RECEITA DE BISCOITO DE CEBOLA
Hoje vou ensinar como fazer um biscoitinho de cebola caseiro que é muito simples e vai bem como petisco.
Na verdade, a receita aconteceu porque eu me lembrei dos palitinhos de cebola que apareciam nas bandejas de aperitivo das festas dos anos 1970 e eram feitos com sopa cebola desidratada.
Na minha linha de fazer tudo em casa, resolvi fazer os tais biscoitos, só que usando cebola comum e não a industrializada. Aqui Na Cozinha da Helô também tem uma versão caseira e feita com cebola de verdade de patê de cebola de antigamente.
Fui atrás de receitas com cebola pra valer e achei algumas que falavam pra bater a cebola com a manteiga e o queijo no liquidificador e depois juntar a farinha. Testei umas 3 possibilidades com proporções diferentes e não gostei de nenhuma. Todas deram massas pesadas, úmidas e biscoitos nenhum pouco crocantes e, pior ainda, com gosto de cebola crua.
Então, resolvi separar um pouco da manteiga e dourar a cebola, com isso eu teria sabor e aroma de cebola de um jeito gostoso e resolveria o problema da umidade.
Como usei só uma parte pequena da manteiga pro refogado, a massa continuou com a maior parte a manteiga gelada e, assim, ficou crocante. E o sabor e o aroma ficaram perfeitos, quer dizer, deu certo!
O formato: experimentei fazer os palitinhos, mas como a massa ficou meio chata de abrir, resolvi fazer bolinhas. Solução perfeita.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é bem simples, leva coisas que todo mundo tem em casa:
- cebola;
- manteiga;
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- queijo parmesão ralado;
- sal e pimenta-do-reino.
Eu aqueço a manteiga, junto da cebola e espero murchar e dourar de leve, junto sal e pimenta-do-reino e passo pra uma tigela e deixo amornar por uns 10 minutos.
Em seguida, junto a farinha, o fermento, o queijo, o restante da manteiga gelada e esfarelo com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa.
Trabalho com as mãos até conseguir uma massa bem macia e que descole das mãos. Junto um pouquinho de um pouquinho de água, de 1 a 3 colheres sopa de água, quando a massa está seca de mais, ou polvilho de leve com farinha quando ela fica mole e pegajosa. A umidade tem muito a ver com a cebola, varia sempre um pouco.
Pra fazer as bolinhas, eu polvilhe as mãos com um pouco de farinha, pego porções de massa de mais ou menos 1/2 colher de chá (ou uma colher de café), enrolo e dou uma leve achatada. O ideal é ficar com uma bolinha um pouco menor do que uma bolinha de gude. No total, serão umas 120 bolinhas.
Espalho as bolinhas numas 2 assadeiras grandes, nem precisa deixar muito espaço entre elas, pois não crescem muito. Levo à geladeira por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio), depois asso por uns 15 minutos, até que os biscoitos estejam dourados na base e crocantes.
Deixe esfriar sobre uma grade e guarde num pote fechado por até 1 semana.
IDEIAS
Servem pra beliscar durante o dia ou pra servir como aperitivo, principalmente com cerveja gelada.
Outras receitas que são boas pra petiscar: amendoim torrado salgado da minha avó e amendoim japonês.
Outras receitas de petiscos deliciosos: amendoim japonês e amendoim torrado salgado da minha avó. Os biscoitinhos são perfeitos como petisco e pra presentearINGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Fiz e ficou delicioso! Obrigado por compartilhar, era exatamente essa receita que eu estava querendo.
Antônio, bom dia!
Que bom que você gostou da receita e ela já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô