RECEITA DE BOLO DE CASTANHA
O bolo de castanhas e frutas secas faz parte da lista dos meus preferidos. É aquele bolo gostoso, macio, perfumado, muito fácil de fazer e ainda tem jeito de chique.
Ele vai bem no café da manhã, no lanche, no chá da tarde, no brunch e na hora da sobremesa. Com um cafezinho então, nem se fala!
Como eu adoro castanhas em geral e frutas secas e desidratadas, vira e mexe preparo a receita em casa. Ele é perfeito pra usar aqueles pouquinhos de uma castanha ou de outra e também das frutas, tanto de um tipo só, como de uma mistura delas. Com isso, variando nas castanhas e frutas, a receita fica diferente sempre.
Adoro usar frutas tropicais e cítricas, que deixam o bolo “mais nosso”, por isso eu uso e abuso de banana passa, manga, abacaxi, goiaba, mamão desidratados, laranja e limão cristalizados.
No fim do ano, época em que castanhas, nozes e frutas secas e desidratadas aparecem aos montes, o bolo faz ainda mais sucesso e vale também pra presentear.
Quando quero dar de o bolo de presente, providencio fôrmas descartáveis de papel e faço bolos maiores ou individuais, usando forminhas pra muffin, depois embrulho com papel celofane e termino com uma fita.
A receita rende 1 bolo grande, 2 bolos médio, uns 3 pequenos e uns 12 pequenos, tamanho de lembracinha.
INGREDIENTES E RECEITA
A lista de ingredientes:
- castanha- do-Brasil/Pará ou de caju;
- iogurte natural;
- óleo vegetal;
- ovo;
- farinha de trigo;
- fermento em pó;
- limão;
- frutas desidratadas e cristalizadas;
- manteiga pra untar.
Adoro usar frutas tropicais e cítricas, que deixam o bolo “mais nosso”, por isso eu uso e abuso de banana passa, manga, abacaxi, goiaba, mamão desidratados, laranja e limão cristalizados.
O bolo é só de misturar, nada de claras em neve e de manteiga batida com açúcar e gemas. O liquidificador resolve tudo, só finalizo numa tigela pra misturar a farinha e o fermento e frutas desidratadas e cristalizadas, que aí não se desmanchem.
O que mais demora é picar as frutas desidratadas em pedacinhos.
Eu bato o açúcar e as castanhas no liquidificador só pra triturar, mas sem virar pasta, depois junto o iogurte, o óleo, os ovos e passar pra tigela. Junto a fermento e as frutas, as raspas de limão e misturo com uma espátula e coloco na fôrma escolhida.
Asso o bolo em forno médio por uns 40 minutos, até que esteja dourado, crescido, firme e se soltando das laterais (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo). Deixo amornar por mais ou menos 1 hora, desenformo e sirvo em fatias.
É muito fácil e muito bom!
Outros bolos deliciosos que são só de misturar: bolo de maçã delicioso e lindo, bolo rápido de iogurte e limão e o bolo de banana que eu adoro.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de açúcar (300 g)
- 1 e ¼ de xícara de castanha- do-Brasil/Pará ou de caju (300 g, ou 1 xícara já moída)
- 1 xícara de iogurte natural (normalmente 1 e ¼ de copinho de 220 g)
- 2/3 de xícara de óleo vegetal (160 ml)
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (15 g)
- Raspas de ½ limão
- 2 xícaras de uma mistura de frutas desidratadas e cristalizadas em cubinhos
- Manteiga pra untar e farinha pra polvilhar se não for utilizar fôrmas descartáveis
Preparo
- Aqueça o forno a 180º (médio). Unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 fôrma grande pra bolo inglês (ou fôrma descartável), ou separe 12 forminhas descartáveis pra muffins.
- Coloque o açúcar e as castanhas no liquidificador e bata até triturar, mas sem virar pasta.
- Junte o iogurte, o óleo, os ovos, a farinha e o fermento no liquidificador e bata até obter uma massa lisa.
- Coloque as frutas numa tigela, junte 1 colher (sopa) de farinha, misture pra envolver e junte à massa pra evitar que elas desçam todas pra base do bolo (mas isso vira e mexe acontece e não é grave).
- Acrescente as raspas de limão com uma espátula e despeje a massa na fôrma.
- Leve ao forno e asse o bolo por 35 a 40 minutos, até que esteja dourado, crescido, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).
- Deixe o bolo amornar por mais ou menos 1 hora e sirva em fatias.
Além de delicioso pra servir no café-da-manhã, no lanche, num brunch, ele também fica delicioso como sobremesa. Pra isso, só preparar uma receita de chantilly de verdade e de sorvete de baunilha de verdade ou do creme inglês que está na receita do sagu com vinho tinto.
NOTAS
O bolo é perfeito pra presentear!