RECEITA DE ARROZ DOCE VEGANO
A ideia da receita de arroz doce com leite de castanha e açúcar mascavo nasceu num dia em que uma amiga me querendo uma receita de arroz doce para filha vegana e, em seguida, uma outra ligou pedindo uma sobremesa pro filho que tinha uma intolerância grave à lactose.
Falei pras duas que precisava de dois dias pra pensar e que prometia doces gostosos. Dois dias, liguei pras duas, passei a receita, a Ana fotografou e postei. Perdi a conta do tanto de gente que me mandou mensagens contando que fez e amou o arroz doce.
INGREDIENTES E PREPARO
Comecei pela escolha do leite vegetal. Fiz testes com leite de amêndoas, leite de coco, leite de arroz, leite de castanha de caju e leite de castanha do Brasil/Pará e o arroz doce ficou mais gostoso com o leite da castanha-de-caju.
A escolha ficou por conta do sabor e da cremosidade natural do caju, que deu ao arroz doce a cremosidade que eu precisava pra dar consistência ao arroz doce. Afinal de contas, eu não podia contar nem com leite condensado tradicional, nem com a gema.
Como o leite de castanha é bege e a maior parte dos veganos prefere usar açúcar mascavo ou açúcar demerara, escolhi o mascavo pela cor e pelo sabor e amei o resultado com gostinho de rapadura.
Pra aromatizar, usei tiras de cascas de limão e de laranja, canela em pau e uns 2 cravos e consegui o gosto e o aroma do arroz doce da casa de avó.
Se preferir, e também pra variar, dá pra aromatizar o arroz doce com noz-moscada, cardamomo, anis-estrelado, gengibre, e com qualquer uma das essências naturais caseiras que a gente ensina a preparar.
Assim como acontece com a receita de arroz doce de casa de avó, o primeiro passo é começar cozinhando o arroz apenas em água com os aromatizantes escolhidos por uns 15 minutos, até os grãos ficarem cozidos, mas ainda firmes e inteiros. Se o açúcar entrar nesse primeiro cozimento, os grãos não amolecem. .
Em seguida, vão para panela o leite de castanha e o açúcar e o doce cozinha por mais uns 15 minutos, até ficar cremoso e saboroso. Depois de pronto, só passar pra um pote, deixar amornar por umas 2 horas e servir morno ou levar à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até 2 dias, e servir gelado.
Dei o tempo de 3 horas pra preparar a receita pensando em servir o arroz doce morno ou em temperatura ambiente, mas aumente pra 6 horas se quiser servir gelado.
Tenho certeza que até quem não é vegano vai amar esse arroz doce com leite de castanha!
Outras sobremesas veganas, sem glúten e sem lactose: manjar de leite de castanha com doce de banana e creme de leite de castanha com cacau e farofinha crocante.
Outras sobremesas veganas, sem glúten e sem lactose: manjar de leite de castanha com doce de banana e creme de leite de castanha com cacau e farofinha crocante. A receita funciona com leite de castanha do Brasil/Pará, mas o arroz doce fica mais cremoso com o leite de castanha de caju.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS