RECEITA DE EMPADA DE FRANGO COM MASSA DE FUBÁ
A empadinha de frango com massa crocante de fubá é deliciosa. O recheio saboroso e muito cremoso fica incrível com massa amanteigada, crocantíssima e bem amarelinha pelo fubá, que ainda dá o gosto de milho que eu adoro.
Não é segredo pra ninguém que eu sou apaixonada por tortas salgadas e doces e por empadas. A maioria das receitas que a gente vê por aí é feita com trigo, no máximo com trigo integral, mas por que não variar e usar também fubá?
Preparei a massa pela primeira vez num dia em que eu estava na fazenda, tinha feito logo cedo um bolo e um pão na véspera e, quando fui separar os ingredientes pra empada, vi que só tinha 1 xícara de farinha de trigo. Como eu tinha fubá, resolvi fazer um mix de trigo e fubá pra ver no que dava. Amei o resultado!!!!
Fiz algumas vezes só com fubá pra ver no que dava, sem nada de trigo, mas o fato é que a massa só com fubá fica esfarelenta demais, quase areia. Além de acabar quebrando no momento de desenforma e de cortar em fatias, a textura não fica perfeita.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- sobrecoxas de frango com ossos e peles (ou o pedaço que preferir; use frango caipira de preferência);
- folha de louro;
- água;
- manteiga;
- farinha de trigo;
- leite;
- cebola;
- pimentãozinho cambuci (ou qualquer outro pimentão);
- tomates;
- alho;
- milho verde;
- requeijão cremoso (com catupiry fica delicioso);
- salsinha e cebolinha;
- sal e pimenta-do-reino;
- fubá;
- fermento químico;
- ovo.
O recheio é simples de fazer e, pra adiantar a vida, costumo preparar na véspera e guardar na geladeira. É importante deixar o recheio esfriar bem antes de usar, pois se ainda estiver morno ou quente ele pode derreter a manteiga da massa e não dá certo.
Ao contrário do recheio que preparei pra receita da torta de frango caipira com recheio cremoso, que começa com um caldo mais caprichado, o de hoje é mais simples, só cozinhei o frango com o louro e a água até amaciar. Mas nada impede que se faça do outro jeito.
Como sempre, uso o frango com ossos e peles pra conseguir um caldo mais saboroso, pois ele é a base cremosa do recheio. Depois de cozido, eu separo e descarto as peles, ossos e cartilagens e separe o frango em lascas.
O creme do recheio é feito com o caldo e um pouco de leite que engrossam no fogo com um roux, que é a aquela pasta de manteiga e farinha feita no fogo, como a do molho béchamel.
Com o creme pronto, eu faço o refogado do frango. Douro de leve a cebola na manteiga, depois junto o pimentãozinho, o tomate, alho, espero perfumar, acrescento o milho, o creme feito com o caldo, ajusto o sal e a pimenta, misturo as ervas, deixo amornar e termino com o requeijão.
Como o recheio precisa esfriar antes da montagem das empadas, eu costumo preparar de véspera e guardar na geladeira.
Na pressa, ou quando resolvo fazer a empada de última hora, eu resfrio o recheio rápido fazendo um banho de gelo: coloco a tigela com o recheio sobre uma outra com água e gelo e deixo por uma meia hora.
Enquanto o recheio esfria, eu preparo a massa. Misturo numa tigela o fubá, a farinha, o sal, o fermento e a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Depois junto a gema e água aos pouquinhos, trabalhando sempre até obter uma massa bem macia e que se solte das mãos.
Embrulho a massa em filme plástico e levo à geladeira por pelo menos 15 minutos e por até 24 horas. Depois desse tempo, a massa de fubá começa a ressecar.
Na hora de montar, eu separe 12 forminhas pra empada de uns 6 cm de diâmetro. Abro a massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha, corto 24 discos de massa, sendo 12 com uns 12 cm de diâmetro pra forrar o fundo e as laterais das forminhas e 12 com uns 7 cm pra cobrir as empadas.
Forro o fundo de cada forminha com o disco maior, preencho a cavidade com o recheio, tampo e pressiono pra colar na borda.
Decoro as empadas com sobras de massa, pincelo com gema, espalho numa assadeira e levo à geladeira por uns 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180°C (médio). Também dá pra deixar as empadas montadas na geladeira de véspera pra assar antes de servir.
Asso as empadas por uns 30 minutos, até que estejam bem firmes e douradas, retiro do forno, aguardo 10 minutos pra evitar que elas se quebrem com facilidade, desenformo e sirvo com molho de pimenta.
E também dá pra guardar as empadas assadas na geladeira por até 2 dias e aquecer no forno antes de servir, mas as empadas assadas na hora ficam bem mais gostosas. A massa de fubá resseca com mais facilidade.
IDEIAS
Outros salgados gostosos pra servir num lanche estilo boteco em casa: bolinho de arroz caseiro, croquete de carne, risole de carne moída, coxinha de frango com catupiry tradicional, bolinho junino de carne. E se, como eu, você gosta de salgados com frango, acho que vai se apaixonar pelo empadão goiano tradicional.
Recheio Massa Montagem e finalização Outros salgados gostosos pra servir num lanche estilo boteco em casa: bolinho de arroz caseiro, croquete de carne, risole de carne moída, coxinha de frango com catupiry tradicional, bolinho junino de carne. Se quiser, prepare as empadas na véspera, deixe na geladeira e asse antes de servir. Também dá pra assar com até 3 dias de antecedência e aquecer no forno antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Maravilha de receita!
Odair, boa noite!
Bom saber que você gostou da receita.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam receitas, histórias, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Pode substituir o trigo pir qual farinha , nao posso comer trigo
Edna, boa tarde!
Não poder comer trigo é realmente uma dificuldade.
Assim que tiver um tempo, vou postar um trabalho que eu fiz sobre cozinha sem glúten, bem interessante e com muitas ideias e soluções.
A substituições não são simples, pois não existe uma farinha que sozinha faça tudo o que o trigo faz.
Eu não fiz o teste pra receita da massa de fubá, mas talvez dê certo usar 1/2 xícara de farinha de arroz e 1/2 xícara de maisena. Pela lógica, funciona, mas não posso garantir.
Se você testar, me conta!
Abraços, Helô
Ainda não fiz a empada com fubá, mas não vejo a hora…kkkk vou informar o resultado
Marcilene, espero que você faça mesmo e também goste dessa massa tão diferente e que combina tão bem com o recheio de frango cremoso.
Depois me conta!
Abraços, Helô
Boa tarde
Pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz?
Oi Vera, tudo bem?
Não fiz esse teste, mas acho que não vai dar certo.
O fubá sozinho não dá liga, é muito seco, e a farinha serve pra unir a massa. A de arroz não vai dar liga também.
Pode ser que uma dessas misturas prontas sem glúten funcione, só experimentando pra ver.
Beijo, Helô