RECEITA DE ROSCA DOCE DE NATAL
Eu me lembro de ainda bem pequena, com uns 6 anos no máximo, da minha mãe preparando a guirlanda de Natal quando chegava o tempo das festas. Ela fazia a rosca doce com tanto carinho e capricho e era tão linda e gostosa que dava de comer tudo.
Ela preparava uma massa de pão de leite, modelava fazendo uma trança, unia as pontas pra formar uma guirlanda, depois assava, espalhava por cima da rosca uma farta camada de frutas cristalizadas, nozes e cerejas, que ficavam nas fendas da trança e cobria com um glacê branco.
Como todo mundo gostava, ela fazia algumas guirlandas a mais, colocava um laço de fita na emenda da trança, embrulhava com papel celofane e dava de presente aos amigos.
Eu amava ajudar, achava lindo tanto preparar o presente em casa, como sentir o encantamento de quem ganhava a guirlanda. Afinal de contas, pão é pão, leva com ele o aconchego do caseiro e o sentimento de partilhar o alimento.
Aqui vai, então, a receita da minha mãe, que eu já preparei nem sei quantas vezes, ensinei pra um monte de gente e faz sucesso gigante. É tão linda e tão boa que, há uns 10 anos, saí na capa do caderno Paladar do Estadão com uma foto de página inteira segurando a guirlanda, e também já ensinei num episódio pro Na Cozinha da Helô do canal Sabor &Arte.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva ingredientes que a gente encontra em qualquer mercado, ainda mais na época do Natal:
- manteiga bem macia, em temperatura ambiente;
- fermento biológico seco;
- açúcar;
- farinha de trigo;
- leite morno;
- sal;
- ovo;
- frutas cristalizadas;
- nozes;
- cerejas em calda;
- água.
A rosca é bem simples de fazer, mesmo quem nunca pensou em preparar um pão consegue chegar lá. Coloquei que é um pouco trabalhosa só porque precisa de tempo pra preparar.
É uma pão de leite que leva fermento, açúcar, sal, manteiga, leite, ovo e farinha e uma cobertura feita de açúcar e água que serve pra firmar as frutas cristalizadas, as passas e as nozes e, também, pra brilhar e dar textura.
Eu misturo o fermento, um pouco do açúcar e da farinha e o leite morno e espero 10 minutos, até espumar. Então junto o sal, os ovos, o açúcar restante e a manteiga e, aos pouquinhos, acrescento farinha e trabalho até que a massa esteja macia e se solte das mãos. Cubro e deixo crescer por mais ou menos 1 hora, até dobrar de volume.
Então divido a massa em duas ou mais partes, divido cada parte em 3 partes, faço rolinhos e tranço. Depois deixo crescer de novo e asso até conseguir roscas crescidas, firme e bem douradas, até nas fendas. Como a gente pincela com gema, a superfície doura rápido, mas se não assar direito a massa fica crua por dentro.
Enquanto a rosca assa, eu misturo numa tigela média e fora do fogo a água e o açúcar da cobertura.
Retiro as roscas do forno, espalho as frutas sobre ela enquanto ainda está muito quente e cubro com o glacê. Ele firma assim que esfria.
A receita, como vai aqui, é suficiente pra preparar 1 guirlanda grande ou 2 médias (normalmente faço 2), ou 6 pequenas ou até 12 miúdas, que podem servir como enfeite da árvore ou lembrancinha aos convidados da ceia ou do almoço de Natal. Apesar de lindinhas, essas pequenas não ficam com muito miolo, mas também ficam boas.
Outras receitas doces pras festas de Natal e de dia de reis: stollen, o pão alemão de natal, Bolo de natal com frutas secas e cristalizadas, bolo da Rainha, bolo preto de Natal, trronco de chocolate e torta francesa de Reis com creme de amêndoas.
Um bom pão, um feliz Natal e um ano novo maravilhoso, com muita saúde, paz, amor e alegria.
INGREDIENTES
- MASSA
- 50 g de manteiga bem macia, em temperatura ambiente
- 1 envelope de fermento biológico seco
- ½ xícara de açúcar (75 g)
- 4 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (500 g)
- 1 e ½ xícara de leite morno (360 ml)
- 1 colher (chá) de sal
- 2 ovos
- 1 gema diluída em 2 colheres (sopa) de água pra pincelar
- Manteiga pra untar
- COBERTURA
- 1/2 xícara de frutas cristalizadas (120 g)
- 1/2 xícara de nozes (120 g)
- 8 cerejas em calda
- 1/3 de xícara de água (80 ml)
- 2 xícaras de açúcar branco comum (300 g)
Preparo
- Numa tigela grande, misture o fermento, metade do açúcar, 1 xícara de farinha e o leite e espere 10 minutos, até espumar.
- Junte o sal, os ovos, o açúcar restante e a manteiga e, aos pouquinhos, acrescente farinha e trabalhe até que a massa esteja macia e se solte das mãos.
- Cubra com um pano limpo e deixe crescer por mais ou menos 1 hora, até dobrar de volume.
- Pra 2 guirlandas, corte a massa ao meio e divida cada metade em 3 partes iguais. Se preferir 6 guirlandas, reparta a massa em 6 partes iguais, depois divida cada uma em 3 partes também iguais e modele as guirlandas exatamente como faço com as maiores.
- Molde um rolinho de uns 2 cm diâmetro e uns 60 cm de comprimento com cada parte de massa.
- Pra trançar e moldar uma guirlanda, segure 3 rolinhos por uma das pontas, pressione as pontas pra colar e, a partir desse ponto, faça uma trança apertando bem e unindo novamente no final. Junte as duas pontas, e aperte também pra unir, dando dando o formato arredondado à guirlanda. Prepare a outra da mesma maneira.
- Coloque as guirlandas em 2 assadeiras untadas com manteiga ou forradas com tapete de silicone ou com papel manteiga do tipo assa fácil, cubra com um pano e deixe repousar por mais 1 hora, ou até dobrar de volume.
- Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio) e, com muita delicadeza, pincele as guirlandas com a gema.
- Asse as guirlandas médias por 35 a 40 minutos (ou de 10 a 20 minutos pras menores), até que estejam bem crescidas e douradas inclusive nas fendas.
- Enquanto isso, pra cobertura, misture numa tigela média a água e o açúcar até conseguir uma pasta esbranquiçada, reserve.
- Retire as guirlandas do forno e, imediatamente, espalhe metade das frutas cristalizadas, da cereja e das nozes, apoiando os pedacinhos nas dobras da trança de cada uma delas. Com uma colher, espalhe metade da calda sobre cada guirlanda (quando o glacê esfria, ele firma e fixa as frutas).
- Espere esfriar e sirva em fatias, ou embrulhe as guirlandas com laços e papel celofane c dê de presente.
Outras receitas doces pras festas de Natal e de dia de reis: stollen, o pão alemão de natal, Bolo de natal com frutas secas e cristalizadas, bolo da rainha, bolo preto de Natal, tronco de chocolate e torta francesa de Reis com creme de amêndoas
NOTAS
O trabalho de fazer a receita dobrada é quase o mesmo, vale a pena fazer mais roscas e aproveitar pra dar de presente, todo mundo adora.
2 Comentários
Helo!! faça um vídeo ensinando essa guirlanda maravilhosa! Por favor por favor!!!!
Oi, Amanda! Obrigada pela sugestão! Beijos