RECEITA DE TENDER NA CERVEJA COM MAÇÃS
Que tal fazer diferente e preparar um tender na cerveja com maçãs?
Eu sou do time “adoro tender” e não deixo de pegar pelo menos uma fatiazinha, mesmo com a mesa cheia de pratos mais diferentes.
Afinal de contas, desde que me conheço por gente, não há ceia de Natal ou de ano novo sem o tender preparado pela minha mãe, o tender com perfume de laranja e especiarias .
Por anos a fio, ela fez aquele tender imenso, o pernil cozido e defumado inteiro e com osso, mas com o passar do tempo e o quase que sumiço desse grande, a versão “bolinha” desossada assumiu o lugar.
A receita sempre foi aquela clássica, o tender cozido numa mistura de vinho branco e suco de laranja, depois levemente “quadriculado” na parte de cima e espetado com cravos, besuntado com manteiga, regado com mais suco de laranja e levado ao forno pra dourar.
Absolutamente nada contra essa receita tradicional, que é deliciosa, mas às vezes é bom variar, ainda mais pensando naqueles que amam tender e querem tender nas mesas de Natal e da passagem do ano.
Comecei a pensar no assunto e resolvi preparar um tender com ingredientes que vira e mexe aparecem em receitas inglesas de carnes assadas: cerveja escura, cebolas, maçãs e melaço de cana.
Os ingredientes e o preparo
Pra preparar a receita, a gente precisa de:
- tender bolinha;
- cerveja escura, stout de preferência
- cebola;
- tomilho;
- maçã;
- manteiga
- melaço de cana.
Quanto à cerveja, usei uma garrafa de 600ml de stout, que dá sabor intenso do malte o molho, mas use a cerveja escura que quiser.
A quantidade de cebola pode até parecer grande, mas é essencial pra deixar o molho diferente e gostoso, além de compensar o amargor da cerveja (a maçã também ajuda).
Como o tender já é cozido e tem uma pele grossa (os artesanais vêm com um tanto de gordura e de couro que até pururucam), a marinada não é imprescindível, o processo é rápido, tudo se resolve numas 3 horas.
Eu coloquei o tender com a cerveja, a cebola fatiada, o tomilho e uma maçã descascada e picada numa panela e cozinhei por mais ou menos 1h em fogo alto, até a carne amaciar um pouco e o molho reduzir pela metade encorpar (a cebola e a maçã amolecem um tanto).
Em seguida, passei o molho todo pra uma assadeira, besuntei o tender de todos os lados com um pouco da manteiga e o melado e levei ao forno por quase 1 hora pro molho reduzir ainda mais e o tender dourar bastante.
Enquanto isso, descasquei e cortei as outras maçãs em quatro e dourei os pedaços na manteiga restante. Na hora de servir, espalhei o molho na travessa, coloquei o tender por cima e maçãs macias e douradas ao redor.
SERVIR
É claro que ficou muito diferente do tender com laranja da minha mãe, que sempre foi e sempre será o tender da minha vida, mas gostei da nova versão.
Como sempre fiz nos dias seguintes às ceias com tender, fatiei fininho o pedaço que sobrou e montei uns sanduíches demais de bons.
Pra acompanhar, que tal experimentar a batata cremosa de forno, o suflê de espinafre ou até a receita de vagem na manteiga?
E se você quiser uma terceira receita de tender, a gente tem o tender ao mel com mostarda e vinho branco?
Pra acompanhar, que tal experimentar a batata cremosa de forno, o suflê de espinafre ou até a receita de vagem na manteiga? Como sempre fiz nos dias seguintes às ceias com tender, fatiei fininho o pedaço que sobrou e montei uns sanduíches demais de bons.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Helo posso substituir a cerveja por vinho ou algum suco nesta receita de tender?
As crianças não vão gostar do amargor.,,
Obrigada!
Lycia, boa noite!
Será que elas gostariam da receita do tender com perfume de laranja e especiarias? É uma receita mais neutra e sempre agrada.
A gente não experimentou, mas talvez suco de maçã possa substituir a cerveja.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô