RECEITA DE ARROZ PILAF COM ESPECIARIAS E CEBOLA CARAMELIZADA
O pilaf de arroz com lentilha e frutos secos é aquele prato maravilhoso que a gente já engole com os olhos e, quando dá a primeira garfada, sente que está comendo algo especial demais.
O pilaf montado numa travessa ou bandeja rasa fazendo um monte, com as coberturas espalhadas por cima, fica tão lindo, perfumado e saboroso que se torna o centro das atenções de qualquer de qualquer mesa de festa, arrasa sempre.
A origem do prato é antiga, há milênios os persas e hindus faziam pilaf – ou pulão ou pilão – cozinhando o arroz em caldo aromatizado com açafrão e especiarias e finalizando com uma variedades de legumes, frutos secos e carnes.
Um prato tão bom quanto ele não poderia ter tido destino diferente, foi se alastrando pelo Oriente e hoje, de um jeito ou de outro, aparece como algo tradicional em vários cantos.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é grandinha, mas é prato de festa e, se não tiver jeito, dá pra trocar algumas coisas por outras, como os damascos por ameixas secas e, de for o caso, deixar alguma especiarias de lado. A gente precisa de:
- arroz basmati;
- lentilha comum;
- água;
- pistilos de açafrão;
- cebola;
- óleo vegetal;
- amêndoas;
- uva-passa escura;
- damascos secos;
- figos secos;
- canela em pau;
- cardamomo;
- cominho;
- estrela de anis;
- louro;
- manteiga;
- Sal e pimenta-do-reino.
O arroz clássico e perfeito pra fazer o pilaf é o basmati indiano, com grãos longos e pontas não alongadas, saboroso, pefumadíssimo e com uma textura deliciosa. Ele é bem diferentes tanto do nosso arroz de todo dia e do jasmim do sudeste asiático.
Hoje, já é fácil de achar arroz basmati no Brasil com facilidade, até mesmo em caixinhas comercializadas por grandes marcas, mas tente achar o mais “indiano” possível, que é sempre melhor. Quanto ao preparo, ele merece atenção, já que precisa de um tempo de molho pra hidratar antes de ir pra panela.
Pra saber mais sobre esse arroz tão incrível, que tal dar uma espiada no nosso post como fazer arroz basmati perfeito?
Com o basmati a receita fica incrível demais, mas na falta dele dá pra usar o jasmim e até o nosso branco de todo dia. A receita fica tão boa que a gente tem que se virar,
Quanto às especiarias, use aquelas que na sua casa fazem mais sucesso. O cardamomo dá um perfume maravilhoso e não é difícil de achar, a canela e o cominho dão vida ao prato, a estrela de anis dá toque de mistério.
Eu lavo bem o arroz e coloco numa tigela com a lentilha, uma parte da água e deixo de molho por meia hora. Enquanto isso, fervo o restante da água, junto o açafrão e deixo descansar por 15 minutos.
Durante esses descansos, eu aqueço o óleo e frito as fatias de cebola até que estejam bem douradas, então escorro e reservo. E numa frigideira eu aqueço uma parte da manteiga, douro as amêndoas, junte as frutas, deixo só aquecer e reservo também.
Sobre as cebolas douradas: como elas são deliciosas e podem ser feitas com até 8 horas de antecedência, eu vira e mexe já faço tudo antes e adianto a vida, só deixo pra juntar sal no último momento pra evitar que elas murchem. E vale sempre fazer um pouco mais, pois elas são viciantes.
No post sobre da cebola frita sequinha e deliciosa eu dou a versão com maisena, que fica firme e crocante e falo mais sobre a receita.
Vou, então, pro preparo do arroz com a lentilha: aqueça o restante da manteiga numa panela média, douro de leve a cebola picada, depois junto as especiarias e espero perfumar.
Escorro e reserve a água do molho dos grãos, coloco o arroz com a lentilha na panela, misture bem, junto as águas do molho e do açafrão, sal e cozinho em fogo baixo e com a panela tampada por uns 15 minutos, até que os grãos estejam macios.
Depois desligo o fogo, e deixo o arroz repousar por 5 minutos, afofo com um garfo pra soltar, descarto os pedaços de especiarias e passe pra travessa de servir. Por cima, espalho a cebola dourada, as frutas, as folhas de hortelã e pra mesa.
IDEIAS
Outras receitas indianas deliciosas que podem fazer parte da refeição: frango amanteigado indiano, kulcha indiana recheada com batata e coentro, chutney de tamarindo e uva passa indiano, chutney de tomate e tâmara e doce indiano de cenoura.
Outras receitas indianas deliciosas: frango amanteigado indiano, kulcha indiana recheada com batata e coentro, chutney de tamarindo e uva passa indiano, chutney de tomate e tâmara e doce indiano de cenoura. Pra adiantar a vida, prepare as cebolas com antecedência e deixe na geladeira, prepare as frutas secas, deixe tudo picado e cozinhe o arroz com a lentilha uns 40 minutos antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Excelente. Adorei e vou fazer. Com certeza, Obrigada Helo. !
Oi, Rita! Vale muito a pena! Depois me conta como ficou, hein! Beijos