RECEITA DE HASH BROWN DE BATATA
O bolinho crocante de batata ou hash brown é queridinho de muita gente, tanto de gente pequena, como de gente grande. Afinal de contas, quase todo mundo ama batata e ama esse bolinho todo crocante por fora e macio por dentro.
No mundo inglês, a receita aparece muito nos cafés da manhã e nas refeições rápidas. Os franceses comem os paillassons e os suíços comem os rostis acompanhando carnes em geral ou com uma salada ou como prato principal de uma refeição vegetariana e por aqui acontece o mesmo. As receitas são parecidas e eu gosto de todas.
Vou te ensinar como faço o hash brown na minha casa, e faço bastante, pois é tudo muito rápido e fácil, tem tudo a ver com o dia a dia.
COMO FAZER O HASH BROWN – DICAS E TRUQUES
A lista de ingredientes pra preparar os bolinhos é simples:
- batata;
- sal;
- páprica doce;
- farinha de trigo (intolerantes ao glúten podem usar maisena, que dá um bolinho gostoso, só que mais puxa-puxa);
- manteiga e óleo vegetal (ou só óleo vegetal);
- pimenta-do-reino.
A receita é bem simples, mas pra dar certo tem os seus truques. Afinal de contas, ninguém quer bolinhos quase que queimados e secos por fora e ainda com gosto de batata crua no centro. Pra evitar esses problemas, é preciso seguir alguns passos.
Antes de começar, eu coloco bastante água numa tigela grande. Então descasco e ralo uma batata com um ralador grosso, coloco na água pra não escurecer e faço assim com todas elas.
Em seguida, eu mexo a batata com as mãos dentro da água por 1 minuto pra ela soltar o amido. A água vai ficar bem esbranquiçada. Então eu descarto a água, coloco a batata ralada sobre um pano limpo, faço uma trouxa e torço bastante pra enxugar o máximo possível e o líquido ir embora.
Nessa hora, que é de cozinhar a batata, existem 2 métodos. Vou explicar os dois, mas já falo que eu fico com o segundo.
Quem escolhe o método mais básico começa aquecendo a manteiga, ou manteiga com um fio de óleo ou só óleo numa frigideira até derreter. Tempera a batata com sal, pimenta e mais o que quiser, faz montinho de batata ralada, achata com uma espátula, cozinha em fogo baixo por uns minutos até dourar de um lado, então vira pra dourar do outro e servir.
O segundo, que é o método que eu uso sempre, também é bem fácil, só tem uma etapa a mais, mas dá um hash brown muito mais gostoso, com casquinha perfeita e miolo macio e cozido pra valer.
Depois de espremer a batata, eu separo uma frigideira grande, se possível anti-aderente, e aqueço a manteiga com um fio de óleo (ou só óleo). Junto a batata, misturo bem pra umedecer e deixo em fogo baixo por uns 5 minutos, até ela murchar e perder o jeito de batata crua.
Quando isso acontece, eu passo a batata pra uma tigela grande e guardo a frigideira pra fritar os bolinhos depois.
Deixo a batata amornar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando pra esfriar mais rápido, depois tempero com sal, pimenta, a páprica e misture a farinha de trigo até obter uma pasta grossa e homogênea.
Acredite na páprica doce, ela não é picante e faz muita diferença na receita, os hash browns americanos sempre têm páprica.
Então, pego porções de umas 2 colheres (sopa) da massa e moldo uns 12 bolinhos achatados com mais ou menos 1,5 cm de espessura.
Dá pra preparar até aqui com 1 hora de antecedência, cobrir e deixar fora da geladeira pra fritar perto da hora de servir, mas depois de 1 hora o sabor e a textura da batata começam a mudar.
Uns 10 minutos antes de servir, cubro o fundo da frigideira com uma camada fina de óleo e aqueça por uns 30 segundos.
Coloco uns 6 bolinhos na frigideira e, em fogo médio, deixo dourar por uns 3 minutos de um lado, até as bordas ficarem crespinhas e mais escuras, depois viro para dourar por mais uns 3 minutos do outro lado.
Passo os bolinhos fritos pra um prato forrado com papel absorvente, deixo secar só por 1 minuto e passo pra travessa de servir. Depois de 1 minuto o hash brown começa a grudar no papel. Frito os outros bolinhos do mesmo jeito.
Se quiser, dá pra acrescentar ¼ de xícara de queijo parmesão ralado, só é importante saber que o queijo faz o bolinho grudar mais na frigideira e doura mais rápido..
Gosto de usar manteiga na hora de murchar a batata ralada porque acho o gosto delicioso, mas não é fundamental. Dá pra usar apenas óleo e assim a receita passa a ser vegana.
Os bolinhos crocantes de batata são simples de fazer, né? E muito bons! Eles vão bem com uma salada de folhas e tomate temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, com ketchup em caseiro, com carne moída caseira e bife enrolado delicioso ou bracciola.
INGREDIENTES
- 800 g de batata
- 1 colher (chá) de sal ou a gosto
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 1/3 de xícara de farinha de trigo
- 25 g de manteiga ou só óleo vegetal
- Óleo vegetal
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Coloque água numa tigela que acomode as batatas, reserve.
- Descasque e rale as batatas num ralador grosso e passe pra tigela com a água. Em seguida, movimente a batata na água por mais ou menos um minuto pra soltar o excedente de amido e descarte a água esbranquiçada.
- Coloque toda a batata ralada no meio de um pano de prato limpo, feche como uma trouxa e torça bastante pra batata enxugar e o máximo possível de líquido ir embora.
- Coloque a manteiga (ou um fio de óleo) numa frigideira grande e aqueça.
- Junte toda a batata ralada e mexa até umedecer, depois deixe em fogo baixo por uns 5 minutos, mexendo de minuto em minuto, até murchar e perder o jeito de batata crua.
- Transfira a batata pra uma tigela grande e reserve a frigideira pra fritar os bolinhos.
- Deixe a batata amornar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando pra esfriar mais rápido.
- Tempere a batata com sal, pimenta, a páprica e misture a farinha de trigo até obter uma pasta grossa e homogênea.
- Pegue porções de umas 2 colheres (sopa) da massa e molde uns 12 bolinhos achatados com mais ou menos 1,5 cm de espessura. Se quiser, prepare até aqui com 1 hora de antecedência, cubra e deixe fora da geladeira (depois desse tempo o sabor e a textura da batata começam a mudar).
- Uns 10 minutos antes de servir, cubra o fundo da frigideira com uma camada fina de óleo e aqueça por uns 30 segundos.
- Coloque uns 6 bolinhos na frigideira e, em fogo médio, deixe dourar por uns 3 minutos de um lado, até as bordas ficarem crespinhas e mais escuras, depois vire para dourar por mais uns 3 minutos do outro lado.
- Coloque os bolinhos fritos sobre papel absorvente por no máximo 1 minuto, só mesmo pra sair o excedente do óleo, e passe pra travessa de servir. Depois de 1 minuto no papel eles começam a grudar. Frite os outros bolinhos do mesmo jeito.
- Sirva o hash brown bem quente.
O hash brown vai bem com uma salada de folhas e tomate temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, com ketchup em caseiro, com carne moída caseira e bife enrolado delicioso ou bracciola.
NOTAS
Com manteiga os bolinhos crocantes de batata ficam com as casquinhas mais saborosas, mas veganos e intolerantes à lactose podem usar só óleo e intolerantes ao glúten podem substituir a farinha de trigo por maisena (o bolinho fica mais puxa-puxa, mas também fica gostoso).
1 Comentário
A receita Fica uma delícia.