Como fazer um bolo de figo delicioso
Aqui vai a receita de um bolo de figo e nozes que eu adoro. É gostoso, é lindo e é chiquezinho. Fica bom no café da manhã, no lanche, num brunch, no chá da tarde como sobremesa.
Eu quase que vivo de pão, queijo e frutas, e os figos e as mangas estão no topo da lista das preferidas. Eu adoro morder um figo doce e bem maduro da região de Valinhos, perto de São Paulo e, quando viajo na época dos figos, eu vou atrás dos franceses da Provence e dos missions roxíssimos da Califórnia, que são sensacionais.
O fato é que as riquezas de sabor, de perfume e de textura do figo fazem com que ele faça bonito em receitas doces e salgadas e sempre que posso, faço uma ou outra coisa com ele.
Importante
É importante escolher figos bem roxos e maduros, que são bem doces e ainda podem entrar nas receitas com casca, dando um colorido incrível e muito sabor ao prato.
Quando resolvi fazer um bolo de figo que tivesse muito gosto de figo e não queria usá-los secos ou geleias, resolvi usar a minha receita de confit perfumado de figo, que é deliciosa e muito simples de fazer. A receita do confit tem que ser preparada com umas 8 horas de antecedência pra ficar boa pra valer, só assim o sabor e o aroma se concentram.
Não se esqueça de deixar pra trás o caldinho do confit, pois em excesso ele desequilibra a massa. Mas não jogue o caldinho fora, ele é delicioso tanto pra servir com o bolo pronto, como pra comer com iogurte ou com sorvete.
Pra fazer a receita, a gente precisa de:
- figos confit preparados com a receita do confit perfumado de figo;
- óleo vegetal;
- açúcar;
- ovo;
- iogurte natural;
- raspas de limão;
- farinha de trigo;
- bicarbonato de sódio;
- fermento químico;
- sal;
- nozes, castanhas de caju ou do Brasil/Pará, amêndoas ou pistaches grosseiramente moídos – o que preferir
- manteiga pra untar
Como figo combina com nozes, amêndoas, castanhas de caju e do Brasil/Pará e pistaches, resolvi incluir um pouco de qualquer um deles na receita e nem preciso dizer que valeu a pena.
Fiz uma receita pequena, daquelas pra não sobrar. Desse jeito, ele acaba antes de começar a secar e a gente já pensa no bolo seguinte!
Pra fazer o bolo, eu começo aquecendo o forno a 160ºC (médio-baixo). Com a temperatura mais baixa, a massa que é mais úmida pelo figo, tem tempo de cozinhar totalmente antes de dourar demais por fora.
A receita é só de misturar, nada de claras em neve, nem de batedeira pra sujar.
Numa tigela, eu coloco os figos (corto cada um deles nuns 4 pedaços), junto o óleo, o açúcar, o ovo, o iogurte e as raspas de limão, misturo a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e as nozes.
Mexo só até conseguir uma mistura homogênea, mas com os pedaços de figo pelo meio, coloco na fôrma e asso por uns 45 minutos. até que o bolo esteja crescido, dourado e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Contei 1 hora de preparo pensando em fazer a receita do confit perfumado de figo, mas se ele já estiver pronto esse tempo cai pela metade. O preparo da massa do bolo é bem rápido.
SERVIR
Depois de esfriar por uns 10 minutos, eu desenformo o bolo e sirvo ainda quente, morno ou frio. Com uma chuva de açúcar de confeiteiro o bolo fica ainda mais gostoso.
A maior prova do sucesso? O bolo some em muito pouco tempo! Já servi com sorvete de baunilha de verdade baunilha, mas com iogurte bem cremoso ele ficou escandalosamente bom.
Se você adora figo, como eu, acho que precisa experimentar uma das minhas receitas preferidas, que é a da torta francesa de figo e amêndoa.
Sirva com sorvete de baunilha de verdade, chantilly de verdade ou com iogurte bem cremoso. Um bolo que vai bem no café da manhã, no lanche ou na hora da sobremesa.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
17 Comentários
Receita bem prática, vou fazer
espero que você goste!!
Helô querida!!!! Fiz o bolo ontem no final da tarde perfumou a casa toda…. Hoje servirei no café da manhã, puro luxo! Os figos CONFITADOS viraram um vício por aqui, precisei fazer pela terceira e correr para usar no bolo…. Muito obrigada por sua generosidade em partilhar tanta doçura, uma beijocona no teu core♥️
Oi, Katia! Que mensagem deliciosa de se ler! Obrigada você pelo comentário, pelo retorno e por me acompanhar! bjs
Helô, este bolo de figo já é presença constante por aqui , já fiz 4 vezes. Amei . Na última vez, esta semana, de oleaginosas eu só tinha um pouco de xerem de amêndoas e acho que não ficou tão bom. Fica mesmo muito melhor,oleaginosas grosseiramente picadas . O xerem toma um protagonismo que não é dele, e não farei de novo assim. Mas a receita é impecável e seu bom gosto, indiscutível. Obrigada!
Bia, boa noite! Que delícia saber que uma das nossas receitas querida já faz parte da sua vida. QUanto ao xerém, isso acontece na vida, ainda mais nesses tempos difíceis. No sábado, fiz uns pãezinhos que teoricamente levam nozes e, como não tinha, usei xerém. Ficaram excelentes e foi prático, pois não precisava picar. Mas nem sempre as trocas funcionam …Só experimentando pra saber e trocando experiências.
Obrigada, Abraços, Ana e Helô
Olá! Gostaria de saber como utiliza o “fermento químico” que aparece em ingredientes, mas não no preparo.
Salete, boa noite!
Coloque com o bicarbonato.
Obrigada pela ajuda, a gente realmente deixou passar na hora de escrever o preparo e a receita já foi atualizada. Só com colaborações como a sua o Na Cozinha da Helô poderá ficar cada vez melhor.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada a você Helô. Adorei suas receitas, a forma e o carinho do seu detalhamento. Já coloquei sua página como “favorita”.
Salete, bom dia!
Felizes!!! Bom demais em saber que a página já está como favorita.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Já fiz o confit, reservei pra fazer o bolo, servi os figos com iorgute q fiz. É de encantar esse confit. Obrigada. Mas tarde preparar esse bolo. Grande abraço. Parabéns!!! Que venha ser como o bolo de fubá da sua vó q agora é receita oficial de nossa casa. Muito grata!!
Como que faz o confir de figos?
Lilian, boa tarde!
A receita está no site: Como fazer confit perfumado de figo.
Abraços, Ana e Helô
Cheguei aqui pelo acaso, e na primeira receita, já amei. Esse bolo de figo fez sucesso, substituímos a farinha de trigo por 90g de farinha de arroz. Ficou super leve e delicioso.
Daiana, boa tarde!
Que gostoso saber que você aproveitou a receita, fez substituição por farinha de arroz, ficou feliz com o resultado e o bolo passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Fiz hoje, para o aniversário da minha mãe, ficou maravilhoso
Raquel, bom dia!
Que gostoso saber que vocês aproveitaram a receita num momento tão lindo e que o bolo agora já faz parte da sua cozinha. Eu, que adoro figos, amo esse bolo.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô