Como fazer filé de peixe na manteiga
Deu vontade de comer um filé de peixe simples na manteiga com um leve crocante por fora e macio por dentro? A receita é fácil e fica pronta rapidinho. Não tem erro!
Se correr atrás do peixe, vai dar tempo de preparar ainda pro jantar.
Qual peixe escolher?
É claro que o melhor peixe, o sonho de quem adora comer e preparar um pescado gostoso, é aquele fresquíssimo do mar, do rio ou da lagoa, comprado do pescador ou de uma peixaria muito especial, mas isso nem sempre acontece.
Na vida real, o que importa é conseguir um peixe do seu agrado e adequado à receita, mas que tenha sido pescado de forma correta e sustentável. Se for fresco, ótimo, e se for congelado, também perfeito, desde que o congelamento tenha acontecido com a segurança necessária.
O peixe congelado com se deve, mantém a textura, o aroma e as características nutricionais do peixe e, se for armazenado e transportado com segurança e comercializado de maneira justa tem tudo pra ser muito bom.
Filés de pescada, merluza, cação e tilápia fazem bonito em muitas receitas, tanto no dia a dia, quanto nas ocasiões mais especiais. Eles são acessíveis, com preços justos, e são fáceis de encontrar nos bons mercados e peixarias.
Aliás, quando posso e vejo oportunidades interessantes, eu compro duas ou três porções além do pedido na receita e deixo no freezer pra semana seguinte.
Os filés são práticos pro dia a dia, pois já vêm prontos pra usar, não é preciso limpar nada. Limpar um peixe não é difícil, mas é uma tarefa que depende de mais técnica e de vontade de encarar o processo de ponta a ponta (comprar, preparar a receita e limpar muito, pois ninguém quer uma cozinha com cheiro de peixe).
Quando o mercado tem a sua peixaria, ainda dá pra pedir pra preparar os filés como quiser, ou seja, com ou sem pele, embalando de 2 em 2, de 4 em 4 e assim por diante. Não se esqueça de verificar se os filés já vêm sem espinhas.
No dia da foto, eu usei a “pescada amarela” que estava congelada, cortei cada um dos 2 filés ao meio e fiquei com os 4 pedaços que a receita pede.
O preparo
O filé de peixe simples na manteiga é apenas temperado com sal e limão, passado de leve na farinha de trigo já temperada com um pouco de sal (ou de fubá, que dá um crocante gostoso), depois dourado na manteiga – ou no azeite ou no óleo – até ficar com crocante.
É uma receita básica, gostosa e faz parte do prato de muita gente pelo Brasil.
Quem gosta de sabor de limão de forma suave deixa o peixe marinando por 10 a 15 minutos, quem prefere mais limão aumenta o tempo pra até 30 minutos a 1 hora pra deixar o filé temperadinho, mas ainda com gosto de peixe e não só de limão.
Tem gente que acrescenta um pouco de alho ao tempero, a gosto mesmo. Sugeri usar, mas depende de cada um.
Na frigideira, tudo é rápido, mas é preciso ter alguns cuidados.
- aquecer a manteiga até derreter totalmente (junto sempre um fio de óleo pra evitar que a manteiga “queime” e, com a farinha, tudo escureça e com sabor mais esfumaçado);
- colocar os filés na frigideira sem deixar que um encoste no outro e mantendo espaço entre eles;
- deixar os filés parados, sem mexer, até que as bordas fiquem sequinhas e douradas e, só então, virar pra dourar do outro lado. Se a gente vira antes do tempo, a camada de farinha se solta e gruda tudo (mas dá pra comer…).
Escolhendo a frigideira
Uma frigideira que tenha uns 18 cm de base plana costuma acomodar uns 2 filezinhos de uns 180g. Uso uma frigideira desse tamanho e frito em duas rodadas.
Vale muito a pena investir numa frigideira desse tamanho e com um bom revestimento anti-aderente, é super versátil na hora de cozinhar e dura muito tempo.
Acompanhamentos
Dá pra completar a refeição de muitas formas, podem ser apenas legumes, como vagem na manteiga ou brócolis pra todo dia, cenouras douradas na frigideira, purê de batata simples, arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, salada de folhas ou de tomates com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, ou com um pouco de maionese caseira.
Quanto ao limão pra temperar e pra servir no prato, dá pra usar o que você gostar e tiver em casa.
Eu amo o galego (o verde pequeno), gosto do thaiti (o verde maior e que acha acha em qualquer lugar), acho delicioso o sabor do siciliano (o amarelo), mas adoro o cravo (um vem rústico, que vai do verde amarelado ao laranja forte, também conhecido por rosa, capeta ou caipira). No dia da foto usei o cravo, por isso é alaranjado.
Bora fazer um filé de peixe simples na manteiga?
Dá pra completar a refeição de muitas formas, podem ser apenas legumes, como vagem na manteiga ou brócolis pra todo dia, cenouras douradas na frigideira, purê de batata simples, arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, salada de folhas ou de tomates com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, ou com um pouco de maionese caseira. Use limões diferentes pra temperar!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Amei!!!!!!
Valéria, bom dia!
Que gostoso saber que você gostou do peixe, tão simples e tão bom, né?
Temos sempre novidades, siga com o Na Cozinha da Helô.
Abraços, Ana e Helô
Excelente e aparentemente fácil. Mto obrigada. Vou fazer!
Oi Daniele, é fácil sim e fica bem gostoso.
Depois me conta. Abraços, Helô