RECEITA DE FRANGO COM QUIABO
Hoje tem um frango com quiabo caseiro que é gostoso demais! Eu vou te ensinar a preparar esse prato caseiro, bem mineiro e com o sabor de vida na roça que só ele tem.
Todo mundo em casa adora quiabo e, quando a horta fica cheia deles, tem quiabo de tudo o quanto é jeito e mesmo assim é difícil de dar conta. Nesse ano mesmo foi assim, todo dia eu colhia pelo menos uns 20 de uns 10cm e haja quiabo …
Foi quiabo dourado na frigideira no azeite ou na manteiga, quiabo refogadinho com tomate, quiabo no meio da farofa, quiabo empanado, quiabo cozido com arroz, quiabo na salada, quiabo ensopado com carne, quiabo numa espécie de ratatouille caipira e, é claro, na receita de frango com quiabo.
O prato é um frango ensopado bem temperado com quiabos, que vão em rodelinhas se forem grandes, ou inteiros quando dos pequenos ou dos minis. Eles vão pra panela do ensopado quando o frango já está bem macios, então cozinham, engrossam o molho e dão o sabor e a textura que só eles têm.
Ideias pra acompanhar: feijão de todo dia, arroz branco de todo dia, angu (faço a receita fácil de polenta cremosa com menos sal), polenta frita dourada e sequinha, angu de milho verde com queijo, couve refogada, super farofa de farinha de milho, farofa de farinha de milho com milho verde, couve, ovo e queijo fresco, farofinha rápida e salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Quanto ao quiabo, fico triste quando escuto muita gente dizer de cara que odeia o pobre coitado. Aí vem a pergunta básica: já experimentou? E a resposta costuma “ah não, é estranho e tem baba”. Fico sempre pensando que odiar é tão forte, e o quiabo não merece. Além de nutritivo, do sabor e da textura tão gostosos e diferentes, ele ainda é lindo.
Aliás, em inglês ele é conhecido por dois nomes, okra e lady fingers, pois realmente tem formato alongado e refinado de dedos de moça, acho o máximo.
INGREDIENTES E RECEITA
A lista de ingredientes é bem caseira:
- 1 frango em pedaços ou 1 kg dos pedaços que quiser, com ou sem pele;
- alho;
- sal;
- limão (tahiti, galego ou cravo);
- louro;
- cebola;
- tomate maduro;
- água ou caldo de galinha;
- quiabo bem verde em rodelinhas ou inteiro se for miúdo;
- vinagre de vinho branco;
- salsinha e cebolinha picadas;
- óleo vegetal;
- pimenta-do-reino.
Pra começar, é importante escolher um bom frango e que seja frango pra valer. Eu não abro mão do frango caipira, que hoje é bem fácil de encontrar, e tem sabor e textura pra valer.
Pode ser um frango inteiro cortado em pedaços pra cada um escolher os que prefere, ou 1 kg dos pedaços que mais fazem sucesso na sua casa.
Eu vario, se estou na fazenda e com vários frangos do galinheiro no freezer, e isso sempre acontece, pego um deles e corto, mas se é do mercado acabo sempre comprando sobrecoxa. Acho que é o pedaço mais saboroso, macio, suculento e fica perfeito em ensopados.
E com ou sem pele? Dourado com a pele o prato fica muito mais gostoso, pois ela faz com que aqueles grudadinhos do fundo da panela fiquem muito mais ricos e o molho ganhe sabor, além de não deixar a carne ressecar.
Mas como, no meio do molho, a pele fica mole e nem todo mundo gosta da textura (eu também não), em casa eu costumo dourar os pedaços ainda com pele.
Então passo pra um prato, puxo as peles com um garfo pra soltar, descarto e volto com os pedaços do frango pra panela e sigo com a receita. Isso não é obrigatório, a receita também fica deliciosa se preparada com pedaços já sem pele..
Na hora de escolher os quiabos, costumo deixar de lado tanto os gigantes, grandes, com mais de uns 12 cm, como os que já perderam o verde vivo e ficaram riscadinhos e sem vida, sinais de quiabos não muito frescos. Esses grandes costumam ser mais velhos e fibrosos demais. Quanto menores e mais frescos, mais tenros e gostoso são.
A famosa baba que costuma incomodar: não se aflija com ela, que não só faz parte da receita, como ajuda o molho a encorpar o molho. Eu não ligo mesmo, mas duas dicas pra quem prefere quiabo com menos baba: evite mexer demais na panela, pois quanto menos se mexe na panela, menos baba aparece, e junte uma colherada de limão ou de vinagre.
O tempero básico do frango é sal com alho e limão, o mais simples e caseiro de todos. Na pressa, eu tempero o frango, coloco na geladeira pro umas 2 horas, mas deixo por umas 6 horas quando posso e ele fica mais saboroso e macio. Dei aqui o tempo pensando nas 2 horas no tempero, mas o tempo aumenta se preferir a marinada mais longa.
Na panela, primeiro eu douro a cebola com umas pitadas de sal num fio de óleo, acrescento o tomate e espero murchar, depois passo esse refogado pra um panela.
Na mesma panela, junto mais um fio de óleo e doure os pedaços de frango de todos os lados. Em seguida, se for o caso, puxo e descarto as peles com um garfo. Então, volto com o refogado da cebola pra panela, junto a água, experimento o sal e a pimenta e cozinho por mais ou menos 45 minutos, até que a carne esteja bem macia. O tempo varia de acordo com o frango escolhido.
Dá pra parar a receita nesse ponto, guardar por até 2 dias na geladeira pra finalizar com o quiabo e aquecer antes de servir.
Tem gente que junta o quiabo cru direto na panela do ensopado, mas eu testei dos dois jeitos e fiquei com o cozimento do quiabo numa frigideira separada, acho que ele fica mais saboroso, com textura melhor, mas ainda dando o que ele tem de melhor ao prato. Ele ganha vida, não fica com jeito de cozido e não junta tanto da baba que tanta gente não gosta.
Faço assim: quando o frango amacia, eu aqueço uma frigideira média, aqueça um fio de óleo e, mantendo o fogo alto, acrescento o quiabo e o vinagre. Quase sem mexer pra não juntar muita baba, espero ele ficar com um verde bem vivo e só mesmo começar a pegar uma cor. Junto umas pitadas de sal e umas 2 colheres (sopa) de água pra soltar os grudadinhos da frigideira e passe tudo pra panela do frango.
Então, só acertar o sal e pimenta, deixe ferver por 5 minutos, misturar a salsinha e a cebolinha, passe pra uma travessa de servir.
INGREDIENTES
- 1 kg de frango, em pedaços, com ou sem pele, ou dos pedaços que quiser
- 1 dente de alho, esmagado com 1 colher (sopa) rasa de sal
- Suco de 2 limões Taiti
- 1 folha de louro
- 1 cebola grande, em cubinhos
- 4 tomates maduros, sem sementes, em cubinhos
- 2 xícaras de água ou caldo de galinha (480 ml)
- 500 g de quiabo bem verde, em rodelinhas ou inteiro se for miúdo
- 1 colher (sopa) de suco de limão ou de vinagre de vinho branco (15 ml)
- 4 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (2 ramos de cada)
- Óleo vegetal
- Sal e pimenta-do-reino
Preparo
- Tempere o frango com o alho com alho, o limão e o louro, cubra e deixe repousar por pelo menos 2 e até por umas 6 horas na geladeira.
- Doure a cebola com umas pitadas de sal num fio de óleo, acrescente o tomate, espere murchar e transfira pra um prato.
- Na mesma panela, junte mais um fio de óleo e doure o frango de todos os lados. Se for o caso, puxe e descarte as peles com um garfo.
- Volte com o refogado pra panela, junte a água, experimente o sal e a pimenta e cozinhe por uns 45 minutos, até que a carne esteja bem macia. Se quiser, prepare a receita até aqui uns 2 dias antes, guarde na geladeira e deixe pra finalizar com o quiabo na hora de aquecer e servir.
- Quando a carne estiver quase macia, prepare o quiabo. Numa frigideira média, aqueça um fio de óleo e, sempre com o fogo alto, acrescente o quiabo, o vinagre e, quase sem mexer pra não juntar muita baba, espere ficar com um verde vivo e só começando a pegar um leve dourado.
- Junte umas 2 colheres (sopa) de água na frigideira pra soltar os grudadinhos, acrescente umas pitadas de sal, deixe ferver por uns segundos e passe tudo pra panela do frango.
- Acerte o sal e a pimenta, deixe ferver por 5 minutos, misture a salsinha e a cebolinha e passe pra travessa de servir.
Ideias pra acompanhar: feijão de todo dia, arroz branco de todo dia, angu (faço a receita fácil de polenta cremosa com menos sal), polenta frita dourada e sequinha, angu de milho verde com queijo, couve refogada, super farofa de farinha de milho, farofa de farinha de milho com milho verde, couve, ovo e queijo fresco, farofinha rápida e salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
NOTAS
O tempo de cozimento é uma base, depende muito do frango escolhido.