RECEITA DE TENDER COM MOSTARDA
A receita do tender com mostarda e caramelizado com açúcar mascavo no vinho branco alegra a mesa de quem ama tender, não abre mão dele nas festas de final de ano, mas quer variar.
Cresci com a minha mãe preparando o super clássico e delicioso tender com laranja e especiarias, e comia no dia do Natal e no dia seguinte recheando sanduíche. Ela faz a receita até hoje e todo mundo adora, eu também.
Só que variar também é bom e, há uns três anos, eu dei uma olhada em várias revistas inglesas antigas com receitas de presuntos cozidos e carnes assadas pro Natal e fiz o tender na cerveja com maçãs. Um monte de gente mandou mensagem falando que tinha gostado da novidade e resolvi ir atrás de mais umas ideias.
Fui olhar os meus livros, revistas, sites etc e confesso que não foi muito fácil encontrar inspiração. Além da receita com laranja, que é a mais popular, e da versão dela com abacaxi, que não me animou muito porque também é bem marcante e nem sempre é unanimidade, não encontrava muita coisa.
Até que achei umas receitas americanas dos anos 1970 com mostarda, açúcar mascavo ou mel e vinho branco e resolvi ficar com elas.
INGREDIENTES E PREPARO
Depois de uns testes, cheguei à receita de hoje, que ficou bem gostosa e leva:
- tender bolinha;
- vinho branco;
- manteiga em temperatura ambiente (ou margarina 100% vegetal se quiser a receita totalmente sem lactose);
- mostarda Dijon (intolerantes ao glúten devem conferir a composição da mostarda);
- alho;
- tomilho;
- açúcar mascavo.
O tender bolinha, que costuma ter de 1kg e 1,2 k, é fácil de preparar e rende umas 6 porções. Se tiver mais gente, só dobrar a receita.
Apesar de ter feito o tradicional quadriculado na pele grossa, que não é só questão de visual, pois é fundamental pra que o tempero chegue ao presunto, não usei cravos. Como a ideia era variar, não usei cravo, que já entra na receita clássica com laranja.
Na hora de cozinhar eu também mudei o método. Nas outras duas receitas de tender que a gente tem por aqui, eu preparei do jeito de sempre, quer dizer, primeiro cozinhei por 45 minutos no líquido e depois levei ao forno pra dourar.
Pra receita de hoje, eu segui o método da maioria das receitas americanas, que é só no forno. Coloquei o tender numa assadeira untada com manteiga, reguei com o vinho, cobri com papel alumínio e levei ao forno a uns 160ºC (médio-baixo) por mais ou menos 45 minutos, até amaciar.
Enquanto isso, pro molho de mostarda, aqueci a mostarda com a manteiga, o alho, o tomilho e o açúcar mascavo e deixei ferver por uns 2 minutos.
Então, descartei o papel, subi a temperatura pra 180ºC (médio), pincelei com o molhinho e, pincelando de novo de 5 em 5 minutos, deixei no forno por mais uns 40 minutos, até dourar bem.
Se quiser adiantar a vida, de véspera já coloque o tender na assadeira, regue com o vinho e cubra com o papel manteiga. Prepare o molhinho de mostarda e guarde também na geladeira. No dia seguinte, só assar.
Outras receitas boas pras festas de fim de ano: peito de peru assado com toque oriental, frango de festa com mel e legumes, salmão de forno com ervas e laranja, filé mignon recheado de festa, peru dourado com ervas no forno e pernil de cordeiro assado francês.
Outras receitas boas pras festas de fim de ano: tender com laranja e especiarias, tender na cerveja com maçãs, peito de peru assado com toque oriental, frango de festa com mel e legumes, salmão de forno com ervas e laranja, peru dourado com ervas no forno. Pra facilitar a receita, eu deixei de lado o cozimento do tender no fogo, fiz tudo no forno, só que em 2 etapas: uns 45 minutos a 160ºC (médio-baixo) com alumínio e uns 30 minutos a 180ºC (médio) sem o papel pra dourar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS