RECEITA DE DOCINHO BICHO-DE-PÉ
Quer aprender como fazer o docinho bicho-de-pé? Vou te ensinar!
Esse docinho rosa rolado no açúcar, macio e com gosto de leite condensado chegou arrasando no início dos anos 1980. e todo mundo gostou tanto dele que virou clássico num minuto.
Quem mordia o doce, que diziam ser um “brigadeiro rosa”, não só gostava, como queria mais e mais. Não era brigadeiro de enrolar, porque não tinha chocolate, não era beijinho tradicional, porque não tinha coco, mas de onde vinha o rosa?
No começo, era um mistério, mas a receita se espalhou em pouco tempo e todos descobriram que o rosa vinha da gelatina vermelha.
Segundo a fundadora da doceira Amor aos Pedaços, que seria a criadora do bicho-de-pé e tem até a patente, o doce é irresistível, não dá pra parar de comer, assim como a coceira de quem está com bicho-de-pé.
Cor de rosa
Há quem use preparado matinal sabor morango no bicho-de-pé, mas eu confesso que experimentei e não gostei do sabor e nem do excesso de açúcar, mas isso depende de cada um. Na falta da gelatina vermelha, dá pra usar.
Fiz uma receita que dizia pra usar gelatina de morango em pó, que ficou rosa, mas não gostei do sabor artificial do morango.
Pesquisando, achei uma versão sem gelatina e com morangos frescos processados e peneirados, misturados ao leite condensado, quer dizer, um docinho de morango de enrolar. Ficou gostoso, mas a cor era mais bege, nada de rosa, e o sabor não tinha nada a ver com bicho-de-pé.
A minha versão ficou com:
- leite condensado;
- manteiga;
- gelatina em pó vermelha sem sabor;
- açúcar pra rolar o docinho;
- manteiga pra untar.
PREPARO
O preparo da massa é quase igual ao do brigadeiro, as diferenças ficam por conta da gelatina e por não ter chocolate em pó. E, no final, no lugar do chocolate granulado vai açúcar comum.
Primeiro, eu aqueço o leite condensado com a manteiga e, sempre mexendo, pra não grudar nem queimar no fundo, e tomando cuidado, pois a mistura espirra bastante e é muito quente, deixo no fogo baixo por 15 a 20 minutos. A massa vai ficar brilhante e com um colorido mais forte e a panela comece a chiar.
Então, retiro do fogo, misturo a gelatina até dissolver, passo pra um refratário untado com manteiga e deixo esfriar por umas 3 horas pra firmar.
Pra moldar, unto as mãos com um pouco de manteiga, pego porções de massa com uma colher de chá, enrolo fazendo mais ou menos 24 bolinhas. Rolo cada uma delas no açúcar comum e coloco nas forminhas de papel.
Sirvo em seguida, ou guardo num pote fechado por 2 a 3 dias, ou congelo já nas forminhas por até 3 meses e descongelo naturalmente e sem destampar pra não melar.
SERVIR
Hoje, toda mesa de aniversário tem e eu faço parte daqueles que deixam o brigadeiro de lado e ficam com o uma boa receita de bicho de pé, o docinho rosa.
Pra completar a festa com docinhos tradicionais, experimente preparar beijinho de antigamente, brigadeiro de paçoca, olho de sogra de antigamente e brigadeiro de enrolar.
INGREDIENTES
- 1 e ½ xícara de leite condensado (normalmente, 1 lata de 395g)
- 25 g de manteiga
- ½ envelope de gelatina em pó vermelha sem sabor (6 g)
- 1/3 de xícara de açúcar refinado para rolar, aproximadamente (50 g)
- Manteiga pra untar
Preparo
- Numa panela média, alta e de fundo grosso, aqueça o leite condensado e a manteiga, mantendo sempre o fogo baixo.
- Sempre mexendo, pra não grudar nem queimar no fundo, e tomando cuidado, pois a mistura espirra bastante e é muito quente, cozinhe por uns 15 minutos, até que a massa fique brilhante e com um colorido mais forte e a panela comece a chiar.
- Retire do fogo, misture a gelatina até dissolver, passe para um refratário untado com manteiga e deixe esfriar por umas 3 horas para que o docinho mantenha a forma ao enrolar.
- Pra moldar, unte as mãos com um pouco de manteiga, pegue porções de massa com uma colher de chá, enrole fazendo bolinhas. A massa rende mais ou menos 24 docinhos.
- Coloque o açúcar num prato fundo, role nele os docinhos e transfira para as forminhas.
- Sirva em seguida ou guarde num pote fechado em temperatura ambiente por 2 ou 3 dias.
- Se quiser, congele já nas forminhas por uns 3 meses e, sem abrir o pote pra não melar, deixe descongelar naturalmente.
Pra completar a festa com docinhos tradicionais, experimente preparar beijinho de antigamente, brigadeiro de paçoca, olho de sogra de antigamente e brigadeiro de enrolar.
NOTAS
Se não encontrar a gelatina vermelha sem sabor, use gelatina de morango, mas o docinho será mais doce e terá sabor de morango.
35 Comentários
O ponto seria o ponto de brigadeiro? E cadê o sabor de morangos, se a Gelatina é sem sabor?
Oi, Cintia! Sim, é o ponto de brigadeiro. Essa receita não vai o sabor de morango, acho que fica muito doce e com um sabor artificial. Mas mesmo assim, esse docinho é uma delícia! Beijos
Esses doce tem gosto de infância lembro da minha mãe
Oi, Claudia! Fico feliz que a receita tenha trazido uma lembrança tão querida! Bjs
Oi, boa tarde!! E se colocar a gelatina de morango diet, será que fica bom??
Oi, Giselda! Olha, nunca usei geleia de morango diet nem leite condensando light no bicho de pé. Vale tenta! Se fizer, adoraria saber o resultado! Quanto ao suco em pó, acho complicado, porque não tem gelatina, então não firma e não dá consistência gelatinosa do bicho de pé e que o brigadeiro tem pelo chocolate. Espero ter ajudado! bjs
O bicho de pé não tem sabor de morango! Só leite condensado, as pessoas começaram a fazer usando a gelatina de morango, mas não é o original.
Preciso de uma receita de bicho de pé verde e não posso usar gelatina, o que vc sugere?
Oi, Majo! Você pode usar o leite condensado com leite de coco e gotas de chocolate verde, e cozinhar até o ponto de enrolar. Beijos
Oi Maria eu uso o leite condensado, manteiga e pó para suco de limão!!! Fica Mara!!!!!!
Oi Gyselle, trocar a gelatina pelo suco em pó tbém dá certo?? O resultado é o mesmo??
Pó de sorvete sabor morango, fiz e ficou maravilhoso, e no final do preparo 50 grs de chocolate branco nobre picado, usei o laka.
Eliana, boa tarde!
Deve ter ficado bem gostoso.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô! Tive uma dúvida quanto a gelatina em pó, você a mistura no doce sem diluí-la? Eu tentei fazer de duas maneiras: primeiro, joguei a quantidade em pó no doce e misturei, porém não dissolveu bem e deu algumas bolinhas; segundo, dissolvi a quantidade de gelatina em um pouco de água e depois a misturei no doce, o que deixou a sua textura meio estranha. Como você faz? Obrigada desde já, receita maravilhosa!
Oi Maristela! Realmente misturei sem diluir antes porque uma vez dilui em água e textura ficou mesmo meio estranha. Lembre-se de misturar rápido pra dissolver as bolinhas. Beijos!
Oi, Helô! Tive uma dúvida quanto a gelatina em pó, você a mistura no doce sem diluí-la? Eu tentei fazer de duas maneiras: primeiro, joguei a quantidade em pó no doce e misturei, porém não dissolveu bem e deu algumas bolinhas; segundo, dissolvi a quantidade de gelatina em um pouco de água e depois a misturei no doce, o que deixou a sua textura meio estranha. Como você faz? Obrigada desde já, receita maravilhosa!
Oi, Mariah! Misturei sem diluir antes porque uma vez dilui em água e textura ficou mesmo meio estranha. Lembre-se de misturar rápido pra dissolver as bolinhas. Beijos!
Fiz e ficou maravilhoso!!! Meus convidados amaram e juraram que tinha morangos..kkkk
Oi, Solange! Que legal!!! Ninguém resiste, né? Bjs
Dilui a gelatina vermelha sem sabor em leite morno e depois misturei na panela, deu super certo e ficou maravilhoso!!
Segui a receita a risca e coloquei a gelatina na mistura super quente e mandei força no braço pra dissolver e deixar bem homogêneo, mas infelizmente ficaram várias bolinhas de gelatina na massa e o doce ficou parecendo ovo de dinossauro… kkkkk tô rindo pra não chorar porque deu ruim no meu docinho.
Oi, Carol! A gelatina deverá estar bem seca, pó mesmo, e assim ela se dissolve bem sem deixar grumos. Já aconteceu comigo, um dia na praia, a gelatina estava úmida e não se desmanchou direito. Mas não desanime!! Bjs
Helô obrigada pela sua resposta e atenção, mas a gelatina era nova e eu coloquei o pó direto na mistura quente, a gelatina estava super seca e comprei o produto de ótima qualidade, enfim eu segui certinho sua receita, mas não deu certo! Não sei o que fazer pra dar certo da próxima vez 🙁
Tentei fazer ontem e deu errado. A textura ficou parecendo de chiclete, e nao dava nem pra enrolar. A massa nao “aceitava” . Segui a receita certinho, a unica coisa foi que coloquei na geladeira, em vez de apenas deixar esfriar fora da geladeira. Será que foi isso que alterou a textura do doce ? obrigada !
Oi, Aline. Colocar para esfriar na geladeira poderia endurecer mais a massa, mas algo que eu não sei explicar deve ter acontecido para desandar tudo. Sinto muito que não deu certo, mas não desista e tente de novo, na cozinha é assim mesmo, vários acertos e erros até chegarmos no resultado que queremos. Bjs
Muito bom seu site!
Oi! Fico feliz que tenha gostado! Bjs
Qual é o rendimento dessa receita? E para servir numa festinha, devo fazer com dois dias de antecedência como habitual? Com 3 dias já altera sabor ou textura? Obrigada
Oi, Gisele! Como disse no texto, a receita rende 30 unidades e guardando os docinhos num pote fechado em temperatura ambiente, ele dura por 2 ou 3 dias. Congelado já nas forminhas, duram por uns 3 meses, mas olha, não pode abrir o pote, para não melar, e deixe descongelar naturalmente. Espero ter ajudado! bjs
O melhor bicho de pé, é o feito com Nesquik.
Experimente vcs vão amar!
Bjs
Oi, Jaqueline! Nunca experimentei com Nesquik, mas acho que isso que é gostoso na cozinha, cada casa tem o seu jeito. Sempre vale experimentar! bjs
Bom dia !!! O melhor bicho de pé que já experimentei na vida foi da amor aos pedaços. ..e no site deles tem os ingredientes segue
Bicho de Pé
Ingredientes: BICHO DE PÉ (leite condensado (leite, açúcar e lactose), gema, xarope de glucose, água, gelatina neutra e corante artificial) E AÇÚCAR.
Camila, boa tarde!
O bicho de pé da Amor aos Pedaços é muito gostoso mesmo.
O difícil hoje em dia é encontrar a gelatina vermelha sem sabor que antes se achava em qualquer supermercado. A saída é a gelatina incolor com gotas de corante. No caso do corante, é importantíssimo procurar um corante para alimentos que seja de boa qualidade, de preferência natural.
Abraços, Ana e Helô
Helô boa tarde!
Sou apaixonada pelo bicho de pé do Amor aos pedaços, odeio esse negócio de gosto de morango artificial no docinho rsrs…
Nos ingredientes do doce do amor , consta xarope de glucose esse ingrediente faz alguma diferença em sabor ? essa seria minha primeira pergunta, segunda essa sua receita fica parecida com a deles?
Oi Vanessa, tudo bem! Bom saber que você também gosta de docinhos (e dos de verdade).
Bicho-de-pé: sim, fica praticamente igual ao deles!
Maçã do amor: o karo ajuda a casquinha ficar quebradiça, com a textura certa, ainda mais com o nosso clima úmido. Como é um xarope de milho, não tem problema… bjs!