RECEITA DE BOLO DE ABÓBORA COM COCO
Pra quem ama abóbora e coco, um bolo de abóbora com coco caseiro é puro sonho! Eu, que amo doce de abóbora com coco simples e amo um bolo simples e gostoso, acho o máximo comer uma fatia desse bolo de hoje, que tem sabor de doce, mas com textura de bolo.
Quando eu cismei com a receita, e eu cismei mesmo, fiz onze (!!!) versões nuns 3 dias, ninguém em casa aguentava mais, e só parei quando consegui o bolo que eu tanto queria.
Algumas receitas diziam pra bater a abóbora no liquidificador com açúcar, ovo, óleo ou manteiga, leite ou leite de coco, juntar farinha e acrescentar o coco, mas achei os resultados muito sem emoção e aguados, parecia que faltava tudo.
Daí parti pra outras que sugeriam usar doce de abóbora pronto, o que seria prático, mas os três que fiz desse jeito ficaram doces demais, mesmo tirando o açúcar básico das receitas e ficando só com a doçura do doce.
As receita que levavam pouca farinha ficavam com jeito de pudim e as com muita farinha davam bolos secos.
Então, deixei o doce pronto de lado e resolvi cozinhar um tanto de abóbora pra concentrar o sabor, o aroma e a textura e usar essa base pro bolo.
Como essa base já ficou com a proporção de açúcar de um bolo comum, eu consegui equilibrar a doçura e como a abóbora reduziu bastante no fogo e perdeu o máximo possível de umidade, a massa ficou leve. Assim deu certo!
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- abóbora madura descascada e em cubos de uns 2 cm;
- açúcar;
- coco fresco ralado (ou seco em flocos úmidos);
- canela em pau;
- cravo;
- manteiga;
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- ovo;
- açúcar de confeiteiro pra polvilhar.
Quando quero fazer doce de abóbora, vou atrás da abóbora de pescoço, que se desmancha, mas mantém a textura das fibras. Mas a moranga também dá super certo, só não deixa esses pedacinhos pelo meio da massa.
Se for comprar um pedaço ou em cubos na bandeja, é muito importante conferir a data de processando e da validade pra ter certeza de que não está passada, com aqueles pedaços úmidos e com brilho meio gelatinoso ou com jeito de secos.
A base de abóbora é muito fácil de fazer, só colocar os pedaços numa panela com o açúcar, o coco, a canela em pau e o cravo e cozinhar por uns 40 minutos, até ela se desmanchar, virar uma pasta brilhante e seca. E só precisa mexer de vez em quando, quer dizer, não dá trabalho mesmo.
Em seguida, eu transfiro o doce pra uma tigela, junto a manteiga, que com o calor já vai derretendo e espero amornar por uns 30 minutos. Então misturo as gemas, a farinha, o fermento e incorporo as claras em neve.
Despejo numa fôrma média untada com manteiga e polvilhada com farinha e levo pro forno já aquecido a 180ºC (médio). Asse o bolo por uns 45 minutos, até crescer, firmar e dourar (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Então retiro do forno, deixo amornar por uns 15 minutos e desenformo sobre um prato raso. Deixo esfriar por uma meia hora, polvilho com açúcar de confeiteiro e sirvo com um cafezinho.
Outras receitas pra quem adora abóbora: abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite, como fazer quibebe de abóbora, como fazer um pão de abóbora delicioso e abóbora de forno com ervas.
Outras receitas pra quem adora abóbora: abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite, como fazer quibebe de abóbora, como fazer um pão de abóbora delicioso e abóbora de forno com ervas. Gosto de usar abóbora de pescoço ou moranga, as duas são saborosas e deixam o bolo com uma cor linda.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
14 Comentários
Nossa vc é incrível! !!Vou fazer concerteza esse bolo que lembra fazenda ;quando morava na infância Onde meus pais trabalhavam! ! Um dia ainda vou a SP e quero lhe conhecer! ! Parabéns por ser tão intensa em tudo que faz !!
Oi, Renata! O bolo vale super a pena e fico feliz de que ele tenha trazido boas lembranças pra você! Beijos
Olá! Quero fazer o bolo mas tenho uma dúvida, onde entra o leite de cocô que você citou na introdução? Você disse que colocaria as gemas e o leite de cocô mas depois ele some da receita. Obrigada .
Oi, Fabíola! Você tem toda a razão! Acabei me confundindo com outra versão do bolo que vai leite (são tantas!). Mil desculpas! Beijos!
Muito obrigada pela resposta! Amo seu site e suas receitas, ontem fiz o pão perfumado com ervas e foi um sucesso. Hoje farei seu bolo de abóbora. Até.
Oi, Fabíola! Fico super feliz em saber que o pão deu certo, ele conquista qualquer um! Depois me conte como ficou o bolo, hein! Beijos!
Oi Helo, eu posso cozinhar essa abóbora (açúcar, o coco, a canela e o cravo) ma panela de pressão para ser mais rápido?
Oi, Simone! Pode usar panela de pressão, mas na panela comum também é rápido, porque a abóbora não demora. bjs
Olá Helo! Tudo bem? Fiz esse bolo e adorei! Ficou delicioso. Quase parei no doce, que fica delicioso!!! rs Suas receitas dão água na boca. Obrigada!
Oi, Thalita! Fiquei muita feliz com a sua mensagem! Obrigada você por me acompanhar! bjs
Qual variedade de abóbora foi usada? Nessa receita vai ou não o leite de coco?
Tábita, bom dia!
A gente usou abóbora de pescoço, mas dependendo da região pode se chamar menina. Com abóbora moranga também dá certo.
Nessa receita não entrou leite de coco, como acontece em outras receitas por aí. O coco vem só como coco ralado.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, adoro suas receitas, deliciosas e diferenciadas!
Fiquei na dúvida sobre o ponto da massa, se fica mais mole ou mais consistente.
Quanto a quantidade da farinha de trigo é uma xícara, que equivale a 240 gr?
Obrigada
Rejane, bom dia!
Obrigada pelo carinho. Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com tanto carinho e tanta dedicação que mensagens como a sua são deliciosas de receber.
A massa do bolo de abóbora fica um pouco consistente pelo doce de abóbora, mas não de muito diferente. São mesmo 2 xícaras (chá) de farinha de trigo. A gente usa xícaras de medida padrão, e considera que 1 xícara de farinha de trigo equivale a 120 g.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô