RECEITA DE SUFLÊ DE PISTACHE
Quer aprender como fazer o suflê de pistache chiquezinho? Vou te ensinar e garanto que com ele você vai arrasar na hora da sobremesa de um jantar especial.
Quando a gente escuta alguém dizer que preparou um prato salgado ou doce com pistache, na hora já vem a ideia de receita chique e pra receber, e costuma ser isso mesmo. E quando a gente completa que ele vai entrar como ingrediente principal de um suflê doce pra servir de sobremesa tudo fica ainda mais emocionante.
O suflê de pistache de hoje – ou soufflé como dizem os franceses – é assim mesmo, ele de cara impressiona por levar esse ingrediente especial, mas o que importa é que ele fica delicioso, perfumado, com uma textura pra lá de gostosa e, por dentro, fica com a cor que meio verde amarronzada que é puro luxo.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes:
- pistache descascado, de preferência ainda cru, mas também pode ser torrado e salgado
- açúcar;
- manteiga;
- farinha de trigo;
- leite;
- ovo;
- sal;
- confeiteiro.
Açúcar, manteiga, farinha de trigo, ovo, sal e açúcar de confeiteiro são ingredientes comuns. O x da questão está no pistache e é dele que a gente tem que falar.
Pistache não é pra todo dia, é ingrediente pra receitas doces e salgadas pra servir em momentos bem especiais e sempre pra pouca gente. Pode ser uma comemoração pra até 4 pessoas ou um jantar de namorados.
Como os saquinhos deles já torrados e salgados e ainda nas cascas duras que parecem concha custam bem caro nos supermercados e são muito secos pra cozinhar, costumo comprar nos armazéns naturais que têm cereais, grãos, castanhas e sementes.
Além desse pra aperitivo com a casca dura, eles costumam tanto os crus e mais macios, como os torrados e salgados já sem as cascas duras, mas ainda com as peles. Pra cozinhar, dependendo das receitas escolhidas, tanto um como o outro são bons. Quando posso, compro um tanto de cada um e guardo na geladeira por um tempo.
Os já salgados são gostosos e práticos pra receitas que pedem o crocante pronto pra comer e os crus são perfeitos pras receitas como a de hoje, que levam pistaches moídos ou em pasta com sabor, aroma e texturas com frescor. Os dois são deliciosos e diferentes.
A receita do suflê pode ser feita com os torrados e salgados, mas se encontrar os crus a pasta que é a base da receita ficará ainda melhor.
PREPARO DO SUFLÊ
A base do suflê é a pasta de pistache com açúcar, que é totalmente verdadeira e verdiíssima, Pra preparar, eu afervento o pistache ainda cru e com pele por 1 minuto, escorro, solto a pele com as pontas dos dedos e processo com o açúcar. Com o pistache torrado a pasta fica mais seca e com um verde amarronzado, mas também é gostosa.
Com essa parte do pistache resolvida, eu sigo com a preparação do suflê.
Na mesma panelinha que eu usei pra aferventar os pistaches, aqueça a manteiga e a farinha e mexo até engrossar, então junto o leite e, sem parar de mexer, deixo no fogo até virar um creme pastoso que se solta da panela.
Passo pra tigela da pasta de pistache e misturo até ficar um creme homogêneo e deixo amornar. Se quiser, prepare a receita até aqui de véspera, guarde na geladeira pra finalizar meia hora antes de servir.
Enquanto isso, eu aqueço o forno a 180ºC (médio) e unto om manteiga e polvilho com açúcar 4 refratários individuais para suflê que dão a casquinha irresistível ao redor do suflê. Depois bato as claras em neve em picos firmes.
Então, misturo às gemas à base do suflê e, com o cuidado de sempre, incorporo 1/3 das claras ao creme e mexa até conseguir uma mistura homogênea e depois, com muita delicadeza, incorpore os 2/3 restantes das claras.
Preencho os potinhos até ¾ da altura, limpo o excedente de açúcar das bordas, coloque todos eles numa assadeira só pra apoiar e leve ao forno pra assar por 10 a 15 minutos, até que suflês estejam crescidos, firmes e bem dourados. Retiro do forno, polvilho com açúcar de confeiteiro e sirvo imediatamente.
Como sempre acontece com qualquer receita de suflê, é preciso ter atenção na hora de bater as claras em neve, pois elas são as responsáveis pelo crescimento e pela textura da sobremesa e de incorporar as claras ao creme de base.
Dá tranquilamente pra assar o suflê num único refratário de bordas altas e retas pra cada um se servir, mas prefiro os individuais.
SERVIR E IDEIAS
Suflê é sempre algo pra ser finalizado e servido em seguidíssima, pois em 1 minuto ele já começa a baixar.
Quando faço um suflê pra servir de sobremesa, coloco os potinhos no forno assim que sirvo o prato principal se preciso correr com a refeição.
Mas se tudo está tranquilo e ninguém tem pressa, ou coloco o forno pra aquecer enquanto a gente come os salgados, levo o suflê ao forno enquanto todo mundo ajuda a tirar a mesa e dar uma ajeitada na cozinho, se for o caso peço um pouco de paciência e, em pouco tempo, retiro o suflê do forno, polvilho com o açúcar de confeiteiro e levo à mesa.
Todo mundo espera feliz e ninguém reclama ou se arrepende. vai esperar e não vai ter do que se arrepender, garanto.
E não sofra se o suflê começar a baixar antes de chegar à mesa, isso acontece mesmo e sempre é assim. Pense que ninguém tem obrigação de servir um suflê altíssimo e que muito mais importam a intenção, o sabor e a textura macia por dentro com casquinha por fora.
No dia da foto, aconteceu exatamente isso, bateu um vento quando levei à mesa e ele logo baixou, mas resolvi fazer assim mesmo. É a vida como ela é e pronto.
Outras receitas com pistache: maamouls de pistache e flor de laranjeira, bolinho chique de pistache e couscous marroquino com pistache, cenouras e cebola caramelizada.
INGREDIENTES
- 1/2 xícara de pistache sem casca, de preferência cru e sem sal (120 g)
- 1/3 de xícara de açúcar (50 g)
- 15 g de manteiga
- 1 e ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite (120 ml)
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- Manteiga pra untar
- Açúcar pra polvilhar o refratário
- Açúcar de confeiteiro pra polvilhar
Preparo
- Numa panelinha, aqueça umas 2 xícaras de água. Assim que ferver, junte o pistache, deixe no fogo por 1 minuto, escorra e esfregue com a ponta dos dedos para descartar as peles.
- Bata o pistache no liquidificador com o açúcar até começar a virar uma pasta. Passe pra uma tigela e reserve.
- Na mesma panelinha, aqueça a manteiga e a farinha e mexa até engrossar, então junte o leite e, sem parar de mexer, deixe no fogo até virar uma pasta que comece a se soltar da panela.
- Passe a pasta pra tigela do pistache, misture e deixe amornar e depois misture as gemas, reserve.
- Aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Unte com manteiga e polvilhe com açúcar 4 refratários individuais para suflê.
- Com a batedeira, bata as claras em neve (picos firmes). Com uma espátula, junte 1/3 das claras ao creme e mexa até conseguir uma mistura homogênea. Com muita delicadeza, incorpore o restante das claras ao creme.
- Preencha os potinhos até ¾ da altura e limpe o excedente de açúcar das bordas.
- Asse os suflês por 10 a 15 minutos, até que estejam crescidos, firmes e bem dourados.
- Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.
Outras receitas com pistache: maamouls de pistache e flor de laranjeira, bolinho chique de pistache e couscous marroquino com pistache, cenouras e cebola caramelizada.
NOTAS
Se quiser, prepare a base do suflê com a pasta de pistache e a parte cremosa na véspera, guarde na geladeira pra finalizar meia hora antes de servir.