RECEITA DE PÃO DE FUBÁ COZIDO E MACIO
Já ouviu fazer do pão de fubá delicioso e macio que é feito no Sul do Brasil? É um pão com bastante gosto de milho, tanto que tem gente que chama de pão de milho, mas também é conhecido por pão de fubá cozido ou de fubá escaldado.
Ele fica com casquinha fina e dourada e o miolo úmido e fofinho, nada a ver com os pães secos e sem sabor de milho que a gente vê por aí.
O SEGREDO DO PÃO DE FUBÁ COZIDO
Há uns 10 anos, comi uma fatia desse pão quente e com manteiga caseira na casa de uma família que morava perto do Caminho de Pedra de Bento Gonçalves e fiquei apaixonada.
Fui atrás porque da rua dava pra sentir um cheio muito maravilhoso do pão no forno e alguém disse que tinha que experimentar, que era o melhor e sumia num minuto, fazia fila de gente querendo.
Era um pão simples, delicioso, cheio de amor e de carinho e caseiro mesmo. Ele moía o fubá, ela pegava os ovos do galinheiro e fazia a massa, ele cuidava do braseiro no forno de barro que ficava na saída da cozinha, assava e vendia.
Puxei conversa e ela disse que era o pão de todo dia da vida, que tinha aprendido a receita com a mãe e a avó e que era bom porque era diferente.
Falou que tinha gente que só trocava uma parte do trigo por fubá e mistura a massa como se pra fazer pão de trigo comum, mas que ela achava desse jeito o pão ficava seco e sem gosto de milho.
Além do fubá artesanal e do ovo caipira, ela começava tudo com a polenta na panela e, fazendo assim, o fubá umedecia, ficava mais saboroso e dava uma massa macia. Ela falou que a receita também levava trigo porque só com fubá o pão não ficava com boa textura, mas que a polenta realçava o gosto de milho.
Quer dizer, o mesmo método que a minha avó sempre usou pra fazer o bolo de fubá macio, que fica úmido sem nada de trigo, tem gosto de milho pra vale e, pra mim, é o melhor bolo de fubá do mundo.
Anotei tudo, fui pesquisar mais versões da receita, fiz testes e ajustes e deixei na fila de receitas pra escrever e fotografar. A lista é tão grande que vai aos poucos, não tem jeito.
O PÃO DE FUBÁ COM FUBÁ DO PROJETO CRIOULO
Até que, na metade de 2021, recebi uns pacotes lindos de morrer com fubás de milho amarelo, de milho vermelho e de milho preto do Projeto Crioulo. Todos feitos com grãos de milho orgânico, de produtores pequenos e moídos de forma artesanal.
Na hora, eu me lembrei do pão de fubá do Sul e fui dormir sonhando com a fatia do pão ainda morno com manteiga e geleia de jabuticaba caseira que eu tinha feito uns dias antes, além da minha caneca de café coado na hora.
Cedinho eu já peguei o fubá amarelo pra fazer o pão, e foi o amarelo só porque ele é o mais fácil de achar, mas daria pra usar o vermelho ou o preto. Avisando: as pintinhas que aparecem na foto do pão são do fubá, que é muito puro.
Fiz duas versões com proporções de líquido e de gordura, comparei, experimentei, fiz mais uns ajustei, preparei de novo de outro dia e cheguei à versão da Helô desse pão tão tradicional e incrível.
Então, chamei a minha querida Ana e ela fotografou, a gente pegou manteiga, fiz um café e a gente ficou comendo e conversando por um bom tempo. Lembranças boas…
COMO FAZER UM PÃO DE FUBÁ FOFINHO
A lista de ingredientes pra fazer o pão:
- água morna;
- fubá, de preferência artesanal, quanto melhor o fubá, melhor o pão;
- sal;
- manteiga em cubos médios (dá pra fazer com óleo, mas fica mais saboroso com manteiga);
- farinha de trigo;
- fermento biológico seco;
- açúcar;
- ovo.
O preparo é muito simples e rápido e o método funciona mesmo.
Primeiro, eu coloco o fubá, a água e o sal numa panela e aqueço. Sem parar de mexer pra não empelotar, cozinho até engrossar e conseguir um angu bem firme e que se solte da panela.
Passo esse angu pra uma tigela, junto o sal e a manteiga e deixo amornar.
Enquanto isso, misturo numa tigelinha um pouco da farinha de trigo, o açúcar, o fermento e a água morna e deixo descansar por uns 10 minutos, até espumar bem.
Em seguida, junto essa mistura do fermento e o ovo ao angu e, aos poucos, vou acrescentando farinha de trigo e trabalhando até conseguir uma massa bem macia e que se solte das mãos.
É importante acreditar que, apesar de descolar das mãos, a massa será meio grudenta e não vai ficar lisa e elástica como aconteceria com um pão só de trigo, e dá certo no final.
Como não precisa sovar a massa, eu nem uso a batedeira. Não tem motivo pra sujar mais louça!
Então, eu cubro a massa com um pano limpo e deixo crescer por umas 2 horas, ou até dobrar de volume.
Em seguida, como a massa é mais mole e não é de modelar, eu simplesmente coloco a massa numa fôrma retangular média (uns 22 cm) untada com manteiga e polvilhada com fubá.
Deixo crescer por mais uma hora e asso o pão por uns 50 minutos, até ficar bem crescido e dourado. Retiro do forno, espero o pão amornar por uns 30 minutos, desenformo e sirvo.
No vídeo do canal do youtube eu ensino como fazer o bolo de fubá cozido da minha avó, que também é cozido na panela. Que tal dar uma espiada?
O PÃO VAI BEM COM …
O pão de fubá do Sul vai bem no café da manhã, num lanche e acompanhando uma refeição, tanto no dia a dia, como pra receber. É pão que não cansa!
E como ele é muito macio, ainda é perfeito pra fazer sanduíches.
Fica bom com manteiga, requeijão, geleia, mel ou melaço de cana e também com:
- ricota fresca cremosa,
- geleia de morango caseira,
- geleia caseira de amora e framboesa,
- Caponata siciliana tradicional,
- manteigas salgadas variada,
- bife enrolado delicioso ou bracciola,
- galeto al primo canto da Serra Gaúcha,
- canja de galinha da vovó,
- minestrone da Helô,
- sopa de feijão com macarrão.
E também é perfeito pra fazer o bacalhau com broa português.
Claro que o pão é melhor no dia em que preparado, mas ele continua gostoso por uns 2 dias e dá boas torradas e croutons com azeite, alho e tomilho.
Como eu adoro fubá e sou apaixonada por pão, fiz também o pão rústico de fubá, que fica bem diferente do de hoje. Bom pra variar!
O pão é perfeito pra fazer o bacalhau com broa português e dá croutons com azeite, alho e tomilho deliciosos. O método da panela é perfeito e deixa o pão fofinho e com gosto de milho pra valer!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Helô conheci você a um ano mais ou menos, assistindo uma entrevista sua ao Josimar Mello, você fez um bolo simples e adorei tudo aquele e a sua tranquilidade e felicidade. Fui pesquisar sobre você e me surpreendi, pensei – gosto tanto de cozinhar (meu hobby), comer bem, ler e estudar e experimentar todas as comidas como eu não conhecia essa mulher….Bom resumindo agora sou sua seguidora e não faço quase nada sem antes pesquisar como você faz. Parabéns você é grande. Há adorei a receita, faço muitos pães para consumo próprio e venho perseguindo essa receita. Vou fazer, obrigada!
Rose, boa noite!
Quanto carinho na sua mensagem… muito obrigada.
Ainda mais nesse momento tão triste da minha vida, é bom demais saber que o meu amor, o meu carinho e a minha dedicação pelo que faço são importantes pra você.
O pão de fubá é delicioso, espero que você goste.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô
Olá, Helô, você acha que o primeiro (2h) ou o segundo descanso (1h) dá pra fazer com a massa na geladeira de um dia pro outro? pq saio cedo no sábado então sete horas o pão tem q estar saindo do fôrno e queria já adiantar, obrigada
Isabella, boa noite!
Desculpas pela demora, sinto não ter conseguido te ajudar antes.
Viajei a trabalho e fiquei sem acesso por um pouco mais de 24 horas.
Se precisar deixar descansar na geladeira, acho melhor fazer assim com o segundo repouso, no primeiro já terá acontecido o início da fermentação.
Qualquer coisa, só falar.
Beijo, Helô
Oi Helo, adorei a receita, gosto de tudo com fuba.
Deixa ver se eu entendi bem, é pra assar o pão em uma forma de bolo? É isso mesmo?
Oi Luciana!
Fubá é tudo de bom, né? Também amo!!!
Sim, assar numa fôrma como bolo inglês ou pão de fôrma.
Qualquer dúvida, só falar.
Beijo, Helô