COMO FAZER CONFIT DE BACALHAU NO AZEITE
Adoro receitas saborosas, práticas e fáceis de preparar e assim é a do bacalhau confit com azeite e ervas é assim. Gosto dessa forma de preparar o bacalhau simplesmente porque ele fica com sabor e aroma do azeite, do alho e das ervas, mas mantém a umidade, fica suculento e continua puro bacalhau.
O bacalhau preparado como confit fica delicioso demais, com bastante gosto de bacalhau, e pode ser o prato principal de uma refeição, ou entrar em outras preparações.
Como prato principal, gosto de servir o confit com batatas ao murro com crosta dourada, ou simplesmente batatas cozidas, ou com a receita de brócolis pra todo dia, que rego tudo com pouco do azeite da assadeira do bacalhau na hora de levar à mesa. Pra completar a refeição, preparo só uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Pra receita de hoje, eu usei lombo de bacalhau, que deixa qualquer mesa com jeito de festa, mas dá pra fazer do mesmo jeito com filés mais baixos e até mesmo lascas menores.
Uso as lascas menores em saladas, molhos para massas, em crostinis e como recheio de tortas, empadas, pasteis e escondidinhos.
Dá pra preparar a base das receitas do escondidinho de batata e carne moída caseira ou do escondidinho de carne seca com mandioca e trocar a carne seca ou a carne moída pelas lascas do bacalhau. E também da massa de pastel em casa, rechear com o confit e servir um pastel de bacalhau delicioso.
INGREDIENTES E PREPARO
Com exceção do bacalhau, os ingredientes são comuns, daqueles que quem gosta de cozinhar quase sempre tem em casa: alho, louro, ervas variadas, como tomilho, salsinha, alecrim, sálvia, manjericão, azeite de oliva e pimenta-de-reino.
O mais complicado é a dessalga, pois como o lombo do peixe pode levar até mais de 48 horas pra perder o sal e hidratar, o processo é lento.
Dessalgado, o lombo do bacalhau, já dividido em 4 postas, mas também pode ser preparado num único pedaço, vai pra um refratário ou uma assadeira que acomode tudo bem junto, com os dentes de alho, as ervas, a pimenta-do-reino e azeite o bastante pra envolver tudo.
Então, é só cobrir com filme e levar à geladeira pro bacalhau marinar por pelo menos 6 e até por 48 horas. Acho que com essas 48 horas de repouso ele fica ainda melhor, só faço com menos tempo quando resolvo fazer de última hora.
Na hora de finalizar, basta deixar o bacalhau fora da geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece, depois levar ao forno baixo por 30 a 45 minutos, dependendo da espessura do peixe. Ele estará pronto quando começar a se separar em lascas e ficar macio.
Dei 4 dias de tempo pra fazer a receita pensando em 48 horas de dessalga de um pedaço alto de bacalhau e mais umas 48 horas de marinada na geladeira, com 30 minutos de preparo (tudo rápido e fácil) e de 30 a 45 minutos de forno.
O tempo da dessalga pode aumentar pra até 72 horas se o lombo for muito alto, ou diminuir pra umas 8 horas se forem lascas miúdas.
E o tempo de marinada por ser curto ou mais longo, de 6 a 48 horas. Quer dizer, depende do peixe e do tempo que a gente tem pra confitar o bacalhau.
Dá pra preparar a base das receitas do escondidinho de batata e carne moída caseira ou do escondidinho de carne seca com mandioca só trocando as carnes pelas lascas do bacalhau. E também dá massa de pastel em casa, rechear com o confit e servir um pastel de bacalhau delicioso. Se for usar lombo ou postas altas de bacalhau, comece o processo de dessalga uns 4 dias antes de servir, pois a dessalga toma tempo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Ja fiz esta teceita 3 vezes e ficou muito boa!!! Otima pedida na pascoa e tb para almoco gourmet no quintal!!!
Gisela, boa noite!
Gostoso demais saber que a receita já passou a fazer parte da sua cozinha. O seu almoço gourmet no quintal deve ter sido lindo!!!
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Gente isso funciona mesmo 🙂
Boa noite!
Funciona mesmo! A receita é deliciosa.
Siga acompanhando o Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô!
Tô preparando essa delícia para o almoço dos pais e fiquei com uma dúvida. Preciso aferventar o bacalhau ou já coloco na marinará depois de dessalgar?
Helô, fiz sem aferventar (como está na receita) e ficou muito delicioso!
Obrigada por compartilhar!