RECEITA DE PICOLÉ DE FRUTAS VERMELHAS
Esse picolé de framboesa e mirtilo e framboesa é lindo de arrasar e delicioso. Pode ser a sobremesa de um almoço ou de um jantar daqueles dias muito quentes, ou lanche da tarde ou pra servir enquanto se aproveita a piscina ou como sobremesa de Natal ou de ano novo.
Quer dizer, ele vai bem a qualquer hora e deixa qualquer momento muito especial.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita foi feita com meia caixinha de mirtilo e meia caixinha de framboesa, que se complementam em sabor, em cor e em textura, mas nada impede que se use só mirtilo, ou só framboesa ou que amoras também entrem no picolé. A gente usou as frutas lindas, deliciosas e incríveis da Berry House, vale a dica.
Ainda quanto às frutas, a gente experimentou a receita tanto com elas congeladas, como frescas e não dá pra negar que as frescas deram picolés bem mais gostosos, tanto em sabor, como em textura. Mas, se não tiver frutas frescas, a receita funciona com as congeladas.
É importante entender que, como a receita nem creme de leite, nem leite condensado, nem clara e qualquer emulsificante, o açúcar adoça, mas contribui pra cremosidade do picolé. Sem açúcar o picolé fica com a consistência de gelo, nada agradável de morder. E sempre é bom pensar que, depois de congelar, tudo fica menos doce.
E cada fruta tem a sua doçura, só experimentando pra saber. Bananas e mangas costumam ser mais doces e com polpas bem cremosas, mas precisam de toques de limão pra dar acidez e equilíbrio.
Já as frutas vermelhas são saborosas, com aquele azedinho que é tudo de bom, mas principalmente quando entram inteiras numa receita, sem ser como purê, não têm como deixar o creme que vai envolver todas elas (no caso, o iogurte).
A gente usou açúcar branco comum pra adoçar, mas dá pra usar mel no lugar dele. O cristal e o demerara não se dissolvem bem no iogurte, os cristais continuam e os resultados deixam a desejar, e o mascavo tem sabor marcante demais e acaba mascarando o sabor e o aroma do mirtilo, da framboesa e do iogurte.
Sobre o iogurte, vale a pena usar um bem cremoso grego, com ele o picolé fica muito mais saboroso e com uma textura deliciosa. E dá pra usar iogurte sem lactose, só escolher um cremoso e com gosto de iogurte.
Como receitas semelhantes aparecem em muitos livros, revistas, sites e blogs, a gente experimentou várias possibilidades, com mais ou menos açúcar, com e sem limão, com e sem baunilha, mas ficou com a receita que vai aqui.
A receita que a gente escolheu ficou sem limão, sem baunilha e com 1/3 de xícara de açúcar pra 2 xícaras de iogurte cremoso.
Os picolés ficaram doces, mas sem excessos, a cremosidade ficou garantida e o sabor e a textura do mirtilo, da framboesa e do iogurte ficaram equilibrados, ou seja, dá pra sentir a presença de cada um, mas todos formando um picolé harmonioso.
O preparo é muito simples: basta misturar numa tigela o iogurte e o açúcar até dissolver completamente, dividir esse creme entre as forminhas, espalhar as frutas nas forminhas e levar ao freezer por até por uma semana.
AS FORMINHAS
Quanto às forminhas, até nessas lojas que vendem um pouco de tudo (que antes eram de 1,99) há forminhas pra picolé de plástico, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Várias delas são meio ruins, não são muito simples na hora de desenformar, mas dá pra se virar (pra saber, só testando). As de silicone são perfeitas, valem cada centavo pra quem adora picolé e agora já estão mais fáceis de encontrar. O ideal é comprar 2 ou 4 jogos, pois cada forminha rende 3 unidades.
Mas se não tiver um conjunto desses de 6 picolés em casa, basta improvisar com fôrmas de gelo. Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva.
Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas.
Em forminhas de picolé, o creme leva umas 6 horas pra firmar. No freezer, os picolés ficam perfeitos por pelo menos 1 semana.
Adora frutas vermelhas? Aqui Na Cozinha da Helô tem: torta deliciosa e linda de mirtilo, torta gelada de amora e mirtilo, geleia caseira de amora e framboesa, clafoutis de framboesa e amêndoa e receita fácil de crumble de amora.
Adora frutas vermelhas? Aqui Na Cozinha da Helô tem: torta deliciosa e linda de mirtilo, torta gelada de amora e mirtilo, geleia caseira de amora e framboesa, clafoutis de framboesa e amêndoa e receita fácil de crumble de amora. A receita foi feita com meia caixinha de mirtilo e meia caixinha de framboesa, que se complementam em sabor, em cor e em textura, mas nada impede que se use só mirtilo, ou só framboesa ou que amoras também entrem no picolé.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Que lindos!!! Adoro fazer sorvetes!!!
Estou amando seu site!!!
Começando a testar os pães!
O de ervas finas uma delícia!!!
Parabéns!!!
Fátima, boa noite!
Obrigada pelo carinho. Mensagens como a sua são deliciosas de receber.
Esses picolés são lindos e deliciosos, vale a pena preparar (sumirão num minuto!).
Que gostoso saber que você gostou do pão de ervas e que ele já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô