RECEITA DE PANQUECA DE CAFÉ
Quem adora e precisa de um bom café pra começar o dia, como eu, vai gostar dessas panquecas de café fofas e deliciosas.
A ideia nasceu num dia em que sonhava com um cafezinho, mas a vontade de sentir o gosto e o aroma do café falavam ainda mais alto e, assim, precisa de mais café. Queria também comer alguma coisa com café e pensei nas panquecas.
Mexi daqui e dali, consegui o queria e comecei o dia de um jeito diferente, mas simples e com muito café.
INGREDIENTES E PREPARO
Resolvi começar com a receita das panquecas americanas, que são bem saborosas e macias, mas sabia que teria que dar umas mexidas pra dar certo.
Fui testar, fiz umas três versões e deu certo quando eu troquei só uma parte do leite por café coado. Só com café, sem leite, faltou textura e faltou sabor de panqueca. A mistura deu a textura perfeita com o gosto de café com leite, que é puro bom dia.
A receita leva:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- fermento em pó;
- sal;
- manteiga derretida;
- leite;
- café coado;
- ovo;
- óleo vegetal.
Fiz uma receita média, que rende umas 8 panquecas médias, mas é fácil de dobrar ou triplicar.
Com o café já coado e em temperatura ambiente, a massa fica pronta em minutos. Eu misturo numa tigela a farinha, o açúcar, o fermento e o sal, depois juntar a manteiga, o leite, o café, os ovos e mexo até conseguir uma massa homogênea.
Usando uma frigideira anti-aderente, eu coloco um fiozinho de óleo só antes de fritar a primeira panqueca e, no máximo, a segunda, depois a massa para de grudar. Como eu adoro uma das minhas frigideiras de ferro e acho que a panqueca feita nela fica com a casquinha melhor ainda, uso sempre que posso.
Como toda a panqueca, ela é mais gostosa assim que frita, mas dá pra aquecer as que sobrarem por uns segundos na torradeira no dia seguinte.
Pra adiantar a vida, dá pra preparar a massa com umas 12 horas antecedência, deixar na geladeira e fritar de manhã.
Quando fiz pela primeira vez, tinha um pote de nata em casa e servi com a nata e adorei. Num outro dia, servi com manteiga e também gostei, só que comecei a pensar na manteiga e surgiu a ideia de preparar uma manteiga com café.
Testei, adorei e chegueri à receita da minha manteiga de café pra quem adora café, que também vai bem com o pão de mandioca da roça.
Queria demais fazer que diz que ama café, mas não gosta de doces com café, pelo menos experimentar a panqueca. Não sabem o que estão perdendo.
A PANQUECA DE CAFÉ COM MANTEIGA DE CAFÉ NA FAZENDA SANTA MARGARIDA, DA MARTINS CAFÉ
Há uns anos, fui com a Cecília Padilha passar o dia com o Mariano e a Noemi da Martins Café na fazenda. A gente passeou pelo cafezal, colheu as cerejas maduríssimas de café, visitou tudo e foi pra sede da fazenda.
Eu fui pra cozinha, preparei a panqueca de hoje e servi com a manteiga de café que tinha levado de casa. A Noemi fez café coado e a gente tomou um lanche delicioso, que ainda tinha um biscoito crocante de polvilho demais de bom (comi um monte!).
No vídeo feito com a querida Cecília Padilha na fazenda do Mariano – Martins Café – eu mostro como fazer a receita e conto tudo sobre a panqueca. Quer ver?
Outras receitas deliciosas que levam café: potinho cremoso de café com leite, bolo de chocolate e café, receita de pudim de café com leite e bala de café de antigamente. Pra adiantar a vida, dá pra preparar a massa com umas 12 horas antecedência, deixar na geladeira e fritar de manhã. INGREDIENTES
Preparo
NOTAS