RECEITA DE TORTA PAULISTA DE AMENDOIM
Hoje vou te ensinar como fazer torta paulista de amendoim, um pavê gelado clássico dos anos 1960 que, até hoje, faz parte da lista de sobremesas de festa da casa de muita gente.
A receita é pra minha tia Iara querida que servia sempre servia a torta em muitos e muitos almoços de domingo e eu amava. O gosto da torta era uma delícia e o gelado era o máximo, ainda mais num tempo em que ter sorvete de sobremesa em casa era puro luxo.
Quer dizer, a torta de amendoim é puro sabor de infância, puro amor e puro carinho.
INGREDIENTES E PREPARO
Os ingredientes pra fazer o pavê de amendoim:
- amendoim torrado e salgado, sem pele e moído (pode ser torrado em casa ou de pacotinho);
- ovo;
- manteiga em temperatura ambiente e bem macia;
- creme de leite de lata ou de caixinha;
- bolacha maisena ou bolacha Maria;
- leite;
- açúcar.
Pra deixar o doce mais coerente com os dias de hoje, dei umas mexidinhas na receita original, que era mais doce e amanteigada. Pra dar um toque salgadinho delicioso ao doce, resolvi usar amendoim torrado com um pouquinho de sal.
Pra torrar em casa, eu espalho o amendoim cru numa assadeira fazendo uma só camada e levo ao forno a uns 180ºC (médio) por uns 20 minutos, até dourar, perfumar e a pele começar a rachar. Então retiro do forno, espero esfriar e esfrego com as mãos pra descartar as peles e polvilho com um pouquinho de sal.
É claro que o amendoim torrado tem mais sabor e aroma, mas eu também experimentei a receita com os amendoins dos pacotinhos pra aperitivo e ficou bem bom. Abrir o pacotinho é bem fácil, não dá pra negar.
Como vi que tem gente que faz o pavê com paçoca de rolha esmigalhada deixando de lado um tanto do açúcar. Resolvi testar, mas não gostei de tudo muito esfarelado, achei que o doce perdeu muito com a falta do contraste dos pedacinhos de amendoim com o creme.
Importante: sempre retiro a manteiga da geladeira 1 hora antes de preparar a receita, pois ela precisa estar bem macia no momento de bater com as gemas.
O ideal é preparar a receita com umas 4 horas de antecedência, mas o preparo é simples, a torta só precisa de umas 3 horas de freezer pra congelar e firmar.
A receita é prática, pois pode ser preparada com até uma semana de antecedência e ficar no freezer. Só retirar do freezer e passar pra geladeira uns 30 minutos antes de servir.
Outras receitas deliciosas com amendoim aqui Na Cozinha da Helô: carne moída chinesa deliciosa com amendoim, amendoim praliné delicioso e fácil de fazer, espetinho de frango com molho satay, como fazer pasta de amendoim e como fazer amendoim japonês.
Outras receitas deliciosas com amendoim aqui Na Cozinha da Helô: carne moída chinesa deliciosa com amendoim, amendoim praliné delicioso e fácil de fazer, espetinho de frango com molho satay, como fazer pasta de amendoim e como fazer amendoim japonês. Pra torrar em casa: espalho o amendoim cru numa assadeira fazendo uma só camada, leve ao forno a uns 180ºC (médio) por uns 20 minutos, até dourar, perfumar e a pele começar a rachar. Deixe esfriar e esfrego com as mãos pra descartar as peles, depois polvilho com um pouquinho de sal.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Viajei direto à infância, que delícia!!!!
Obrigada pela receita, foi como um abraço.❤️
Fatima, bom dia!
Que delícia de mensagem… Muito bom quando a comida envolve tanto carinho.
Siga aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Há tempos procurava uma receita de um pavê de amendoim, que pela minha lembrança, foi uma das primeiras receitas que cozinhei na vida…parece com esta, mas acho que levava doce de leite (ou leite condensado cozido, pra ser mais exata rs!). O jeito é fazer e ver se traz o gosto da memória! Gratidão por compartilhar tanta beleza de forma tão perfeita!
Grasiele, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Que gostoso saber que você encontrou a receita desse doce tão gostoso.
Existem mesmo duas versões, com ou sem doce de leite (aquele leite condensado irresistível…). A gente testou das duas formas e acabou escolhendo sem o doce, mas vale sempre experimentar.
Continue com aqui na nossa cozinha, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Helô, essa receita é parecida com a da minha avó que fazia sempre no meu aniversário! Fiquei preocupada com a gema no creme e a clara! O que poderia substituir tenho receio de ovos crus
Eliana, bom dia! Pois é, como eu disse no texto, eu também fico sempre com receio e evito receitas com gemas cruas. A clara uso sempre… Tente comprar os ovos mais frescos que puder. Essa receita específica não fica gostosa e com a mesma textura com gemas cozidas como um creme inglês. Se encontrar uma solução, prometo que posto.
Conte sempre comigo, abraço, Helô
Obrigada Helô por compartilhar essa lembrança e receita revisitada. Minha mãe fazia sempre para as festas de final de ano. Então ela tem sabor de natal pra nossa família. Só que chamávamos de pavê de amendoim. Soprei muita casca de amendoim pra ajudar a fazer essa delícia kkkk. Tinha até um prato específico pra montar ele.
Amando seguir suas receitas e histórias!!!
Angela, boa noite!! Que email gostoso de receber, fiquei muito feliz mesmo. Tão bom quando a gente tem histórias pra contar nessa vida, né?
Eu também tive muita casca voando pelo rosto e pelo cabelo…
Lindo saber até do prato.
Muito obrigada pelo carinho, conte sempre comigo, beijo, Helô