RECEITA DE BOLO DE PERA E NOZES
Hoje é dia da receita de um bolo de pera e nozes que é delicioso e vai bem num lanche, com café ou chá, como sobremesa chiquezinha e até pra dar de presente. Ele tem cara de festa, pode ser aniversário e até Natal.
Quem experimenta, até pensa que a receita é difícil, mas não é, ela tem só umas etapas e todo mundo consegue fazer em casa, até quem nunca fez um bolo.
Eu, que adoro bolos amanteigados com frutas frescas e desidratadas, castanhas e nozes variadas e especiarias, acho o de hoje o máximo. E se você também é assim, acho que vai amar.
Aprendi a receita com a Oksana, mãe do Leo, casado com a minha filha Bebel. Quando eles vieram pro Brasil, no Natal de 2022, e ficaram uns 15 dias em casa, ela corria pra cozinha e fazia alguma surpresa gostosa.
Numa dessas, senti um cheiro maravilhoso, fui espiar e ela apareceu com o bolo. Tão bom que, mesmo ela tendo feito a receita dobrada, ele acabou no mesmo dia.
Ela explicou que encontrou a receita num site italiano, achou interessante, experimentou, amou e não parou mais de fazer. Claro que anotei tudo e já fiquei sonhando com o dia de fazer o meu.
Nem um mês depois, no aniversário da minha mãe, comprei peras e nozes e fiz o bolo pra ela. Sucesso tão grande que logo virou receita de sempre em casa (dei umas mexidinhas, mas é praticamente a original do stefangourmet.com).
Agora em outubro, a gente foi passar um mês com eles no Canadá e, no dia do meu aniversário, a Oksana fez o bolo de novo e amei.
OS INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer a receita não é difícil de providenciar:
- manteiga;
- nozes quebradas em pedaços grandes;
- limão;
- peras maduras (portuguesa ou williams);
- açúcar comum;
- ovos;
- essência natural de baunilha (que tal espiar o post sobre essências naturais caseiras e fazer a sua?);
- canela em pó;
- farinha de trigo;
- sal;
- fermento em pó;
- açúcar de confeiteiro.
Gosto demais de pera, sempre tenho algumas em casa pra comer naquela hora em que bate a fome, pois fruta sempre cai bem. E também gosto de cozinhar com essa fruta tão boa, costumo fazer a receita da torta francesa de figo e amêndoa usando pera no lugar do figo, fica uma delícia.
Pera gostosa tem que ser madura, mas não pode ser mole demais, machucada e passada, a casca tem que ser lisa e com brilho. Pera ainda verde não tem gosto de nada e pega na boca, pera passada fica até esponjosa e com gosto azedo desagradável. Umas são mais firmezinhas e mantém a forma depois de cozidas (a William é assim), outras se desmancham de tão macias e suculentas.
Costumo comprar Willians, d’Anjou, portuguesa ou Red pra comer de mordida e pra usar em sobremesas e existem muitas outras novidades por aí. A asiática, que também aparece como japonesa, é bem firme, boa pra usar em saladas e pratos salgados orientais.
Dá pra fazer o bolo com qualquer uma delas, o que importa, como sempre, é que elas estejam maduras e firmes, com aroma de fruta fresca e doce . Se quiser um bolo ainda mais diferente, só usar, por exemplo, metade da portuguesa e metade da metade Willians.
Na hora de escolher, se não puder experimentar, tente pedir ajuda pra alguém do mercado, pois tudo que uma pera madura e doce tem de bom, a sem graça tem de sem graça.
Teoricamente, 4 peras resolvem, mas como acontece de umas serem menores ou de alguma delas ter um amassado ou pedaço escuro, melhor garantir comprar 5.
Pra superfície do bolo, 2 peras bastam e não faz muita diferença se for um pouco mais ou menos, mas a proporção de fruta na massa tem que ser respeitada. Com fruta em excesso a massa fica úmida e pesada e com menos fruta ela fica sem graça.
Pra se ter uma ideia, 1 pera, que em média pesa 200 g, e depois de descascada, sem miolo, sementes e cabinhos costuma render 1 xícara de cubinhos e, pra receita, a gente precisa de 2 xícaras, ou seja, de 2 a 3 peras. E se sobrar, só comer.
E acredite, quando a gente corta as peras, parece muita fruta, mas as elas murcham bastante no forno e o bolo fica equilibrado no final.
Quanto às nozes, a receita original fala pra usar pedaços grandes na massa e aquelas metades lindas, conhecidas por mariposas, pra espalhar na superfície do bolo.
Pra facilitar a vida, resolvi usar pra tudo as nozes quebradas em pedaços maiores, que já dão a textura necessária.
Costumo comprar nozes em empórios de produtos naturais, que sempre renovam os estoques e têm preços bons. No caso das nozes, costumam oferecer metades grandes (mariposas), quebradas em pedaços maiores e, às vezes, grosseiramente moídas.
Como essas quebradas servem tanto pra quando a gente precisa de nozes pedaçudas, como pra picar em pedacinhos, como pra moer em casa, elas são a minha escolha.
Sinceramente, se as mariposas servem quase que só pra decoração, são grandes demais até pra usar na finalização de um camafeu, dá muito bem pra se virar com pedaços que custam menos.
Uma boa baunilha faz a diferença, já que a massa é básica, vale a pena providenciar uma essência natural, que hoje a gente encontra com mais facilidade. Mas se quiser aprender a fazer a sua, só espiar o post sobre as essências naturais caseiras, ficam muito boas.
Canela combina com pera e dá um meio que mágico ao bolo. Pra variar, dá pra usar pitadas de cravo em pó, pimenta-da-jamaica, noz moscada, cardamomo ou anis estrelado.
Os outros ingredientes são bem comuns.
Ah, como acontece com outros bolos de fruta, a receita não precisa mesmo de leite ou água, o suco que a pera solta durante o cozimento é suficiente pra dar umidade ao bolo.
PREPARO
A receita não tem muitos segredos, só tem umas etapas, mas a massa é só de misturar e dá pra fazer numa tigela mexendo com uma espátula ou um batedor de arame. Nada de batedeira, nem pra bater manteiga e açúcar ou ovos ou claras em neve.
A manteiga tem que ser derretida, e dá pra ser no fogo ou no micro-ondas, só precisa amornar por uns 10 minuto antes de usar na massa, pois os ovos são delicados e cozinham com o calor.
O outro passo importante é aquecer as nozes pra que elas soltem o aroma irresistível e fiquem mais saborosas e crocantes.
Dá pra fazer isso no forno a 160ºC (médio-baixo), só deixar por uns 10 minutos se forem mariposas, ou uns 5 pros pedaços de hoje, na frigideira por uns 5 minutos.
Acho o método da frigideira mais simples e rápido, não precisa esperar o forno aquecer, só tem que mexer sem parar e ficar de olho pra que elas não dourem demais.
Depois de derreter a manteiga e aquecer as nozes, cuido das peras.
Pra evitar que elas escureçam (e peras oxidam muito rápido), a gente usa limão pra proteger.
Como elas entram na receita de duas formas, a metade da massa vai descascada e em cubinhos de 1 cm e a metade da superfície entra em fatias com casca, eu separo 2 tigelas grandes, coloco meio limão espremido em cada uma e as peras de um jeito numa e do outro jeito na outra.
Sobre as cascas: acho que elas dão sabor e textura ao bolo, uso sempre e não só com peras, mas também com maçãs, figos e pêssegos, só lavar muito bem antes de usar.
Com a manteiga, as nozes e as peras prontas, eu coloco o forno pra aquecer a 180ºC (médio) e preparo a fôrma.
Pode ser uma fôrma média de fundo removível forrada com papel manteiga do tipo assa fácil, que não gruda mesmo, ou untada com manteiga e polvilhada com farinha, pois a massa é firme e não vaza.
A receita original fala numa fôrma de 24 cm, mas como eu não tinha uma dessas em casa, assei numa de 22 cm e deu certo, deve ter ficado só um pouquinho mais alto. E pode se redonda, retangular, quadrada, como quiser.
E se não tiver uma de fundo removível, só usar uma comum forrada com papel manteiga pra ficar fácil de levantar o bolo e passar pro prato de servir.
Pra fazer a massa, misturo numa tigela média o açúcar e os ovos, depois junto a baunilha, a canela, a manteiga derretida, a farinha, o sal e o fermento e mexo com o batedor até conseguir uma massa homogênea.
Junto as nozes e os cubinhos de pera, mexo só pra incorporar tudo (se mexer demais, o bolo fica pesado), despejo a massa na fôrma e aliso com a espátula pra deixar a camada uniforme.
Espalho por cima as fatias de pera por cima da massa, polvilho com mais ou menos 1 colher (sopa) de açúcar comum e levo pra assar por 45 minutos a 1 hora, até ficar firme, crescido, com uma crosta dourado (enfiando um palito no centro, ele vai sair limpo).
SERVIR
Saindo do forno, deixo o bolo amornar por mais ou menos 1 hora, desenformo, polvilho com açúcar de confeiteiro e sirvo. Mas dá pra preparar o bolo com até 2 dias de antecedência e deixar fora da geladeira. Falo até 2 dias porque, com esse calor, não dá pra arriscar, fruta é fruta. Só que o bolo é tão bom que vai terminar antes!
Ele fica bem por uns 2 dias fora da geladeira (no frio, até dura uns 3, mas no calor não dá pra arriscar, fruta é fruta).
Aqui na Na Cozinha da Helô tem receitas deliciosas pra acompanhar o bolo na hora da sobremesa: chantilly de caseiro, sorvete de baunilha de verdade e creme inglês com mel.
1. Aqueça a manteiga numa panelinha e retire do fogo assim que derreter, ou derreta no micro-ondas. Deixe amornar por uns 5 minutos. Notas: Aqui na Na Cozinha da Helô tem receitas deliciosas pra acompanhar o bolo na hora da sobremesa: chantilly de caseiro, sorvete de baunilha de verdade e creme inglês com mel. Dá pra fazer o bolo com qualquer uma delas, o que importa, como sempre, é que elas estejam maduras e firmes, com aroma de fruta fresca e doce e existem muitas outras novidades por aí. Se quiser um bolo ainda mais diferente, só usar, por exemplo, metade da portuguesa e metade da metade Willians.INGREDIENTES
Preparo
2. Coloque as nozes numa frigideira vazia e, sempre mexendo, aqueça em fogo médio por 5 minutos, até que suba um aroma delicioso e elas fiquem levemente douradas. Retire do fogo e passe pra uma tigela pra evitar que elas dourem demais, reserve.
3. Enquanto a manteiga e as nozes amornam, prepare as peras. Separe 2 tigelas médias e, em cada uma, coloque metade do suco de limão numa tigela média.
4. Descasque duas ou três peras, descarte os miolos com as sementes, corte em cubos de mais ou menos 1 cm e meça pra conseguir 2 xícaras, depois coloque numa das tigelas com limão (se sobrar, comer é a melhor solução)
5. Corte as outras 2 peras ao meio (sem descascar), retire os miolos com sementes e cabinhos e corte as peras em fatias de mais ou menos 1 cm, depois coloque na outra tigela com limão.
6. Aqueça o forno a 180ºC (médio).
7. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma de fundo removível de uns 24 cm (se quiser, use uma fôrma comum forrada com papel manteiga anti-aderente, do tipo assa-fácil, que não gruda mesmo. Reserve.
8. Numa tigela média, misture com um batedor de arame o açúcar e os ovos, depois junte a baunilha, a canela, a manteiga, a farinha, o sal e mexo até ficar uma massa homogênea.
9. Em seguida, junte as nozes e os cubos de pera, misture só o necessário pra incorporar e despeje na fôrma, alisando com a espátula pra conseguir uma camada uniforme.
10. Fazendo círculos, coloque as fatias sobre a massa, depois polvilhe com mais ou menos 1 colher (sopa) de açúcar comum.
11. Asse o bolo por 45 minutos a 1 hora, até que esteja dourado e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
12. Retire do forno, deixe amornar por mais ou menos 1 hora, desenforme sobre o prato de servir e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
13. Sirva o bolo ainda morno ou em temperatura ambiente.
14. O bolo se conserva bem por uns 2 dias fora da geladeira.NOTAS
2 Comentários
Obrigada por tanto ensinamento!
Td que vc faz da água na boca 🫶💋👏
Lúcia, boa tarde!
Que mensagem deliciosa, obrigada pelo carinho.
Um beijo, Helô