RECEITA DE BRIGADEIRO DE ENROLAR
Você também quer aprender como fazer o brigadeiro de enrolar perfeito? Essa é uma das perguntas que mais me fazem e eu sempre falo que não é nada difícil e que todo mundo pode fazer um brigadeiro delicioso em casa.
Quase todo mundo ama brigadeiro e eu faço parte desse time. Ele é o docinho querido dos brasileiros, não tem como negar.
Muita gente não está nem aí pro bolo de aniversário, mas faz qualquer coisa por uma boa receita de brigadeiro de enrolar.
O puro e tradicional tem muito gosto de chocolate, tem aroma de chocolate e é doce na medida certa. Ele fica brilhante e macio, mas com o leve puxa-puxa que dá a consistência única e irresistível e leva só leite condensado, chocolate em pó e manteiga
COMO FAZER BRIGADEIRO DE CHOCOLATE
Na minha casa, brigadeiro sempre foi assim, minha mãe só usava manteiga e chocolate em pó do “padre” (ou dos “frades”).
Mas nem muita gente troca a manteiga por margarina, que é pura gordura e não tem sabor de manteiga. Ou ainda troca o chocolate em pó por um achocolatado e fica com um brigadeiro mais doce, pálido e com pouco gosto de chocolate.
Também tem gente que junta leite e gemas “pra receita render”, mas o leite de nada adianta, pois precisa evaporar quase que totalmente pro doce dar ponto de enrolar e o que sobra é quase nada. A gema até funciona, mas eu não gosto da consistência e o brilho muda.
Se com o chocolate do “padre” o brigadeiro já era bom, com cacau puro fica ainda melhor. Ele não tem leite e nem açúcar e dá um com sabor mais intenso de chocolate e menos doce.
Há uns 10 anos, era quase impossível encontrar cacau em pó por aqui, mas hoje quase todo supermercado tem pelo menos uma marca. E as lojas especializadas em produtos pra confeitaria têm várias possibilidades, tanto de marcas brasileiras, como de importadas.
A mesma coisa aconteceu com o chocolate granulado, que de chocolate só tinha o nome, era pura gordura hidrogenada marrom com sabor artificial de chocolate. Mas hoje, também nas lojas especializadas, há os flocos de chocolate ao leite de puro chocolate que, além de lindos, têm gosto e aroma de chocolate.
O BRIGADEIRO PELO MUNDO
Quando um estrangeiro quer saber o que é um brigadeiro, eu respondo que é tradicionalmente um docinho de chocolate servido numa forminha de papel.
Falo que ele é macio e ligeiramente puxa-puxa e rolado no chocolate granulado, que dá textura e acabamento e que seria um tipo de fudge de chocolate ou uma espécie de trufa brasileira.
O fato é que quase todos que experimentam logo se apaixonam por ele. Essa coisa de que não gostam de brigadeiro, porque é doce não é bem assim.
No “Lá da Venda”, estrangeiros vindos dos quatro cantos do mundo não faltavam e muitos experimentavam brigadeiro e pediam mais. Em 2013, levei brigadeiros aos montes pro festival Le Brésil Rive Gauche pra confeitaria ultra requintada e maravilhosa da La Grande Épicerie de Paris, da loja de departamentos parisiense “Le Bon Marche” e o sucesso foi absurdo.
Na França, pra variar, eu servia brigadeiros em palitos como pirulitos e fazia com chocolate clássico e amargo, com café, castanhas, coco, goiabada, açaí, maracujá, paçoca e muito mais. Os franceses amavam, saíam rindo à toa e comendo os pirulitos pelas ruas.
O fato é que a despensa da confeitaria passou a receber diariamente aquelas latas enormes de lait concentré sucré da Nestlé e isso não acontecia antes.
Falando no ingredientes, tem mais um mito. Já ouvi nem sei quantas mil vezes alguém dizer “eu moro fora do Brasil, morro de saudades de brigadeiro, mas não dá pra fazer porque não existe leite condensado” e isso não é verdade, basta procurar nas gôndolas dos supermercados comun.
O leite condensado como o nosso é fabricado e vendido pela Nestlé em muitos países e isso não é de hoje, eu mesma já comprei nos Estados Unidos, Inglaterra e França.
Brigadeiros são para qualquer hora
As brigaderias que invadiram as cidades de uns anos pra cá ajudaram a promover o docinho ao status dos macarons franceses, com mil sabores e cores, e brigadeiro passou mesmo a ser uma delícia pra se comer a qualquer hora, com água, chá ou café, de lanche ou de sobremesa, muito além das festas de aniversário.
Ponto do brigadeiro
Na hora de preparar, basta colocar o leite condensado e o chocolate em pó na panela e misturar, então aquecer e, sempre mexendo, manter o doce em fogo médio por uns 20 minutos, até chegar ao ponto de enrolar.
A mistura ferve por uns minutos e começa a engrossar, as bolhas vão aumentando e espirrando, de repente começam a borbulhar muito rápido.
Aí abaixam e ficam mais calmas e começam a borbulhar rápido de novo. Nessa hora, se você tombar a panela de lado, o brigadeiro deverá se soltar do fundo como uma massa grossa. Ele fará umas pregas e formará uma nata no fundo da panela. A massa vai parecer mole, mas ela firma quando esfria, é importante acreditar.
É fundamental desligar o fogo assim que o brigadeiro chegar ao ponto, então misturar a manteiga e colocar a massa num refratário untado. Como a panela estará quente, a massa continua “cozinhando” mesmo com o fogo desligado e passa do ponto.
ESFRIAR E ENROLAR
Pra enrolar o brigadeiro, a massa tem que esfriar e firmar e, pra isso, precisa descansar, não tem como agilizar.
Em 3 horas já dá pra enrolar, antes disso a massa não estará no ponto em mesmo que pareça firme, o brigadeiro vai desmontar.
Pra garantir, eu gosto de deixar descansar por umas 6 horas ou até de preparar a massa com até dois dias de antecedência. e enrolar na véspera ou no dia de servir.
Depois do descanso, eu molho a palma da mão com água, ou unto com manteiga, pego porções de massa com uma colher de chá, moldo bolinhas e rolo no granulado. Depois, só colocar nas forminhas e servir.
CONGELAMENTO
Pra facilitar a vida, dá pra preparar a massa, enrolar os brigadeiros, colocar nas forminhas, espalhar num pote e fechar bem, congelar e depois descongelar, sem abrir, por umas 3 horas. É importante resistir e não abrir, pois abrindo ele vai melar e umedecer as forminhas de papel.
SEM LACTOSE
Intolerantes podem preparar a receita sem lactose. Fica diferente, mas funciona e deixa bastante gente feliz. Dá pra usar leite condensado sem lactose, cacau em pó, granulado 100% cacau e até margarina 100% vegetal. 100% sem lactose, deixe a manteiga de lado, use cacau em pó puro e granulado de chocolate 100%.
Gostou da receita de brigadeiro? Tenho certeza de que você vai fazer mil brigadeiros e todos perfeitos!!!
OUTROS DOCINHOS
Aqui no site você vai encontrar várias receitas de docinhos de festa, só conferir: brigadeiro de paçoca, brigadeiro de castanha e nibs de cacau, beijinho de antigamente, olho de sogra de antigamente, cajuzinho tradicional e bala de coco .
Aqui no site você vai encontrar várias receitas de docinhos de festa, só conferir: brigadeiro de paçoca, brigadeiro de castanha e nibs de cacau, beijinho de antigamente, olho de sogra de aniversário de antigamente, cajuzinho tradicional e bala de coco que derrete na boca. Versão rapidinha: num refratário bem alto, pois a massa sobe e costuma derramar, misture o leite condensado e o chocolate em pó e cozinhe no micro-ondas, em potência alta, por 7 minutos, mexendo nos seguintes intervalos: aos 2, aos 4, aos 6 minutos e no final e, no final, junte a manteiga.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
37 Comentários
Muito Obrigada pelas dicas, acho que agora vai dar certo.
Oi, Maria! Imagina! Depois me conte como ficou hein! bjs
Qual o segredo pra os brigadeiros ficarem duros, não estou conseguindo deixar eles duros por favor me ajudem
Oi, Noeme! Duros você diz no ponto de enrolar? Ou duros mesmo?
Tbm não consigo deixar duro !!
Fernanda, boa noite!
Deixe o brigadeiro no fogo por mais uns minutos, até que a massa se solte do fundo da panela deixando no fundo uma marca rendada.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
eu tiro quando enxergo o fundo da panela, mas mesmo assim depois quando vou enrolar ele fica meio molengo, não formando uma bolinha bem redonda, enrolo e passo no granulado e quando coloco na forminha fica meio achatado
Daiane, boa tarde!
Da próxima vez, experimente deixar um pouco mais no fogo, pois pra chegar ao ponto de enrolar é preciso ir além de enxergar o fundo da panela. Se a gente levantar e inclinar um pouco a panela, o brigadeiro vai meio que soltar da panela deixando uma camadinha meio enrugada na base.
Conte com a gente e escreva de novo se precisar.
Abraços, Ana e Helô
Vc está tirando antes , o ponto é quando ele vai em pedaços da colher e fica em cima da massa.
Depois desliga e mexe por um minutos, coloca no prato e deixa esfriar em temperatura ambiente.
Mayara, boa noite!
A gente costuma fazer em casa como está na receita, mas vai olhar pro brigadeiro do jeito que você indicou quando fizer de novo. Dicas são sempre boas de receber.
Abraços, Ana e Helô
Olá.como fasso para ficar duro para enrolar para fazer as bolas? Pf ajuda
Oi, Ana! Temos a receita do brigadeiro de enrolar aqui no site. Na verdade, a diferença está no ponto do cozimento, só deixar mais tempo no fogo, a massa costuma descolar do fundo da panela. Na receita eu explico direitinho. bjs
Agora só faço essa receita mto obrigada.
Você poderia me dar mais uma dica?
Qto posso cobrar o cento do brigadeiro para aniversário e quantos gramas coloco em cada brigadeiro?
Oi, Regina! É muito difícil estimar, pois valores dependem principalmente dos ingredientes utilizados. A minha sugestão é que se matricule na Eduk e assista cursos de brigadeiros e docinhos. Lá tem cursos muito bons que dão dicas de precificação, embalagens, conservação etc… Espero ter ajudado! Bjs
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Oi! Fico muito feliz que tenha gostado! bjs
Ufa. Acho que “agora vai” … Depois venho aqui lhe dizer. Testando amanhã. Obrigada. Muito bom ver pessoas assim como vc transmitindo conhecimentos (de graça).
Que Deus abençoe.
Oi, Vitória! Estou ansiosa para saber o que você vai achar! Bjs
Boa tarde, td bem?
Toda vez que faço brigadeiro, na hr de enrolar, ele fica mole e desmancha. Ai acabo comendo com colher. Mas gostaria de enrolar e passar no granulado.
Elaine, boa tarde! Pra chegar ao ponto de enrolar, você tem que deixar um pouco mais no fogo, até que a massa comece a desgrudar da panela e, no fundo, umas marcas que lembram uma rede, como pregas. Pra verificar esse ponto, dê uma leve inclinada na panela. Tente de novo e depois me conte. Abraços, Helô
Essa receita me salvou pois hoje tenho uma festa para fazer e as lojas estão fechadas só os super mercados estão abertos
Laura, boa tarde!
Que bom que você gostou e, como disse, ” salvou a festa “.
Seguindo o Na Cozinha da Helô, você sempre encontrará receitas gostosas, testadas e bem explicadas.
Vá contando o que fez, a gente adora saber.
Um abraço, Helô
Helø
Oi
Qdo minha mãe fazia brigadeiro ela deixava ferver um pouco pra poder enrolar é isso que tenho que fãzer? Pq meu filho quer enrolado e toda vez ele reclama rs
Marilisa, boa tarde!
Pra chegar ao ponto de enrolar, é essencial deixar o brigadeiro encapar na panela. Você perceberá que a mistura muda de cor e de brilho, o tipo das bolhas também muda e ele começa a se soltar da panela, deixando um rastro no fundo, como se fosse uma nata. Nesse ponto, você passa o brigadeiro pra um recipiente untado e deixa esfriar pra depois enrolar.
Depois conte pra gente como ficou!
Um abraço, Helô
Para fazer quantidade maior, tipo 4 receitas (100 brigadeiros) é possível fazer de uma vez? Ou seria indicado fazer receita por receita para ficar na consistência ideal para enrolar ? Muito obrigada!
Flavia, boa tarde!
Como, em casa, a gente nem sempre tem panelas grandes e dá conta de mexer sem parar e de um jeito uniforme, pra não grudar no fundo, o melhor é fazer 2 receitas e depois mais 2. Com a prática, você conseguirá aumentar as quantidades, mas no início é sempre melhor não se arriscar …
Depois conte pra gente, abraços, Ana e Helô
Essa receita rende quantos brigadeiros?
Vania, boa tarde!
A receita rende aproximadamente 24 brigadeiros de tamanho padrão.
Abraços, Ana e Helô
Oiê, muito obrigada pelas dicas, vou tentar fazer. Nunca consegui enrolar 1 brigadeiro e ele ficar lá firme, sempre se desmancha….
Kristiane, boa noite!
Você vai conseguir! Espere as bolhas mudarem de forma e a massa se soltar da panela e surgirem as pregas no fundo.
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Como faço para deixar ele durinho para vende na rua?
Gabrielle, boa noite!
Pra deixar o brigadeiro bem firme, você terá que acertar o ponto. Quando você inclinar a panela e a massa descolar do fundo e no fundo aparecer um camadinha fina que parece uma nata, o brigadeiro costuma estar pronto. Nessa hora, passe pra um prato untado com manteiga e deixe esfriar antes de enrolar (de um dia pro outro é até melhor). Ele sai mole do fogo, mas firma quando esfria. Se ficar muito mole, dá pra voltar pra panela e pra cozinhar por mais um pouco, e se ficar muito duro você também pode voltar pra panela com um pouco de leite e dar o ponto. É prática, você vai conseguir.
Abraços, Ana e Helô
Ola, adorei a sua dica,eu faço exatamente assim, mas ele fica mole depois de frio!! quero ponto de enrolar!
Vania, boa noite!
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha, companheira de tudo e que fazia todas as fotos lindas do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias. A minha vida virou de cabeça pra baixo e só agora estou começando a conseguir retomar algumas coisas.
Quanto ao brigadeiro pra enrolar, é importante cozinhar até a massa se soltar do fundo da panela e aparecerem umas preguinhas rendadas na base.
Conte depois como ficou e escreva quando quiser.
Abraços, Helô
De uns tempos pra cá tenho feito o brigadeiro com uma barra de chocolate amargo. A mesma receita faço. Mas começo derretendo o chocolate com a manteiga e daí prossigo. Fica mortal. MAS, nunca enrolei. Acho que dá para enrolar porque a consistência fica firme.
Se eu for usar cacau em pó, mantenho essa quantidade de 1/4 de xícara?
E posso dobrar a receita ou melhor fazer em 2 levas?
Obrigada!
Oi Michelli, bom dia!
Pode sim dobrar a receita, basta usar uma panela maior e mexer com mais cuidado, pois espirra mesmo.
Quanto ao cacau em pó: que gosta de chocolate mais intenso, também gosta do sabor mas amargo e não costuma diminuir, em casa uso exatamente a mesma quantidade. Se quiser mais suave, use 2 colheres (sopa).
Beijo, Helô