RECEITA DE PALETA ASSADA NA CACHAÇA
Aqui vai uma receita saborosa e que faz sucesso nas mesas dos dias mais especiais, tanto quando a gente recebe gente em casa, como num almoço caprichado de domingo.
Quando tenho muitos convidados, costumo assar um pernil bem grande, pois quase todo mundo adora, a mesa fica linda e o aroma que invade a casa e vai até a calçada é incrível.
Só que pernil inteiro não é prato pra toda hora. É difícil encontrar um com menos de uns 6 kg, pra descongelar e temperar já se vão uns 2 dias, de forno são mais umas boas horas, normalmente 1 hora por kg, nem todo mundo tem forno que comporte uma assadeira grande e é preciso ter bastante gente pra comer.
E ainda sempre sobra um tanto de carne, que pode virar recheio de sanduíche, pode entrar nas receitas da farofinha rápida, super farofa de farinha de milho, num mexido de arroz, num arroz caprichado com frutos secos e ervas, mas sempre é bastante quantidade.
Por tudo isso, quando me dá vontade de preparar – e de comer – um naco de carne de porco suculenta e bem assada, eu saio atrás de um corte menor, que pode ser uma paleta ou lombo de porco comum, ou de leitão.
Esses pedaços, que são sempre macios e suculentos, têm tamanhos perfeitos pra uma refeição só pra família ou pra receber, costumam pesar de 800g a 1,5 kg e alimentam com folga de 4 a 6 pessoas.
INGREDIENTES E PREPARO
Qualquer que seja a escolha, pra conseguir um assado saboroso, costumo comprar a peça com o couro, que tem uma camada de gordura logo abaixo e que, ao derreter, umedece a carne, além de ficar com um dourado lindo e estaladiço no final.
Na hora de comprar, é essencial conferir se o couro está clarinho, branco perolado, e a carne está bem rosada, os sinais de frescor e de qualidade.
Como os pedaços são menores, eles não precisam de marinadas tão longas, ficam bem temperados com 6 a 12 horas de geladeira.
Num outro dia, fiz a receita com lombo:
Como gosto de tempero bem cara de roça, pra receitas como a de hoje, eu fico com os básicos cebola, alho, muitas ervas (principalmente salsinha, cebolinha e alfavaca, ou aquele manjericão de folhas grandes e largas), sal, pimenta, limão e cachaça.
A cachaça amacia a carne e perfuma com delicadeza, até quem jura que não gosta e nem bebe acha a carne gostosa.
Pra facilitar a vida, já tempero tudo, deixo marinar na própria assadeira e coloco na assadeira no forno.
Quem gosta de cebolas assadas certamente vai se deliciar com as rodelas que ficam na base da assadeira. Além de perfumarem a carne, elas absorvem os sucos do assado e douram bem devagar.
No final, eu descarto as ervas murchas, coloco as cebolas ao redor do assado e preparo um molhinho simples com o que sobra na assadeira direto na boca do fogão. Esse processo é rápido, mal leva 10 minutos.
Assar é simples, mas como gosto da carne bem macia, costumo assar bem devagar. Levo a assadeira ao forno em temperatura baixa, uns 160ºC (médio-baixo), com o papel alumínio por cima por mais ou menos 3 horas, até a carne ficar muito macia.
Então retiro o papel, subo a temperatura pra uns 210ºC (alto) e deixo no forno por mais uns 30 a 45 minutos, até o couro ficar bem dourado, translúcido e levemente pururucado.
Quando quero o couro mais pururuca, faço assim: retiro a paleta quentíssima do forno e, com cuidado, esfregue um cubo de gelo em todo o couro.
Com o contraste das temperaturas, o couro vai pururucar na hora, mas isso só acontece quando ele já dourou muito bem, a camada de gordura de baixo quase derreteu e a temperatura da carne e do couro estão bem altas.
Ideias pra acompanhar, além das farofas: virado de feijão, arroz branco de todo dia, purê cremoso de mandioca com queijo fácil de fazer, quirera de milho cremosa com queijo, couve refogada e salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
E pra adoçar: creme gelado de manga e coco muito rápido, um creme gelado de maracujá, um flan de abacate com limão e hortelã ou um flan de chocolate. Pensei nessa outras receitas porque nenhuma delas precisa de forno, já que ele vai estar ocupado com o assado.
Ideias pra acompanhar, além das farofas: virado de feijão, arroz branco de todo dia, purê cremoso de mandioca com queijo fácil de fazer, quirera de milho cremosa com queijo, couve refogada e salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Se quiser, prepare um pernil da mesma forma, apenas multiplicando por mais ou menos 4 as quantidades dos temperos e da cachaça, além de dobrar o tempo da marinada e subir o tempo de forno pra umas 6 horas.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
boa tarde gostaria de saber qual é o tipo de cachaça que vc usa.
Adriele, boa tarde!
Uso cachaças simples, dessas comerciais básicas. Não é necessário usar uma cachaça ultra especial, das artesanais incríveis, mas também não adianta utilizar aquelas muito básicas, que não têm quase aroma e sabor. O álcool evapora, mas sabor e aroma permanecem e dão vida à receita.
Conte pra gente como ficou!
Abraços, Helô