RECEITA DE TORTA FRANCESA DE FIGO
Adoro, adoro e adoro essa torta francesa de figo e amêndoa. Ela faz parte da lista das minhas sobremesas preferidas, já fiz nem sei quantas mil vezes e ensinei muita gente a preparar.
Dei a receita na minha primeira aula no Atelier Gourmand, depois no meu primeiro livro Cozinhando para Amigos (2005) só que com pera, fiz em muitos workshops, ensinei em vídeo pro canal Na Cozinha da Helô no youtube e num episódio do canal Sabor&Arte da Band. Quer dizer, virou a torta da Helô,
Eu amo as tortas doces clássicas! Elas são saborosas, perfumadas, cheias de texturas e lindas de morrer. Elas têm o recheio cremoso de mel e baunilha envolvendo as frutas, as amêndoas laminadas que formam uma crosta na superfície e a massa crocante com amêndoas e tudo é bom.
Nos tempos em que morei em Paris e em todas as vezes que fui pra França, sempre fui atrás das tortas de frutas e comi muitas, muitas mesmo. Nem sei quantos quarteirões a pé e estações de metrô só pra comer uma fatia de torta de uma pâtisserie ou de sobremesa em algum bistrô.
Elas são rústicas e com a beleza natural da fruta escolhida, são perfumadas, saborosas da primeira à última mordida e causam sempre aquele uau quando chegam à mesa.
E pode ser mesa do dia a dia mais chiquezinho, de uma comemoração simples, de um aniversário, de Páscoa, de dias das mães, dos namorados e das mães, de Natal e de ano novo. Sucesso gigante sempre.
Hoje eu fiz com figos, sou apaixonada por eles, mas as tortas com pera, ameixa, nectarina, pêssego, abacaxi, banana e framboesa são tão boas quanto a com figo. O que importa é escolher uma fruta madura, doce e saborosa, se for sem graça a torta também será, ninguém faz milagre.
E pergunta de sempre: as tortas não são muito doces? Não!!! Muita gente pensa que a receita leva muito açúcar, mas é bem o contrário, a quantidade dele na massa é bem pequena, no recheio tem mel e a doçura natural da fruta escolhida e por cima só tem a polvilhada incrível do açúcar de confeiteiro.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita da torta leva:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- sal;
- farinha de amêndoa (ou de castanha de caju ou de castanha do Brasil/Pará);
- manteiga gelada;
- ovo;
- água fria;
- mel;
- creme de leite fresco (pode ser sem lactose);
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- figos maduros, lavados e com casca (ou a fruta escolhida);
- amêndoa laminada;
- açúcar de confeiteiro.
O x de uma torta de fruta está na qualidade da fruta, simples assim. A gente tem que usar a melhor fruta que puder, sempre madura, doce e saborosa. Se o figo estiver fora da estação, faça com outra e pronto.
A massa crocante não é difícil de preparar, mas é delicada e merece atenção em todas as etapas, tanto enquanto crua, como no forno, pois precisa ser assada pra valer pra ganhar a cor, sabor e o crocante perfeitos.
Eu misturo numa tigela a farinha, o açúcar, o sal e a amêndoa moída, junto a manteiga e esfarelo com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
Acrescento a gema e um pouquinho de água e trabalho até conseguir uma massa bem macia e que descole das mãos. Junto um pouquinho de água quando percebo que a massa está muito seca ou de farinha quando ele fica pegajosa.
Embrulho a massa pronta em filme plástico e levo à geladeira por 30 minutos. Em seguida, eu abro a massa com um rolo e sobre uma superfície polvilhada com farinha até formar um disco grande o bastante para forrar uma fôrma grande de fundo removível.
As tortas redondas são as mais comuns, mas elas também podem ser retangulares ou quadradas, dá pra fazer duas médias ou umas 8 individuais.
Levo o fundo da torta cru à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio) e, enquanto isso, preparo o recheio, que é muito fácil.
Numa tigela pequena, misture o ovo, o mel, o creme de leite, a farinha e a baunilha e, sem descascar, corto só a ponta dos cabinhos e divida cada um figo ao meio de comprido.
Pra montar a torta, eu distribuo os figos em círculos com o lado cortado pra cima sobre o base de massa, depois rego com o creme e espalho por cima a amêndoa laminada.
Então levo a torta pro forno e asso por uns 45 minutos, até que a massa e o creme estejam bem dourados. Aprendi com os franceses que só bem assada, crocante e dourada, a massa desenvolve o sabor caramelizado que deixa a torta perfeita. É exatamente por isso que aquelas tortas branquelas são muito sem graça.
As tortas doces são perfeitas pra receber, dá pra preparar com antecedência e deixar por até 12 horas em temperatura ambiente ou uns 3 dias na geladeira, pois o calor é grande por aqui. Na hora de servir, só aquela chuva leve de açúcar de confeiteiro.
Uma fatia da torta já é uma sobremesa e tanto, mas pra caprichar ainda mais é só servir com sorvete de baunilha de verdade ou de nata ou de mel, ou com creme de leite em chantilly ou com iogurte bem cremoso.
No vídeo do canal do youtube eu mostro como faço a torta do começo ao fim!
Outras tortas doces: a verdadeira torta de maçã americana, torta deliciosa e linda de mirtilo, torta inglesa de morango ou summer strawberry pie, torta de limão cravo bem perfumada e a melhor torta de limão com merengue.
MASSA RECHEIO MONTAGEM E FINALIZAÇÃO Outras tortas doces que eu adoro!!! Verdadeira torta americana de maçãs, torta americana de pecãs, torta de limão cravo bem perfumada e torta macia e deliciosa de chocolate. Pra variar, faça a torta com ameixas e pêssegos cortados ao meio e sem os caroços, com pêras cortadas em 4 só sem o miolo e o cabinho, com framboesas, com banana em rodelas ou com abacaxi em cubos médios.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
19 Comentários
Posso deixar a massa pronta com antecedência? De quanto tempo? Muito obrigada!
Oi, Bel! A massa pronta (se quiser até já aberta na forma) pode ser feita com até 3 dias de antecedência. Beijos!
Bia tarde Helô, como faço para salvar suas receitas?
E também gostaria de saber se a torta de figo ,o eu posso substituir o figo fresco por figo em calda ?
Oi, Sandra! Para salvar as receitas, sugiro que você faça o cadastro no site. Quanto a torta, eu nunca fiz com figo em calda, porque essa é uma receita específica para tortas com frutas frescas. As receita para frutas em conserva são diferentes em alguns aspectos, não só na quantidade de açúcar, pois as frutas em conservas, além de doces, já são cozidas e não absorvem outros ingredientes como leite e ovo da mesma forma que as frescas. Tudo muda, não é possível apenas trocar. Mas darei uma receita assim que puder! Bjs
Amei obrigada por essa magnífica receita sou apaixonada por essas receitas gostaria de saber se você poderia me dizer aonde eu consigo comprar a forma você teria um site pra me indicar muito obrigada
Oi, Claudia! Essa receita é incrível, né? Tenho há muito tempo, mas é bem provável que você encontre nas lojas especializadas em produtos pra confeitaria como Central do Sabor, O Bondinho, Barra Doce, que vendem pela internet (não tenho certeza se a Santo Antonio vende pelo site). Bjs
Fiz uma receita e dividi em duas formas. Presenteei um casal com uma delas e foi um sucesso com eles e também aqui em casa. Com uma xícara de chá foi um momento sublime. Pâte brisé perfeito com o acréscimo delicado da farinha de amêndoas . Pra comer ajoelhado . Obrigada , Helô!
Realmente maravilhooooosa! Usei castanha do Pará e deu super certo! Muito obrigada!!!
Flora, boa noite!
Que notícia gostosa. A gente ama!!!!!!!!! essa torta, que é francesíssima e versátil. Já usamos muitas frutas e variamos as nozes e castanhas e sempre fica demais de boa. A sua, com castanha do Pará, deve ter ficado muito boa.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Adorei a receita! Vou fazer! Só ficaram duas dúvidas: qual o tamanho da forma que você usou e se posso usar farinha de amêndoas no lugar delas picadas. Muito obrigada!
Silvana, boa tarde!
A fôrma pode ter de 20 a 22 cm.
Na massa a farinha de amêndoas é a melhor escolha. Pra espalhar por cima do recheio o ideal seria usar lascas ou pedacinhos de amêndoa, mas se não tiver, sem problemas, junte 1 ou 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas ao recheio e terá uma torta deliciosa.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
bom dia Helô
sou advogado e tenho a confeitaria como um hobby, fazendo para família, amigos e parentes. Nos reuníamos semanalmente, porém com a pandemia, estamos mais restritos, mas mesmo assim finais de semana sempre faço alguma sobremesa e envio para familiares e amigos.
Tenho feito muitas das suas receitas e elas fazem um enorme sucesso. Além de serem super bem explicadas deixando para nos leigos, fáceis de preparar.
Gostaria muito de agradecer a você por passar seu grande conhecimento através das suas maravilhosas receitas.
Que Deus conserve e ilumine você, bem como toda a sua famíia
Marco, bom dia!
Que mensagem linda, obrigada pelo carinho.
Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com tanto amor e tanta dedicação que palavras como as suas deixam os nosso dias muito mais felizes.
Conte sempre com a gente e continue adoçando a vida com esse mundo tão delicioso da confeitaria.
Abraços, Ana e Helô
Adorei a suas receitas ! Parabéns e Deus te abençoe !
Marie, obrigada pelo carinho! Mensagens como a sua deixam o meu dia mais feliz. Abraços, Helô
vou fazer hoje vesopera de Ano Novo 2024
Que delícia! Depois me conta, beijo, Helô
Bom dia abençoado pelo senhor Jesus Cristo.
Parabéns nota dez galera
obrigada!