RECEITA FÁCIL E DELICIOSA DE FIGO CONFIT
Hoje vou te ensinar como fazer confit perfumado de figo. Uma receita deliciosa e muito fácil, na verdade, quase impossível ser mais simples de preparar. A gente também poderia chamar de figo confitado ou figo cozido bem devagar nos próprios sucos ou compota só de figo (só limão e, no máximo, um tiquinho de mel).
A receitinha básica e versátil, vai bem na hora do café da manhã, do aperitivo, do almoço e do jantar e da sobremesa.
Gosto dos figos com sorvete, com iogurte cremoso, com queijos curados brasileiros e com os clássicos roquefort, gorgonzola, brie e camembert, com queijos de cabra, com embutidos (com presunto cru fica o máximo), com salada de rúcula e de agrião. Eles também vão bem em molhos pra servir com carnes vermelhas e aves.
Eu, que adoro figos, sempre preparo uma receita maior pra usar uma parte na receita do bolo de figo e nozes delicioso.
A experiência
Eu adoro frutas e vivo inventando jeitos de preparar receitas gostosas com elas. Como figo é uma das que eu mais amo e, no tempo certo, a gente encontra muitos bons por aí, eu pensei em pegar uma bandeja e fazer alguma coisa muito gostosa com ele.
A ideia era fazer alguma coisa muito simples, mantendo um tanto do sabor da fruta, mas de um jeito bem concentrado.
Eu queria usar o figo inteiro, com a casca e com a polpa, que se complementam de um jeito delicioso em sabor, em textura e nas cores. Além disso, a casca protegeria a polpa e manteria os figos inteiros, eu não queria a fruta despedaçada.
E como a ideia era ter gosto simplesmente de figo, resolvi quase que só ele na receita. Decidi acrescentar só um pouco de limão pra ter uma pontinha de acidez, acentuar o sabor e a cor do figo e nada de açúcar, a doçura vem só da fruta. E deu certo.
No meu primeiro teste, eu aqueci os figos com o limão por uns 10 minutos e retirei do fogo. Como imaginava preparar um bolo de figo só no outro dia, deixei a panela num canto, até que, depois de umas 3 horas eu percebi que o figo ainda poderia murchar.
Resolvi voltar com a panela pro fogo pra reduzir um pouco mais e descobri que esse descanso com mais um pouquinho de fogo depois transformou a receita numa coisa muito melhor.
Eles ganharam tanta cor, sabor e perfume que decidi fazer a receita desse jeito: fogo, descanso, fogo de novo e descanso de novo e assim ela ficou . Até experimentei com um descanso de meia hora, mas o resultado com 3 horas foi muito melhor.
COMO FAZER
Separar e preparar os ingredientes mal leva cinco minutos:
- só lavar os figos muito bem, descartar a ponta dos cabinhos,
- colocar todos eles bem juntos numa panela de pequena pra média (são só 8 figos e eles murcham bastante, mas no começo soltam líquido),
- juntar o suco de limão.
Em seguida, eu aqueço a panela e deixo o figo cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos, até ele murchar bastante, soltar um líquido avermelhado, depois reduzir um pouco e formar uma caldinha.
Então, eu desligo o fogo, tampo a panela e deixo o figo descansar por umas 3 horas.
Depois do descanso, eu volto com a panela destampada pro fogo e cozinho por mais 10 minutos, até o figo ficar brilhante e a caldinha secar. Então, retiro do fogo, deixo repousar por mais 3 horas e já dá pra usar.
Os dois descansos são super importantes e compensam cada segundo de espera.
Quando esse segundo descanso termina, o confit já fica bem gostoso. Mas se der pra deixar o figo descansar por umas 12 horas, e até por uma semana, antes de servir, o sabor, a textura e o aroma só vão melhorar.
SERVIR
Ideias de receitas pra servir com o confit de figo: bolo amanteigado de baunilha, bolo de amêndoa com raspas de limão, sorvete de baunilha de verdade. E se você gosta de figos, acho que vai adorar as receitas da Torta francesa de figo e amêndoa e do picolé de figo com iogurte e mel delicioso .
Ah, e falando de mel, se quiser dar só um toque de doçura ao confit, junte 1 colher (sopa) de mel, que tem tudo a ver com figos.
Quando encontro figos bem doces e sei que vou ter gente em casa na semana, eu preparo umas 2 ou 3 caixas de uma vez e guardo por até uma semana num pote fechado na geladeira.
Ideias de receitas pra servir com o confit de figo: bolo amanteigado de baunilha, bolo de amêndoa com raspas de limão, sorvete de baunilha de verdade. Se quiser adoçar a receita, junte 1 colher (sopa) de melINGREDIENTES
Preparo
NOTAS