RECEITA DE PÉ DE MOÇA
Hoje é dia de aprender como fazer pé de moça de Piranguinho, um doce mineiro feito com amendoim e leite condensado e que é delicioso, guloseima pura.
Já falei de Piranguinho, a cidade mineira que, de quase 80 anos pra cá, virou a capital do “pé de moleque, com barracas vendendo o doce espalhadas pelas ruas.
As barracas são conhecidas pela cor – barraca amarela, barraca branca, barraca laranja e outras mais. Elas vendem dois doces bem doces, mas que valem da primeira à última mordida.
Um é o pé de moleque de Piranguinho amendoim torrado e moído engrossado com rapadura, e por isso fica bem escuro, bem diferente do pé de moleque paulista, e o pé de moça de hoje
Apesar do primeiro ser mais famoso e reinar na festa junina, quando os pés de molequeiros se unem e preparam o maior pé de moleque do mundo, o segundo tem fãs aos montes, e eu faço parte desse grupo.
Ois dois doces de Piranguinho têm tudo a ver com as festas juninas, mas são gostosos sempre, não importa o mês do ano.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra preparar a receita, a gente precisa de:
- açúcar;
- amendoim torrado;
- manteiga;
- chocolate em pó (ou cacau em pó que deixa felizes os intolerantes ao glúten);
- leite condensado;
- açúcar cristal.
A receita não é complicada e o método é bem parecido com o que a gente usa pra fazer outros docinhos de festa, como brigadeiro de enrolar e beijinho de antigamente.
Numa panela média, eu misturo o amendoim torrado e salgado e inteiro com açúcar e manteiga só até dissolver. Paro de mexer e deixo no fogo, movimentando a panela de vez em quando, até chegar ao ponto de caramelo.
Nessa hora, com muito cuidado pois é bem quente, junto o chocolate e o leite condensado e mexo até chegar ao ponto de brigadeiro pra enrolar, até a mistura se descolar da panela formando pregas.
Então, despejo numa assadeira untada, espero amornar, corto em pedaços de uns 3cm e rolo no açúcar cristal.
O docinho se conserva bem num pote fechado por uns 3 dias, até 1 semana, mas quase sempre acaba antes.
Outras receitas pra festa junina: bolo de milho de liquidificador, geleinha de cachaça, arroz doce de casa de avó, quadradinhos de batata doce de festa junina e bolo de abóbora com coco caseiro.
Outras receitas pra festa junina: bolo de milho de liquidificador, geleinha de cachaça, arroz doce de casa de avó, quadradinhos de batata doce de festa junina e bolo de abóbora com coco caseiro. A assadeira untada com manteiga ou a bancada também untada com manteiga resolvem, mas papel manteiga ou tapete de silicone são bem mais práticos.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
1 Comentário
Amei, receita como sempre deu super certo.Ja é a segunda vez que faço somente essa semana.