COMO PREPARAR UMA LIMONADA DELICIOSA E DIFERENTE
Receita de limonada? Sim!! Vou te ensinar como preparar a limonada deliciosa da vovó, que é diferente e bem chiquezinha.
Um gole de limonada quando faz muito calor é tudo de bom. Mas limonada tem que ser sempre gelada sempre? Por incrível que pareça, há quem ache que morna ela refresca ainda mais, embora eu tenha minhas dúvidas.
Tomei um copo de limonada morna quando voltei de um passeio sob sol escaldante no deserto quando visitei o vale dos reis em Luxor, no Egito. Eles juravam que desse jeito ela matava mais a sede e tomei, mas como não tinha nada gelado pra comparar e a sede era imensa, não garanto nada.
Gosto de limonada simples, só limão espremido com água e um pouquinho de açúcar, mas acho que a fica ainda melhor quando é feita a partir de uma calda bem rala, como fazia a minha avó. E é essa a receita de limonada que vai aqui.
O PREPARO
Primeiro a gente escolha o limão, que tem que ser saboroso, suculento e perfumado.
Dá pra usar aquele limão mais velho que ficou morando na gaveta da geladeira? Dá, mas pra entrar como parte da receita, como limão que vai espremido, mas a gente também precisa pelo menos de 2 bem lindos e frescos.
Qualquer limão dá boa limonada, é só escolher entre galego, tahiti, siciliano ou o meu preferido, o cravo, que também é conhecido por rosa, caipira ou capeta.
Quando estou na fazenda, limonada de limão cravo não falta, é só abrir a porta da cozinha, colher uns três ou quatro e preparar uma jarra, que desaparece em segundos.
E dá pra usar só um tipo de limão, mas também da pra fazer uma limonada com alguns limões diferentes e fica uma delícia. Se for pra misturar, só ter atenção de usar um pouco de cada limão tanto pra espremer, como pra fatiar.
Os ingredientes são:
- água;
- açúcar;
- limão (pode ser tahiti, galego, cravo, siciliano ou uma mistura de limões)
- gelo
A receita começa com uma calda de açúcar bem rala. Na verdade, nem é bem uma calda, é só água dissolvida com uma parte do açúcar e fervida por 1 minuto, rapidinho mesmo.
Depois, a água vai pra uma jarra e pra geladeira por pelo menos por pelo menos 30 minutos, ou até por uns 3 dias.
Quase na hora de servir, a gente fatia bem finininho 2 limões bem lavados e com casca, descarte as sementes e esmaga com como se fosse pra fazer caipirinha e coloca na jarra da calda.
Sem seguida, espreme os outros 4 limões e também passa o suco espremido pra jarra. Daí é só misturar bem, juntar mais gelo e servir.
Atenção!
O único problema: a calda pode ser preparada com até 3 dias de antecedência e ficar na geladeira, só esperando pelos limões, mas espremer e misturar o suco à calda é coisa pra fazer na hora de servir, pois em pouco tempo a limonada perde o frescor e amarga.
Pra variar na hora dos sucos e refrescos, você pode experimentar as receitas da laranjada com especiarias, refresco de tamarindo, refresco de kiwi e hortelã e do suco de framboesa e manjericão para o verão.
Quem gosta de limão e de cachaça pode aproveitar as dicas que eu dou no vídeo da caipirinha de limão, tanto no post, como no vídeo do canal no youtube:
ra variar na hora dos sucos e refrescos, você pode experimentar as receitas da laranjada com especiarias, refresco de tamarindo, refresco de kiwi e hortelã e do suco de framboesa e manjericão para o verão. A calda pode ser preparada com até 3 dias de antecedência e ficar na geladeira, só esperando pelos limões, mas espremer eles e misturar o suco à calda é coisa pra fazer na hora de servir, pois em pouco tempo a ela perde o frescor e amarga.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Olá! Adoro demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
PARABÉNS
Oi! Fico super feliz em saber disso! Bjs
Suas receitas são maravilhosas.. Uma das minhas bebidas favoritas.. Irei experimentar sua receita.. Obrigada por postar tanta coisa gostosa
Oi, Juli! Obrigada pela mensagem! Ganhei o meu dia! Obrigada você por acompanhar o site! bjs