RECEITA DE BATATA AO MURRO
Quer aprender como fazer essas batatas ao murro com crosta dourada e bem macias por dentro? Hoje eu vou te ensinar como faço em casa.
Modos de fazer batata ao murro não faltam, uns preferem a frigideira, outros o forno, uns deixam a casca mais ou menos dourada e eu, que amo crocantes, fico com elas se desmanchando na boca e com crespinhos deliciosos por cima.
COMO FAZER
Pra fazer batatas ao murro gostosas eu uso:
- batatinhas médias com casca;
- sal grosso;
- azeite de oliva;
- alho;
- tomilho ou alecrim;
- farinha de rosca (dependendo da farinha, intolerantes ao glúten podem preparar a receita);
- pimenta-do-reino.
Mas antes de falar da receita, é preciso falar do “murro”. Por que esmagar a batata? Dar o murro e esmagar a batata serve pra romper a casca e deixar que o azeite com alho, tomilho ou alecrim penetrem na polpa, deixem tudo muito perfumado e saboroso.
Há duas formas tradicionais de esmurrar uma batata: apenas apertando com o dorso da colher uma a uma ou cobrindo as batatas todas com um pano limpo e esmagando várias de uma vez.
Eu uso a colher quando preparo até 20 batatas e uso o pano quando tenho mais pra preparar, aí fica meio que linha de montagem.
O importante é conseguir que a batata se rompa, mas continue sendo “uma batata” e não um montinho de batata em pasta.
Normalmente, a receita de batatas ao murro da Helô é preparada com batatinhas novas, aquelas miúdas que, de tão macias e saborosas, fazem com que facilmente se coma umas quatro ou cinco (tem gente que come bem mais…).
Há quem cozinhe as batatas na água até ficarem macias, descarte a água, depois dê o murro e doure as batatas no azeite com alho, tomilho sal e pimenta dos dois lados.
Eu prefiro não cozinhar na água, acho que assadas elas ficam mais saborosas e faço tudo no forno.
Pra isso, coloco as batatas numa assadeira, polvilho tudo com um punhado de sal grosso e levo ao forno por uns 30 minutos. Ao final desse tempo, retiro do forno, chacoalho pra descartar o excesso de sal e em aí vem o momento do murro.
Passo as batatas pra uma tábua e rego o fundo da mesma assadeira com uma camada rasa de azeite e misturo o alho, sal e pimenta.
Dou o murro com a colher, ou com o pano dependendo da quantidade, volto com elas pra assadeira e viro pra conseguir que elas fiquem umedecidas dos dois lado.
Finalizo com a polvilhada de farinha de rosca e volto ao forno por mais uns 15 minutos, até que elas estejam bem douradas.
É fácil demais e sempre agrada. Elas ficam deliciosas com frango assado delicioso e fácil de preparar, bacalhau confit no azeite e ervas, filé mignon recheado com presunto cru e pesto, rosbife simples como deve ser, brócolis pra todo dia, arroz com frango e grão de bico para o dia a dia e lagarto recheado com linguiça, cenoura e pimentão.
INGREDIENTES
- 24 batatinhas médias lavadas e com casca
- 2 colheres (sopa) de sal grosso
- 1/2 xícara de azeite de oliva (aproximadamente 120 ml)
- 1 dente de alho picadinho
- 1 colher (chá) de folhinhas de tomilho (ou de alecrim)
- 1 colher (sopa) de farinha de rosca
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Espalhe as batatas numa assadeira que acomode todas elas numa camada só, espalhe por cima o sal grosso e leve ao forno por uns 30 minutos, até que as batatas estejam macias, mas ainda claras.
- Retire do forno, passe as batatas pra uma tábua e chacoalhe bem pra descartar o excesso de sal. Cubra as batatas com um pano limpo e dê um murro em cada uma delas. É importante conseguir romper a casca e dar uma esmagada, mas sem apertar demais pra não virar pasta.
- Coloque o azeite, o alho, as folhinhas do tomilho e pimenta-do-reino na assadeira e misture bem.
- Coloque as batatas na assadeira e vire pra conseguir que elas fiquem úmidas dos dois lados.
- Espalhe por cima a farinha de rosca e volte ao forno por mais 15 a 20 minutos, até que as batatas estejam bem douradas e perfumadas. Sirva em seguida.
As batatas ficam deliciosas com frango assado delicioso e fácil de preparar, bacalhau confit no azeite e ervas, filé mignon recheado com presunto cru e pesto, rosbife simples como deve ser, brócolis pra todo dia, arroz com frango e grão de bico para o dia a dia e lagarto recheado com linguiça, cenoura e pimentão.
NOTAS
Tem gente que cozinha as batatas e depois leva ao forno, mas acho que só assadas elas ficam muito mais gostosas.