RECEITA DE BRIGADEIRO DE CASTANHA
Hoje é dia do brigadeiro de castanha e nibs de cacau que fiz com inspiração paraense e ficou simplesmente o máximo. Dá vontade de preparar uma receita e comer um a um até acabar.
Afinal de contas, não é segredo pra ninguém que eu amo castanhas e que tais, tenho um fraco gigante por crocantezinhos, e que adoro tudo que tem alguma coisa de chocolate ou de cacau.
Acho delicioso morder um brigadeiro de chocolate bem intenso, mas confesso que, entre o brigadeiro e o docinho de nozes recheado com cereja que a minha mãe fazia pra todas as festas de aniversário da família, eu ficava com o de nozes, e eu era criança. Amo olho de sogra de antigamente, beijinho de antigamente, camafeu de nozes e bala de coco.
Em 2013, quando fui curadora de gastronomia do festival “Le Brésil sur la rive gauche” do Le Bon Marché em Paris, por quatro meses eu preparei diariamente alguns quilos de brigadeiro, sendo 1/3 da quantidade de chocolate e os outros 2/3 de sabores variados.
Logo nos primeiros dias, pensei no docinho de nozes da minha mãe e resolvi usar castanha-do-Brasil/Pará no lugar das nozes e, como recheio, ½ colher (chá) de uma geleia que eu fazia com polpa de açaí e açúcar e foi um sucesso. Fiz brigadeiro de tudo!!
Há uns 3 anos, visitando Belém e a D.Nena “Filha do Combu”, comi muito chocolate e vários brigadeiros preparados com o precioso cacau da Amazônia e rolado em nibs e, também, trouxe na mala um pacotinho de pasta de cacau, que só precisa ser ralada na hora de usar e é a coisa mais linda, pois vem embrulhada numa folha do cacau) e um saquinho de nibs.
Em casa, eu me lembrei dos brigadeiros parisienses e deu uma vontade daquelas de preparar uns docinhos.
O MEU BRIGADEIRO DE CASTANHA
O docinho que a minha mãe fazia levava leite condensado, manteiga e gema, ia ao fogo pra dar o ponto de brigadeiro, então recebia as nozes moídas, esfriava e, na hora de enrolar, levava no meio ¼ de cereja escorrida da calda, aí era só a bolinha no açúcar antes e colocar numa forminha metalizada, ou vermelha ou dourada.
Fiz uma receita da massa com castanhas-do-Pará/Brasil, só que sem a gema e o leite da receita antiga, e rolei em nibs no lugar do açúcar, deixando o docinho com um leve amargor salgadinho.
Enfim, eu adorei o resultado e já fiz de novo usando também castanha-de-caju e castanha-de-baru.
A receita funciona bem com manteiga e leite condensado sem lactose e não contém glúten.
Quis deixar o brigadeiro com bastante de castanha, por isso não juntei chocolate ou cacau em pó à massa. Mas, se quiser um pouco mais de chocolate na receita, acrescente de 1 colher (chá) a 1 colher (sopa) de cacau ou chocolate em pó ao leite condensado na panela.
D. Nena, fiz com carinho, beijos!
Outros docinhos gostosos: olho de sogra de antigamente, beijinho de antigamente, camafeu de nozes e bala de coco. Se quiser um brigadeiro com um pouco de chocolate, junte 1 colher de sopa de cacau em pó na panela.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS