada.
Além da cebola e do alho, às vezes eu coloco um pouco de gengibre ralado no refogado e fica muito bom.
Sal e pimenta são básicos, mas pra deixar o quibebe mais chiquezinho dá pra acrescentar pitadas de noz-moscada, de canela, de cravo em pó e de pimenta-da jamaica. Com as especiarias, o quibebe se transforma em prato de festa e faz bonito como prato principal de uma refeição sem carne.
Quanto ao sal, é importante pensar que um pouco de sal faz muita diferença na receita, pois a receita fica adocicada pela abóbora, mas não é uma sobremesa.
Quando faço um quibebe bem rápido e do jeito mais simples de todos, eu uso óleo vegetal e pronto. Pra variar e ter quibebes mais saborosos, às vezes eu troco o óleo por azeite de oliva, por manteiga ou por pedacinhos de bacon que sempre sobram na geladeira.
A abóbora é simplesmente abóbora, qualquer uma que esteja madura dá um quibebe gostoso. Se compro uma abóbora inteira pra preparar várias receitas diferentes, eu descasco sempre com cuidado e usando uma faca pesada, pois a casca é dura e escorrega, corto ao meios, retiro as sementes com uma colher e corto a polpa.
Pra facilitar a vida, ainda mais pensando num quibebe, dá tranquilamente pra comprar uma bandeja de abóbora já descascada e em cubos, pronta pra ir pra panela.
Nesse caso, só é muito importante conferir a data em que a abóbora foi cortada e embalada e verificar se os cubos estão lisos e coloridos, sem umidade ou mofo, quando a cor fica esmaecida.
Quanto ao tamanho dos cubos, tudo depende do gosto de cada um e do tempo que se tem pra preparar a receita. Pedaços maiores demoram mais tempo pra amaciar e, a não ser que fiquem no fogo por mais tempo, dão um quibebe mais pedaçudo.
Em casa, eu quase sempre corto a abóbora em pedaços miúdos, de no máximo 1 cm. Eles cozinham mais rápido, acabam se desmanchando e virando purê com uns mini pedacinhos só de misturar com a colher.
Quanto à quantidade de abóbora, é importante pensar que 1kg de abóbora pode até parecer muito, mas ela tem tanto líquido e reduz tanto quando cozinha que não é exagero.
Mas como a receita é mais um método e funciona perfeitamente bem com pouco mais ou menos de abóbora, dá pra fazer com mais ou com menos abóbora. Eu acho que vale a pena fazer 1 kg de abóbora de uma vez e, se sobrar, aquecer na refeição seguinte.
PREPARO
Preparar um quibebe gostoso é simples demais. Eu aqueço o óleo, junto a cebola, espero começar a dourar, acrescento o alho e, assim que perfuma, misturo a abóbora e um pouco de sal.
Pra conseguir um quibebe macio e saboroso, eu sempre cozinho em fogo baixo e com a panela semi tampada. Desse jeito, a abóbora vai soltando líquido, cozinha devagar nos próprios sucos e fica muito mais saborosa.
Tem gente que faz o quibebe em fogo alto e acrescenta água ou caldo de legumes, mas acho eu não costumo fazer assim. Só junto um pouquinho de líquido quando a abóbora é seca demais e começa a grudar na panela antes de amaciar.
No final, eu acerto o sal e a pimenta e, pra dar um frescor, às vezes finalizo com um pouco de salsinha, de cebolinha ou de coentro.
Uma colherada farta de quibebe vai bem com arroz branco de todo dia, feijão simples e gostoso, super farofa de farinha de milho, farofinha simples, couve refogada pra todo dia, frango assado aberto pelas costas, lombinho de leitão na cachaça e bem dourado, carne moída caseira.
OUTRAS RECEITAS COM ABÓBORA
Outras receitas com abóbora pra você experimentar:
- doce de abóbora com coco simples, e sem coco também,
- bolo de abóbora com coco caseiro,
- abóbora caramelizada com laranja e azeite,
- pão super abóbora,
- abóbora de forno com ervas,
- crumble de abóbora, coco, castanha-do-Brasil e semente de abóbora.
Uma colherada farta de quibebe vai bem com arroz branco de todo dia, feijão simples e gostoso, super farofa de farinha de milho, farofinha simples, couve refogada, frango assado aberto pelas costas, lombinho de leitão na cachaça e bem dourado, carne moída caseira. . Experimente variar a receita usando diferentes tipos de abóbora: abóbora de pescoço, paulista, butternut, moranga ou mogango. O quibebe fica bom com todas elas.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS