RECEITA DE BRIGADEIRO DE MILHO VERDE
Gosta de brigadeiro e de milho verde? Eu amo os dois e hoje vou te ensinar como fazer um brigadeiro de milho verde de colher que é delicioso e todo mundo aqui em casa adora.
É um brigadeiro tão cremoso e gostoso que não dá pra resistir. O fato é que, quando sirvo em copinhos pensando em um por pessoa e mais uns extras, todos somem, sempre tem alguns que comem dois. Tanto isso acontece que, quase sempre, eu faço a receita dobrada, que dá o mesmo trabalho e dura um pouco mais.
Quanto a ser brigadeiro, é importante dizer que, pros puristas que dizem que pra ser brigadeiro tem que ser de chocolate, basta dizer que esse de hoje um docinho cremoso de milho verde com leite condensado.
Mas, pra maioria, que já se acostumou a chamar de brigadeiro os docinhos feitos no fogo com leite condensado e que não necessariamente têm chocolate, é brigradeiro de milho verde e pronto. Não é de hoje que todo mundo faz brigadeiro de limão, nozes, castanhas variadas, coco, café, leite ninho, paçoca e muito mais.
O brigadeiro mole pra comer de colher nasceu pra matar a vontade de comer brigadeiro em casa num dia comum e em qualquer momento mais especial de um jeito mais descontraído e fácil, pois não tem que enrolar nada, nem usar forminhas. Só colocar as porções em copinhos com uma colher pequena de café e comer o brigadeiro.
Nunca vou me esquecer de um Arraial da Veja São Paulo que aconteceu no Parque Villa Lobos há uns 10 anos e o Lá da Venda participou com uma barraca vendendo bolinhos de carne, pastel caipira, afogado e brigadeiro de milho. A gente não dava conta de fazer tanto brigadeiro, as filas eram gigantes o tempo inteiro.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena:
- milho verde em conserva escorrido (pode ser milho verde congelado ou fresco aferventado);
- leite;
- leite condensado;
- manteiga.
Dependendo da época do anos e do que tenho por perto, faço o brigadeiro com milho verde de lata escorrido da água da conserva, ou com a mesma medida de milho verde congelado ou de milho verde fresco já aferventado. O da lata é o mais simples pra maioria das pessoas, mas fica a dica.
O leite e o leite condensando também podem ser sem lactose. A medida 1 e 1/2 xícara de leite condensado equilave a 1 caixa ou lata de leite condensado comum (395 g), mas como hoje em dia existem latas menores, resolvi dar a equivalência..
A receita é simples de preparar, rápida e a não depende de tanta prática pra acertar o ponto, basta mexer sem parar até ferver e cozinhar até ficar cremoso pra parar na colher sem escorrer de tão mole.
Começo batendo o milho, o leite e o leite condensado no liquidificador até obter um creme liso, depois passo por uma peneira espremendo bem.
Coloco esse creme pra uma panela média, junto a manteiga e aqueça. Mantendo fogo baixo e sempre mexendo pra não grudar nem queimar no fundo e nem se queimar, pois ele espirra bastante, cozinho o brigadeiro sem me preocupar com ponto por uns 10 minutos.
A partir desse momento, o brigadeiro começa a pegar o ponto e tudo acontece. Primeiro, aparecem as bolhas grandes e a mistura começa a mudar de tom, a ganhar um brilho diferente e a engrossar. Em seguida, as bolhas aumentam, o brigadeiro começa a espirrar mais e a borbulhar muito rápido, depois tudo acalma. Nessa hora, se dou uma inclinada na panela, vejo que ela começa a querer se soltar do fundo e ganha uma brilho diferente. Então, passo o brigadeiro pra tigela de servir ou pros copinhos e pronto.
Deixe amornar e, se for o caso, guardo por até 3 dias na geladeira. Dependendo do dia, sirvo o brigadeiro morno, em temperatura ambiente ou gelado, mas sempre com polvilhada de canela.
O importante é pensar que o brigadeiro de milho verde é delicioso o ano inteiro, não precisa esperar pelas festas juninas.
Outros brigadeiros deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: como fazer brigadeiro de paçoca de amendoim, brigadeiro de colher, brigadeiro de castanha e nibs de cacau, brigadeiro de enrolar.
Outros brigadeiros deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: como fazer brigadeiro de paçoca de amendoim, brigadeiro de colher, brigadeiro de castanha e nibs de cacau, brigadeiro de enrolar. Dependendo da época do anos e do que tenho por perto, faço o brigadeiro com milho verde de lata escorrido da água da conserva, ou com a mesma medida de milho verde congelado ou de milho verde fresco já aferventado. O da lata é o mais simples pra maioria das pessoas, mas fica a dica.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS