RECEITA DE GELEIA DE LARANJA
Se tem uma geleia que faço muito em casa é essa com laranjas e limões. Adoro o sabor agridoce e a textura pedaçuda dessa geleia que tem tudo a ver com as chimias do Sul e com as marmeladas do mundo inglês, onde marmelada é sempre de cítricos.
Na verdade, eu gosto demais de tudo que leva laranjas, limões e mexericas. Acho delicioso o frescor, a doçura, a acidez e o amargor que eles dão pras receitas, sem falar nas cores lindas de morrer.
Como eu tenho muitas laranjeiras e limoeiros diferentes no pomar, aproveito o tempo das frutas maduras pra fazer potes e mais potes de geleia. Fazendo assim, tenho geleia por meses e ainda dou de presente pras pessoas queridas que costumam ficar bem felizes.
Quando acontece do último pote terminar, corro até algum mercado que venda cítricos orgânicos bem doces, suculentos e com cascas bonitas, e com as frutas vindas de tudo o quanto é lugar do mundo isso passou a ser possível, e faço mais geleia. Como sempre, o importante é ir atrás de laranjas de verdade, com gosto de laranja, aroma de laranja e com as cores variadas que elas têm.
INGREDIENTES E PREPARO
Comi muitas colheradas e testei nem sei quantas receitas de geleia de laranja até chegar à versão que vai aqui.
Por muito tempo, fiz geleias gostosas, mas acho que elas ficaram ainda melhores quando comecei a colocar laranjas variadas na mesma panela. A ideia num dia em que juntei alguns cítricos diferentes na fruteira e achei que a mistura poderia ser interessante. Naquela geleia entraram laranjas bahia, sanguínea, pera, lima, mexerica, limão cravo e limão siciliano e ela ficou tão boa que nunca mais usei um tipo só.
Além das laranjas e dos limões, a receita leva açúcar e um pedaço de canela em pau pra dar mais emoção ao doce.
A receita não é difícil, mas tem algumas etapas e acaba ficando um pouco trabalhosa, mas garanto que uma colherada já é suficiente pra sentir que tudo vale a pena. Só se organizar e fazer a geleia num dia mais sossegado.
Para conseguir uma geleia de sabor intenso de cítricos, mas que não seja amarga, começo aferventando as laranjas e limões. Pra isso, eu coloco todos eles inteiros numa panela grande, cubro com bastante água e aqueço, então conto 2 minutos da fervura, escorro, descarto a água, cubro com mais água limpa e repito o processo mais 2 vezes.
Deixo amornar por uns 5 minutos, depois corto cada fruta nuns 8 pedaços e descarto as sementes e o miolo mais duro. Coloco uma parte da polpa com as cascas no processador ou no liquidificador e bato até triturar e conseguir uma pasta grossa e cheia de pedacinhos, e faço o mesmo com a parte restante.
Passo as frutas trituradas pra mesma panela, junto o açúcar e a canela e aqueça, mexendo até dissolver. Em fogo médio, cozinho a geleia por uns 45 minutos, mexendo de 5 em 5 minutos no começo e direto a partir do momento em que ela encorpa e começa a dourar.
Cozinho até ela ficar bem perfumada, brilhante e encorpada (o líquido quase que some e dá para ver bem o fundo da panela). Então despejo a geleia quente em potes de vidro bem lavados e secos, deixo esfriar por uns 30 minutos e tampo. Se quiser servir no mesmo dia, só deixar esfriar.
Desse jeito, a geleia fica bem na geladeira por mais ou menos 1 mês (descarto quando acontece dela juntar qualquer tipo de bolor na superfície.
Quando quero fazer quantidades maiores pra ter geleia por mais tempo, esterilizo os potes e sigo o processo tradicional caseiro pra conservação como explico no post da geleia de jabuticaba caseira.
Outras ideias
Gosta de geleia caseira? Aqui Na Cozinha da Helô tem como fazer geleia de jabuticaba caseira, geleia de morango caseira e fácil de fazer, geleia de maçã caseira, geleia caseira de amora e framboesa.
A geleia vai bem pão de mandioca da roça, pão de fubá do Sul ou pão de fubá cozido, pão maravilhoso na panela de ferro, bisnaguinhas muito fofas em casa, pão sueco bem crocante, receita de ricota fresca cremosa, com queijos mais ou menos curados, frios e embutidos e carnes assadas como pernil de cordeiro assado francês ou gigot d’agneau de 7 heures, pernil assado e perfumado de festa, Peru dourado com ervas no forno.
Outras geleias aqui Na Cozinha da Helô: como fazer geleia de jabuticaba caseira, geleia de maçã caseira, geleia de morango caseira e fácil de fazer e geleia caseira de amora e framboesa Capriche na escolha das laranjas e dos limões, quanto mais doces, de cascas bonitas e coloridas e variados, melhor a geleiaINGREDIENTES
Preparo
NOTAS