RECEITA DE TORTA DE CHOCOLATE CREMOSA
Pense numa sobremesa de arrancar suspiros e fique feliz, pois essa torta macia e deliciosa de chocolate é assim. E, pra completar, não é difícil de fazer e ainda pode ser preparada com antecedência, o que facilita a vida.
A MASSA DA TORTA
A massa é uma sablé básica, com farinha, manteiga, um pouco de açúcar, gema, baunilha e um pouco de farinha de amêndoa pra dar sabor e textura. Se preferir, substitua a farinha de amêndoa por farinha de qualquer outra castanha. E se não tiver a farinha pronta, coloque a castanha escolhida no processador ou no liquidificador e triture.
O preparo da massa pode ser feito tanto com as mãos, como na batedeira, depois basta embrulhar em filme e levar à geladeira pra firmar.
Em seguida, só abrir a massa com rolo e forrar uma fôrma de fundo removível de uns 22 cm de bordas altas (uns 6 cm), fazer uns furos com garfo na base pra evitar que a massa faça bolhas com o vapor no forno e gelar por mais uns 10min antes de assar.
Como o fundo de torta assará completamente vazio, pois o recheio não vai ao forno, é essencial que ele asse bem, ficando dourado e crocante.
Pra que isso aconteça, ele deve ir ao forno já quente, a uns 180ºC (médio) e, nos primeiros 10 minutos, assar forrado com papel alumínio e pesos pra massa não estufar. Use grãos crus de feijão, que podem ser reutilizados pra mesma função, ou pesinhos de cerâmica especiais pra isso.
O RECHEIO
Enquanto o fundo de torta assa, prepare o recheio, que é um creme inglês espesso, feito com creme de leite fresco e um pouquinho de leite, com chocolate e que, no final leva um pouco de gelatina sem sabor incolor. A gelatina é essencial pra chegar à textura perfeita do recheio. Sem ela, o creme não fica mesmo no ponto de cortar.
Saindo da panela, o recheio vai pra uma tigela e a gente incorpora a gelatina.
E vem a hora de rechear!!! O recheio morno vai pro fundo de torta assado.
É muito lindo!!!!!!
Em seguida, a torta recheada vai pra geladeira pra firmar por pelo menos 4 horas ou até 24h.
Depois, só desenformar. só servir com o creme inglês que ensino a preparar na receita do sagu com vinho tinto, com chantilly de verdade ou com sorvete de baunilha de verdade.
Massa RECHEIO MONTAGEM Depois, só desenformar. só servir com o creme inglês que ensino a preparar na receita do sagu com vinho tinto, com chantilly de verdade ou com sorvete de baunilha de verdade. Uma torta de chocolate que sempre arrasa como sobremesa!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
Já estou louca p fazer !
Amo chocolate!
Oi, Monica! Vale muito a pena! Depois me conte como ficou hein. Beijos!
Que delícia de torta! Ficou divina!
Oi, Mariane! Que bom que gostou!! bjs
Ah..Helô, que magia tem suas receitas! O que mais me encanta é o requinte de sabor em receitas simples.
Com certeza vou fazer para a Páscoa 🙂
Obrigada por tantas delícias!????????????
Depois me conta!!! É boa demais, beijo!
Ah…Helô, que magia tem suas receitas, a mistura perfeita entre o requinte do sabor e a simplicidade.
Obrigada por tantas delícias@????????????
Fátima, boa tarde!!
Que mensagem deliciosa, obrigada pelo carinho, beijo, Helô
Oiii Helo, tudo bem?
Será que é possível substituir a gelatina em pó sem sabor ? Por algo como agar agar?? Ou amido de milho?
Obrigada
Oi Rebeca! Teoricamente sim, ainda mais sendo chocolate, que também firma (ganache sempre endurece quando esfria) mas não fiz o teste, por isso não tenho como dar certeza do resultado e nem da quantidade de agar-agar. Acho que com amido de milho vai ficar como creme, sem chegar ao ponto de cortar, vai escorrer.
Beijo, Helô
Ahh entendi! Muito obrigada
Beijo!