RECEITA DE BOLO DE CASTANHA E LIMÃO
Eu sou apaixonada pelo sabor e pelo perfume do limão cravo, ou caipira, ou rosado, ou capeta! Por isso sempre corro pra cozinha pra assar um bolo rústico de limão cravo.
Tenho dois pés no quintal da minha casa da fazenda, daqueles já bem velhos e retorcidos, mas que dão limão pra dar e vender. Uso esses limões de casca alaranjada e quase sempre meio enrugada no lugar do verde na limonada, no tempero do frango, porco, peixe, no molho da salada, biscoito, na torta de limão e, tratando-se de Helô, no bolo.
O bolo rústico de limão cravo, como bem diz o nome, tem textura levemente crocante pela farinha de rosca e pela castanha. O azeite dá sabor e aroma maravilhosos ao bolo.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer esse bolo tão diferente e gostoso, a gente precisa de:
- ovo;
- açúcar;
- cremor de tártaro;
- limão cravo;
- azeite de oliva;
- farinha rosca caseira;
- castanha-do-Brasil/Pará moída;
- manteiga ou azeite de oliva pra untar.
Fiz com o limão cravo, mas também dá pra fazer a receita com tahiti, que tem um frescor delicioso, com o galego, que é azedinho e saboroso, ou com o siliciano do Mediterrâneo, com o aroma floral e delicado que é bom demais. Só ajustar as quantidades, ou seja, uns 2 do tahiti ou do siciliano ou uns 4 galegos.
Eu aqueça o forno a 160ºC (médio) e unto com manteiga ou com azeite uma forma média de fundo removível (20 cm), forro com papel manteiga antiaderente o tipo assa fácil, unto também e polvilho com farinha de rosca. Também dá pra assar em 6 potinhos untados com manteiga e polvilhados com farinha de rosca.
Com a batedeira, bata os ovos por uns 8 minutos, até ficarem bem fofos, amarelo claro. Junto 1/3 do açúcar e o cremor de tártaro, espero incorporar, junto mais 1/3 e quando esse tanto for incorporado acrescento o restante.
Enquanto isso, misturo numa tigelinha o suco e as raspas do limão e o azeite e, numa outra tigelinha, eu misturo a farinha de rosca e a castanha moída.
Quando os ovos batidos com o açúcar ficam bem fofos, eu diminuo a velocidade da batedeira pro mínimo e, aos poucos, junto a mistura do limão. Então desligo a batedeira e, com muita delicadeza, incorporo a mistura de farinha rosca.
Coloco a massa na fôrma e asso por uns 35 a 45 minutos, até que o bolo ficar bem dourado, se soltando das bordas (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo). Dei o tempo de forno em 1 hora na receita só pra garantir, mas o bolo assa bem mais rápido. Nos potinhos o bolo fica pronto em mais ou menos 20 minutos.
Deixo esfriar, solto o anel da fôrma pra facilitar a vida, desenformo, descarto o papel e passo pra um prato raso. Quando quero deixar o bolo ainda mais lindo, dou uma polvilhada com o açúcar de confeiteiro na hora de servir.
O bolo se conserva bem por até 3 dias em temperatura ambiente.
Pra quem não tem cremor de tártaro, a solução é usar 1 colher (chá) de fermento em pó e assar em 6 potinhos individuais untados com manteiga e polvilhadas com farinha de rosca. Como a estrutura fofa da massa é leve e a farinha de castanha é pesada, com fermento o bolo cresce lindo, mas depois de um tempo de forno ele quase sempre abaixa no centro.
Com o cremor de tártaro a massa fica mais estável.
Uma receita que realmente surpreende e faz bonito em qualquer mesa. Que tal uma fatia pro lanche da tarde ou pra servir de sobremesa? Pra sobremesa, ele fica gostoso com iogurte bem cremoso ou com sorvete de baunilha de verdade.
Adora limão? Aqui tem a melhor torta de limão com merengue, torta de limão cravo bem perfumada, bolo rápido de iogurte e limão, como fazer conserva marroquina de limão e tagine de frango com limão em conserva e azeitona.
Adora limão? Aqui tem a melhor torta de limão com merengue, torta de limão cravo bem perfumada, bolo rápido de iogurte e limão, como fazer conserva marroquina de limão e tagine de frango com limão em conserva e azeitona. Pra quem não tem cremor de tártaro, a solução é usar 1 colher (chá) de fermento em pó e assar em 6 potinhos individuais untados com manteiga e polvilhadas com farinha de rosca. Na fôrma e só com fermento a receita perde a textura, pois estrutura fofa da massa é leve e a farinha de castanha é pesada, o bolo cresce lindo, mas depois de um tempo de forno ele quase sempre abaixa no centro.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Como eu substituo o cremor tártaro?
Oi, Maria! Normalmente se substitui por vinagre ou limão, mas como já tem limão na receita, acrescente 1/2 de chá de bicarbonato e bata muito bem os ovos. Espero ter ajudado! bj