COMO FAZER RICOTA CASEIRA
Hoje a gente vai te ensinar a receita de ricota fresca cremosa!
Muita gente (o meu marido inclusive) diz que ricota não tem gosto de nada. Eu gosto de ricota e penso de outro jeito, mas é verdade que muitas das comuns não têm mesmo muita emoção, são quase blocos de isopor esfarelento.
Só que, ainda bem, nem sempre é assim, tem muita ricota por aí. Eu gosto da ricota da Roni, da Bufalat ou da Bufalina, da Atilatte e da Casa da Ovelha e, com elas, preparo tortas italianas, pastas variadas e incremento minhas saladas.
Mas além desses laticínios que preparam ricotas úmidas e deliciosas e com leites de vaca, búfala, cabra ou ovelha, a gente ainda e que agregam valor ao prato, há sempre a possibilidade de preparar a receita em casa, e isso a gente adora.
Faço ricota tanto quando não tenho alguma dessas boas por perto, como quando me dá vontade de fazer em casa um queijo leve e cremoso pra passar no pão ou pra acompanhar uma salada de frutas ou de folhas. E até pra comer numa tigela com açúcar e canela. .
É uma ricota simples, feita com leite de caixinha ou com o leite pasteurizado gelado que a gente encontra no balcão refrigerado dos mercados, mas fica bem gostosa.
Parece difícil, mas é ultra simples e fácil e quem gosta de derivados de leite deveria experimentar.
A RECEITA
Os ingredientes são bem simples e são só 3:
- leite integral de caixinha ou pasteurizado gelado (de vaca ou de cabra);
- vinagre de vinho branco;
- sal
Na hora de preparar, eu coloco o leite numa panela média e aqueço. Quando surgirem bolhinhas nas laterais, e antes de ferver, eu retiro do fogo e junto o vinagre. Misturo por uns 30 segundos, acrescento o sal, mexa por mais 30 segundos. Na hora, os pedacinhos dos sólidos já começam a se separar do soro, que fica amarelo esverdeado.
Eu cubro com um pano limpo e deixo repousar em temperatura ambiente por 30 minutos.
Em seguida, eu forro uma peneira grande com um pano limpo e usando uma concha, eu transfiro tudo pra peneira. Gosto de usar uma concha e não de despejar porque a ricota é muito delicada. E deixo escorrer por 30 minutos sem apertar.
Passo a ricota pra uma tigela e sirvo em seguida se quero a ricota em temperatura ambiente, ou cubro com filme plástico e guardo por até 3 dias na geladeira.
Dá pra servir a ricota em temperatura ambiente, assim que fica pronta, ou gelada.
A receita não rende muito, mas fica bem gostosa.
Acompanhamentos
Experimente a ricota com as nossas receitas do pão de leite delicioso, das bisnaguinhas feitas em casa, das argolas crocantes de centeio, do pão crocante finlandês com muitas sementes, do pão sueco bem crocante, do pão maravilhoso na panela de ferro e do pão rústico de ervas. Sucesso na certa!
Nesse vídeo do canal Na Cozinha da Helô do youtube você pode aprender como fazer o receita de pão de leite.
Experimente a ricota com as nossas receitas do pão de leite delicioso, das bisnaguinhas feitas em casa, das argolas crocantes de centeio, do pão crocante finlandês com muitas sementes, do pão sueco bem crocante, do pão maravilhoso na panela de ferro e do pão rústico de ervas. Sucesso na certa! Se quiser, junte mel e sirva com frutas frescas, ou acrescente sal, ervas, azeites e fique com uma pasta deliciosa pra acompanhar um pão.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Hello posso subistitir o vinagre de vinho pelo de maçã
Oi, Polliana! Pode substituir sim, sem problemas! Bj
oi Helô! ótima receita como sempre. quantas gramas de ricota rende geralmente?
Ana, boa tarde!
O rendimento varia bastante, pois depende do teor de gordura do leite utilizado.
1 L de leite sem lactose e mais magro rende uns 250 g de ricota, enquanto 1 L de leite integral pode chegar a uns 350 g.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Mas esse não seria o queijo cotagge? Ricota é feita após a retirada do queijo, e ferve-se o soro. Só então retira-se a ricota ou na minha região, puina. Estou adorando ler suas receitas e o carinho da história sobre elas. Logo farei as panquecas e quero colocar ricota com “chimia” de uva.
Mariana, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Por aqui é ricota, mas pode ser que, na sua região seja cottage. O que importa é que é uma delícia.
As panquecas com a ricota e a chimia de uva ficarão muito gostosas.
Conte depois pra gente o resultado.
Abraços, Ana e Helô
Helo boa noite!!Am o as tuas receityas, assisto sempre que posso teu programa SAbor E Arte.
Graveia receitado bolo de fubá cozido.Estou imrimindo algumas receitas tuas.
Obrigada. Sou de Curiiba
Leatrice, bom dia!
Que gostoso saber! Obrigada pelo carinho!
No canal do youtube Na Cozinha da Helô eu tenho uns 70 vídeos ensinando muitas receitas, inclusive mais um com o bolo de fubá. Acho que você vai gostar.
Abraços, Helô