RECEITA DE ARROZ COM CAMARÃO FÁCIL
Um arroz com camarão à provençal com alho, ervas e azeite sempre agrada e é fácil demais de fazer. Na verdade, poucas receitas são tão simples e rápidas de preparar e têm tanta cara de festa.
No fogo, tudo acontece em no máximo 15 minutos: é o tempo de refogar o camarão na manteiga com azeite, cebola e alho, juntar o arroz branco pronto da véspera, esperar aquecer e finalizar com a salsinha e a cebolinha picadas. O mais demorado é picar a cebola, o alho e as ervas.
Vale como prato único pra servir só com uma salada de folhas temperadas com um dos nossos molhos de salada, ou como acompanhamento de um peixe grelhado ou frito, como o filé de peixe simples na manteiga ou o filé de peixe thai com leite de coco.
Além disso tudo, a receita ainda é perfeita pra usar sobras de arroz branco de todo dia.
OS INGREDIENTES
Pra preparar o arroz com camarão eu preciso de:
- manteiga;
- cebola;
- alho;
- camarão limpo e sem casca (pode ser pequeno, médio ou grande);
- arroz branco pronto bem soltinho, de preferência da véspera (o arroz branco de todo dia)
- salsinha picada;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
Eu gosto de usar uma mistura de manteiga e azeite pra refogar o camarão. Dá pra usar só manteiga ou só azeite, mas eu fico com os dois.
Com a cebola e o alho é a mesma coisa. A cebola deixa o prato bem saboroso e o alho dá o perfume que transforma tudo num prato muito especial. As quantidades são só sugestões. E se quiser um arroz com camarão bem puxado no alho, como se fosse um arroz com camarão provençal, dobre a quantidade do alho.
Como, na verdade, o que faz a receita é o camarão, uso o que tenho de melhor no momento. Se for pro dia a dia ou pra servir como acompanhamento, uso camarões pequenos (até os miúdos dão um arroz com camarão gostoso).
Se for pra um momento mais especial ou pra servir como prato principal, capricho mais um pouco e vou atrás dos médios e até dos grandes.
O que importa é caprichar na qualidade do camarão, um pequeno bom é melhor que um grande sem graça, daquele que foi mal congelado e descongelado. Compre de um bom fornecedor e escolha o melhor que puder.
O ARROZ BRANCO
Mas a base da receita é o arroz branco de todo dia, que tem que ser saboroso e soltinho que faz parte da vida de quase toda casa brasileira.
Mas tem um pulo do gato: pra fazer o arroz com camarão, ele não pode ser usado fresquinho e saindo da panela, o bom é usar aquele “arroz de ontem”, que passou pelo menos umas 6 horas, ou até dormiu na geladeira.
Os grãos têm que estar firmes e gelados, até formando grumos que se desmancham só com uma pressionada leve com um garfo.
Só gelados e soltinhos os grãos de arroz conseguem se manter firmes e inteiros depois de mexidos na frigideira que serviu pra refogar o camarão. Se os grãos estiverem ainda frescos e macios, eles amolecem e vira um preparado pastoso.
E é por isso que, quando me pedem em casa pra preparar a receita, mesmo que eu tenha camarões na geladeira ou no freezer, eu digo “claro que faço, mas só pra amanhã”.
Providencio rapidinho uma receita de arroz branco de todo dia, que leva 1 xícara arroz cru e rende as 3 xícaras de arroz pronto necessárias pro arroz chinês, depois coloco na geladeira e já garanto uma das refeições do outro dia. Exatamente a mesma coisa acontece quando quero preparar o arroz chinês delicioso.
O PREPARO DO ARROZ COM CAMARÃO
O preparo é o x da questão. Um arroz com camarão não é uma simples mistura de camarão aferventado ou cozido no vapor com arroz pronto sem graça e que sempre deixa a desejar.
Um arroz sabor do camarão pra valer é outra coisa, o arroz que vai pra frigideira que serviu pra refogar o camarão fica com gosto e aroma do camarão de verdade. Daí sim fica bom e vale cada garfada.
Gosto de preparar o prato numa frigideira média de bordas altas ou numa wok. Eu aqueço a frigideira, junto a manteiga e um fio azeite e misturo a cebola.
Quando ela começa a dourar, eu acrescento o alho. Assim que o alho perfuma, eu junto o camarão e mantenho no fogo alto por uns 3 minutos, até ele mudar de cor de todos os lados e ficar com um douradinho leve, junto sal e pimenta, misturo e retiro do fogo. Passo o camarão pra um prato e deixo de lado.
Só pra entender: se eu deixasse o camarão na panela e juntasse o arroz, o camarão passaria do ponto e ficaria duro e borrachento.
Rego a mesma frigideira com mais um pouco de azeite, junto o arroz e mexo pra envolver bem, mas com cuidado pra não desmanchar os grãos. Deixo o arroz aquecer e, assim que ele estiver quente, eu volto com o camarão pra panela, misturo a salsinha e o prato está pronto.
Quem gosta de pimenta fresca, pode juntar um pouco no final. O quanto vai depender da pimenta escolhida (pode ser biquinho, bode, dedo-de-moça, malagueta, de cheiro) e do quando se gosta de pimenta na sua casa.
Só passar pra travessa e servir. Delícia e super verão.
No vídeo do nosso canal do youtube eu te ensino como fazer molhos de salada deliciosos!
A receita vai bem com salada de folhas temperadas com um dos nossos molhos de salada, ou como acompanhamento de um peixe grelhado ou frito, como o filé de peixe simples na manteiga ou o filé de peixe thai com leite de coco. Delícia e super verão!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
5 Comentários
OTIMA RECEITA ESTOU CONSEGUINDO FAZER GRAÇAS SEU ARTIGO PARABENS MUITO OBRIGADA
Mto gostoso vou repetir
Oi, Jane! Eu adoro essa receita e repito sempre que posso! Beijos
vale ferver a agua com a casca do camarão, cuar e depois usar para fazer o arroz?
Oi, Claudio! Claro que pode preparar um caldo com as cascas e com ele fazer o arroz, a receita ficará ainda melhor! Na verdade, a sugestão do arroz branco pronto era pra utilizar sobras de arroz branco pronto que normalmente sempre se tem na geladeira. Bjs