RECEITA DE PÃO SUECO
Como eu gosto de um pão sueco bem crocante com manteiga! É tão bom e tão viciante que sem perceber a gente come um monte.
Acho que mordi um pão sueco pela primeira vez por volta de 1977. Eu me lembro perfeitamente de abrir o pacote da Pinheirense e de sentir a textura crocante e o sabor integral, totalmente diferentes das bolachas comuns daquele tempo.
Sempre que podia, comprava um pacote e comia de pedacinho em pedacinho com manteiga que eu mesmo batia na fazenda ou com ricota e mel. Perdi a conta das vezes que, nos tempos de faculdade, saía voando da aula pro trabalho comendo pão sueco puro pelo caminho.
Até hoje, de vez em quando, compro o da Pinheirense, que continuo achando excelente, tanto o tradicional, como o com kümmel (alcarávia), mas como gosto de preparar tudo em casa, sempre faço as minhas fornadas.
Estudei muito, testei um monte, juntei muitas dicas e, até que enfim, cheguei à receita do pão sueco que eu tanto queria. A maioria das receitas dava pães sem graça de tudo, ou duros demais, ou esfarelentos demais ou que murchavam muito rápido, ou com gosto de areia e o pão sueco dos meus sonhos não tinha nada disso.
INGREDIENTES E RECEITA
Pra preparar um pão sueco saboroso e com a textura perfeita eu uso:
- farinha de trigo integral;
- sal;
- bicarbonato de sódio;
- manteiga;
- iogurte natural (pode ser sem lactose)
- sementes de linhaça ou painço ou gergelins claro e escuro, erva-doce e cominho (o que quiser).
Pão sueco tem tudo a ver com farinha integral, é fato, mas só ela com água e sal não dava um bom pão, ele ficava seco e com gosto de areia.
Consegui a textura e o sabor que eu queria usando o bicarbonato, a manteiga e o iogurte. A manteiga dá sabor e textura, o iogurte também dá um gosto delicioso à massa e dá liga ao pão (muito melhor que água) e o bicarbonato com o iogurte dá o crocante leve que deixa o pão incrível. Esses são os pulos do gato.
Às vezes, preparo a massa simples e fico com o tradicional, outras vezes acrescento só linhaça, ou painço, ou gergelim claro ou escuro, ou sementes de cominho ou de erva-doce ou divido a massa em partes e preparo um pouco de cada sabor.
Pra fazer a massa, eu misturo a farinha, o sal e o bicarbonato, junto a manteiga e o iogurte e trabalho até obter uma massa macia que se solte das mãos e, nessa hora, junto as sementes escolhidas.
É uma macia e fácil de trabalhar, no início com uma colher ou espátula e depois com as mãos.
Embrulho a massa em filme plástico e levo à geladeira por pelo menos 1 hora, ou até por umas 3 horas, com o repouso o pão sueco fica mais leve e crocante. deixe repousar de 1 até 3 horas na geladeira.
Em seguida, eu aqueço o forno a 200ºC (médio-alto) e separo umas 2 assadeiras grandes, não é preciso untar. Como a massa é suficiente para forrar algumas assadeiras e no forno só dá pra assar umas 2 por vez, a solução é assar em rodadas. Por isso o tempo maior de forno que eu coloquei como tempo pra assar.
Polvilhe ligeiramente uma superfície com farinha e, com um rolo, abra a massa em retângulos bem finos, como casca fina de banana. Se estiver usando sementes, a gente sabe a hora de parar quando começa a sentir os grãos. Depois corto com uma faca ou com uma carretilha quando quero algum formato, ou asso em placas grandes pra quebrar depois.
O pão precisa de uns 15 minutos de forno pra ficar dourado e crocante. Quando fica pronto, ele se solta da assadeira, é um bom teste.
Depois de esfriar, eu guardo os pães num pote fechado por uma semana.
IDEIAS
Vai bem a qualquer hora, é simples de preparar, saudável, delicioso, crocante e, ainda por cima, é muito mais barato fazer em casa.
Sirva no café da manhã, no lanche, como aperitivo ou acompanhando a refeição. Fica uma delícia com manteiga simples ou com as manteigas salgadas variadas ou com a manteiga temperada com tomate e tomilho, com a pasta cremosa de ricota com tomate e manjericão, com a ricota com azeite e ervas, com geleia caseira de amora e framboesa, receita de geleia de jabuticaba caseira.
INGREDIENTES
- MASSA
- 2 e ¼ de xícara de farinha de trigo integral, aproximadamente (270 g)
- ½ colher (sopa) de sal
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- 50 g de manteiga derretida
- 1 xícara de iogurte natural (230 g, normalmente 1 e 1/3 de copinho, pode ser sem lactose)
- OPCIONAIS:
- 3 colheres (sopa) de semente linhaça ou painço ou gergelins claro e escuro ou 2 colheres (chá) de sementes de cominho ou de erva-doce
- Farinha de trigo pra polvilhar
Preparo
- Numa tigela média, misture a farinha, o sal e o bicarbonato. Junte a manteiga e o iogurte e trabalhe até obter uma massa macia que se solte das mãos. Se quiser, junte as sementes nessa hora.
- Envolva a massa em filme plástico e deixe repousar de 1 até 3 horas na geladeira. Com o repouso maior o pão sueco fica mais crocante.
- Depois do descanso, aqueça o forno a 200ºC (médio-alto) e separe as assadeiras grandes que tiver, não é preciso untar. Como a massa é suficiente para forrar algumas assadeiras e quase ninguém tem tudo isso em casa, a saída é assar uma fornada, deixar a assadeira esfriar um pouco, depois assar outras, até terminar a massa.
- Polvilhe ligeiramente uma superfície com farinha e, com um rolo, abra a massa em retângulos bem finos, como casca fina de banana. Se estiver usando sementes, a gente sabe a hora de parar quando começa a sentir os grãos.
- Com uma faca afiada, ou com uma carretilha, divida a massa em pedaços no formato que desejar – quadrados, retângulos, tiras compridas, triângulos – e passe pras assadeiras. Se quiser, asse placas maiores e, depois de assar, quebre o pão em pedaços irregulares.
- Asse o pão sueco por uns 15 minutos, até que esteja crocante, ligeiramente dourado e se soltando da assadeira.
- Retire do forno, deixe esfriar e guarde num pote bem fechado por até 1 semana.
Sirva com manteiga simples ou com as manteigas salgadas variadas ou com a manteiga temperada com tomate e tomilho, com a pasta cremosa de ricota com tomate e manjericão, com a ricota com azeite e ervas, com geleia caseira de amora e framboesa, receita de geleia de jabuticaba caseira.
NOTAS
Pra variar, divida a massa em 2 ou 3 partes e prepare cada uma delas com 1 semente diferente.
15 Comentários
Parece saboroso,Xará,vou fazer.um abraço.
Depois conta como ficou! Beijos
A muito tempo procuro uma receita de pão sueco,qdo li seu comentário vi logo que seria a receita certa, temos o mesmo gosto e sensações. Já fiz e ficaram deliciosos, era tudo que eu queria, Bjão e obrigada.
Oi, Silvana! Que bom que encontrou a receita e fico feliz que tenha sido no meu site! Curta muito as receitas. Bjs
Muito bom
Olá, quanto é uma pitada de bicarbonato e qual a função dele na receita? Obrigada!
Oi, Camila! Uma pitada é o termo utilizado pra descrever a quantidade que se pega com a ponta dos dedos, algo sempre pequeno mesmo. Quanto a função do bicarbonato, é de dar leve crescida que favorece a crocância do pão sueco, assim como de outros biscoitos como crackers. Espero ter ajudado! bjs
Mulher, eu aaamoooo o pao sueco da Pinheirense, e toda a minha familia tb…minha mae apelidava de “bolacha de cachorro” . Ja até telefonei pra eles pedindo pra fazerem mais bolachas grossas (pq algumas hj em dia vem finas), e aí me disseram q as pessoas costumam reclamar qdo vem as grossas
Vou fazer sua receita, e ja to mandando pras minhas irmãs;). Agora me diga (e desculpe se vc postou e eu nao vi): por acado vc sabe fazer o pão integral deles? Eu estava justamente procurando isso quando achei esse post seu. Eu gosto dela na torradeira, quando fica tostadonha por fora mas ainda umida por dentro, com manteiga q derrete quentinha
Brigada!!!!!
Abç!
Fabiana
Fabiana, boa noite!!
A gente amou a sua mensagem, muito gostosa e divertida. Você realmente entendeu o espírito do post! Pão sueco da Pinheirense tem um sabor inesquecível … Claro que esse sabor que a gente guarda bem no fundo da memória não é muito fácil de resgatar, ele tem sempre algo de diferente que é irreplicável, mas o que vale é tentar.
A receita é bem gostosa, acaba num minuto. Depois conte pra gente! Ah, você e a suas irmãs PRECISAM experimentar o pão crocante finlandês, é sensacional! no texto tem a história dele, como aprendi etc e tal …
Quanto ao pão: igual pra valer ainda não consegui, mas vale tentar algumas receitas que já há no site, bem boas pra quem ama pão integral. o dinamarquês é demais, tem o com castanhas e o macio.
Abraços, Ana e Helô
Agradeço pela receita. Gosto demais de pão sueco mas é caro demais para mim. Compro muito raramente. Comprei hoje uma porção de kummel pela internet pois é o saborzinho que mais identifico com este pão e pretendo experimentar esta receita. Na verdade, cometerei uma heresia e misturarei metade de far de amêndoas para ver o resultado (tentarei com meia receita de qq forma) na tentativa de diminuir ainda mais o teor de carboidratos totais. Tentarei também , depois, ponderar o teor de carbos para ajudar quem faz dieta. Naturalmente, farei isto CASO o resultado fique bom. e voltarei para postar o resultado em agradecimento.
Taís, bom dia!
Que gostoso saber que você encontrou uma receita de pão sueco. A gente também adora e sempre prepara em casa (os prontos e bons são mesmo caros e fazer em casa é sempre melhor).
A gente não fez teste com farinha de amêndoas, mas é bem possível que funcione. Qualquer hora, vou tentar.
Acrescente kummel se quiser (normalmente você encontra como alcarávia) ou use erva-doce, que também dá sabor e aroma deliciosos.
Acho que você vai adorar a receita do pão crocante finlandês, que não leva trigo, só fubá. Ele é tão maravilhoso que sempre faço em casa. Desde que você respeite as quantidades totais, você pode trocar as sementes pelas que tiver por perto (por exemplo: aumentar gergelim e diminuir linhaça ou usar só girassol ou abóbora).
E uma dica: compre as sementes em lojas maiores de produtos cerealistas que entregam no Brasil todo e tem boa qualidade e bons preços (ex: zona cerealista online, estação dos grãos, casa de saron …).
Conte sempre com a gente e compartilhe os seus resultados, a gente adora!
Abraços, Helô
Receita perfeitaaa!!!! Fiquei com receio de não dar certo, pois usei farinha de aveia e farinha branca (não tinha integral), e iogurte desnatado, mas ficou maravilhoso!!!! Meus meninos amaram como opção de lanche na escola! Excelente!!!
Isabela, bom dia!!!
Que delícia de email. Muito gostoso saber que a receita agora já faz parte da sua cozinha. Çonte sempre comigo, abraço, Helô
Fiz e ficou Delicioso…
Vale muito a pena fazer.
Super obrigada por dividir essa experiência.
Marlene, bom dia!
Que gostoso saber que a receita agora já faz parte da sua cozinha!
Eu também adoro pão sueco, faço bastante em casa.
Conte sempre comigo, beijo, Helô