RECEITA DE TORRADINHA DE PÃO SÍRIO
É claro que dá pra simplesmente cortar o pão sírio em triângulos ou em pedacinhos menores, assar até dourar e ficar crocante e servir as torradinhas. Muita gente faz assim e consegue um crocante gostoso pra servir com saladas, sopas ou pra acompanhar queijos cremosos, coalhada seca e outras pastas.
Só que uma torradinha mais temperada é outra coisa, fica muito melhor, mas muito mesmo. E é assim que eu faço em casa e que hoje eu vou mostrar como fazer.
Falei em mostrar como fazer porque acho até difícil dizer que essa é uma receita, é mais uma ideia e cada um ajusta como quiser. Tudo depende da quantidade de pão que se tem em casa e do quanto de tempero a gente quer naquele momento.
QUANDO SOBRA PÃO, ELE PODE VIRAR TORRADA
Eu adoro pão e adoro pão feito em casa, tanto que faço pão quase todo dia. Só pulo um dia quando a receita da véspera rendeu muito e um novo seria demais da conta.
Como todos daqui de casa estão acostumados com essa vida de pão fresquinho, eu sempre tento fazer receitas não muito grandes pra consumir logo. Mas como eu sei bem que, mesmo fazendo assim, sempre vai sobrar um tanto, às vezes eu escolho a receita do pão pensando em comer o pão e no que eu vou fazer com o que sobrar pro dia seguinte ou pro outro.
Tem tanta coisa gostosa pra se fazer com pão que é um absurdo pensar que muita gente deixa o pão ressecar e às vezes até acaba levando pro lixo.
Eu gosto de aproveitar até as migalhas. Ralo os mais secos e uso pra empanar ou pra fazer crostas e crespinhos sobre filés de peixe, aves e carnes vermelhas e legumes; faço rabanadas, pain-perdu ou french toast; faço pudim de pão; croutons; uso como base de tostadas e bruschettas e também preparo torradas.
AS MINHAS TORRADINHAS DE PÃO SÍRIO
Como o pão sírio é bem chato e sem miolo, ele dá torradas bem sequinhas e crocantes.
Eu faço assim:
- Aqueço o forno a uns 220ºC (alto).
- Corto o pão em triângulos e coloco numa assadeira que acomode tudo numa camada só.
- Numa tigelinha, eu misturo queijo ralado, ervas a gosto, alho picadinho, azeite, sal e pimenta.
- Coloco essa mistura na assadeira, rego com azeite e misturo até envolver bem.
- Levo pro forno por uns 15 minutos, até as torradinhas ficarem bem douradas e crocantes.
As ervas ficam por conta do que se gosta e que se tem por perto e podem ser frescas os secas. As torradinhas ficam deliciosas com tomilho, alecrim, orégano, sálvia, salsinha, cebolinha, manjericão e orégano.
Só isso mesmo!
Ideias de receitas aqui da Cozinha da Helô que vão muito bem com as torradinhas: coalhada seca, pasta de tomate deliciosa e muito fácil, pasta de berinjela e romã, pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão, homus de grão de bico, salada de grãos com frutos secos e cebola caramelizada, receita de gaspacho e como torradinhas de uma salada caesar ou numa salada de folhas com um dos nossos molhos de salada.
As torradinhas ficam deliciosas em saladas, sopas ou pra petiscar. Vão bem com coalhada seca, pasta de tomate deliciosa e muito fácil, pasta de berinjela e romã, pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão, homus de grão de bico, salada de grãos com frutos secos e cebola caramelizada, gaspacho de tomate clássico com croutons, como torradinhas de uma salada caesar ou nma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada. As torradinhas são perfeitas pra aproveitar o pão sírio que já não muito fresco e dura bastante num pote bem fechadoINGREDIENTES
Preparo
NOTAS