RECEITA DE PAIN AU CHOCOLAT
Já pensou em preparar em casa o seu croissant tradicional e o seu pain au chocolat? Com a receita que eu vou te ensinar e seguindo o passo a passo, tenho certeza de que os pães vão ficar deliciosos!.
Pra quem nunca experimentou um pain au chocolate, eu digo que vale a pena fazer e que tenho certeza de que vai amar esse pão tão irresistível e que, na verdade, é mais ou menos um croissant recheado de chocolate e moldado como rolinho, não como meia-lua.
Quando me perguntam se existe receita difícil, eu falo que acho que não, que existem receitas trabalhosas, mas que com uma boa receita na mão e vontade de fazer e de seguir o passo a passo direitinho, qualquer um consegue fazer. A receita é um projeto com várias etapas que tomam um tempo, só isso.
Pensando no tanto de gente que já preparou croissants e pains au chocolat gostosos seguindo as minhas receitas nas aulas no Atelier Gourmand, nos sei lá quantos workshops que eu dei de 1999 pra cá, e nos meus livros Cozinhando para Amigos (2005), Cozinhando para Amigos – Entre panelas e tigelas (2008) e Chocolate todo dia (2011), eu sei que a minha teoria está comprovada pra valer.
Mesmo que das primeiras vezes o pão não fique tão folhado, ele será gostoso, e com o tempo os resultados vão ficando melhores, só acreditar
Antes de começar, eu ainda falo sempre que vale a pena fazer a receita inteira, não compensa dividir mesmo e fazer menos. Penso sempre que dá pra convidar mais gente pra matar a vontade de pãozinho tão bom, dá pra congelar metade pra comer um tempo depois, dá pra fazer metade da massa com chocolate e metade croissant clássico e dá pra fazer um tanto pra dar de presente.
E calcule que, se for pra fazer metade como croissant clássico e metade com pain au chocolat, só diminuir a quantidade de chocolate pra 360 g, o cálculo básico é de 20g de chocolate por pãozinho.
INGREDIENTES E PREPARO
Esse pãozinho folhado enrolado como rocambole aparece nas lancheiras das crianças francesas e nas prateleiras de tudo o quanto é padaria e confeitaria francesa, quer dizer, não tem boulangerie e pâtisserie que não prepare e sirva pain au chocolat.
No forno, o chocolate derrete, mas firma de novo quando esfria, pois ele não volta a endurece pra vale, e o contraste desse chocolate com massa de pão folhada e amanteigada é demais de bom
A receita dá certíssimo, fica muito gostosa e deixa a sua casa com aquele perfume de chocolate tão parisiense e francês.
O que vai na receita?
- fermento biológico seco;
- açúcar;
- água;
- farinha de trigo;
- óleo vegetal;
- sal;
- leite;
- ovo;
- manteiga;
- chocolate meio amargo.
Uso a melhor manteiga que posso comprar pra preparar a massa, pois quanto mais seca e pura, mas leve e folhado será o croissant. Como, infelizmente, a maior parte das marcas brasileiras produz manteigas com muito soro, os croissants nem sempre ficam tão leves quanto os que a gente encontra na França.
Os adeptos da gordura hidrogenada conseguem alguns pãezinhos levíssimos e ultra folhados, mas sem sabor de croissant, que é manteiga e manteiga. Pra fazer croissant e pain au chocolat eu costumo comprar manteigas brasileiras Aviação e Président.
A quantidade de farinha parece pouca no começo do preparo, mas está certa. A massa tem que ficar pegajosa no começo, depois a farinha que a gente polvilha vai penetrando na massa, que incorpora pouco a pouco e, no final, tudo se equilibra. .
A quantidade de chocolate não é pequena, mas precisa ter bastante chocolate pra ser pain au chocolat.
O PREPARO
Pra fazer a massa, eu dissolvo o fermento e o açúcar na água, junto 1/2 xícara de farinha e deixo descansar por uns 10 minutos, até surgirem bolhas.
Enquanto isso, eu forro com filme plástico uma assadeira de 20×35 cm.
E também coloco numa tigela a manteiga e 1/2 xícara de farinha e misturo até ficar bem homogênea. Então coloco essa manteiga sobre um pedaço de filme e aperto com as mãos pra formar um retângulo de uns 18x16cm, reservo.
Junto o óleo, o sal, o leite, o ovo e 4 xícaras de farinha à massa fermentada e misturo apenas o suficiente pra ligar os ingredientes (não acrescento mais farinha). Depois espalho essa massa molenga a assadeira fazendo uma camada uniforme.
Posiciono a manteiga sobre uma das metades desse retângulo de massa, deixando uma borda livre. Com a ajuda do filme, dobro a parte livre da massa sobre a placa de manteiga, pressiono as bordas com os dedos para fechar bem, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Depois desse descanso, eu polvilho uma superfície com farinha, desembrulho a massa e coloco sobre a bancada.
Com um rolo e cuidando pra abrir a massa sempre no sentido do comprimento, abro até o retângulo até triplicar de tamanho, depois dobro em 3, como uma carta, giro 1/4 de volta para deixar uma das laterais abertas virada pra mim, abra com o rolo mais uma vez até triplicar de tamanho, dobro de novo em 3, embrulho em filme plástico e volto com a massa pra geladeira.
Depois de meia hora, repito a sequência, volto pra geladeira por mais meia hora e faço a sequência de novo. Então, levo a massa de novo pra geladeira por pelo menos 6 horas e até por 2 dias.
Umas 3 horas antes de servir, eu polvilho o mármore com farinha e divido a massa em 4 partes iguais. Divido o chocolate numas 64 barrinhas (não se preocupe se ficarem tortas, ou quebradas, dá pra juntar os pedaços, no forno perdem a forma).
Sempre apenas no sentido do comprimento, abro uma parte de massa com o rolo até obter uma tira de 60×10 cm, com a espessura de uma casca de uma banana. Corto cada tira em 8 retângulos e modelo os pãezinhos.
Pra isso, é só imaginar um mini-rocambole. Eu coloco uma barrinha de chocolate logo na beirada, dobo a massa sobre o chocolate, coloco a outra barrinha bem na dobra e enrolo por cima.
No total são uns 20g de chocolate por pãozinho. Dou uma pinçada com os dedos pra fechar a abertura e coloco o pãozinho na assadeira mantendo um espaço livre entre eles.
Deixo descansar por mais 2 horas (ou por mais 12 horas na geladeira quando quero adiantar a vida). Dez minutos antes de assar, aqueço o forno a 180ºC (médio) e pincelo os pãezinhos com a gema já diluída em 2 colheres (sopa) de água.
Em seguida, asso os pãezinhos até que eles estejam dourados e bem crescidos (os bem pequenos assam nuns 10 minutos e os maiores entre 12 e 20 minutos). Deixo tudo amornar por uns 10 minutos e sirvo.
Eles ficam mais gostosos e crocantes no dia em que assados, dá pra aquecer no forno no outro dia, ou dá pra congelar uma parte dos pãezinhos prontos e aquecer quando der vontade.
Sério, não tem como negar que dá trabalho, mas garanto que vale cada segundo de trabalho.
Outras receitas deliciosas com chocolate: babka ou rosca doce com muito chocolate, chocolate quente cremoso, bolo de chocolate com cobertura cremosa para festa.
MASSA MODELAR E ASSAR Outras receitas deliciosas com chocolate: babka ou rosca doce com muito chocolate, chocolate quente cremoso, bolo de chocolate com cobertura cremosa para festa. Nada como um pain au chocolat quentinho pra começar o dia ou pra comer a qualquer hora. Puro sonho!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Bom dia
Adorei a receita
Obrigada por partilhar
Que marca de chocolate utiliza?
Carolina, bom dia!
A receita é deliciosa e dá certo mesmo. Bom saber que você gostou!!
Pra cozinhar, a gente costuma usar o chocolate meio-amargo da sicao, mas também acontece de usar nestlé, garoto, o que tiver por perto.
Muito obrigada pelo carinho. Abraços, Ana e Helô
Adoro suas receitas e seus artigos Helô!!!! Eu assistia o seu programa quando eu tinha TV a cabo… Mas não entendo como é essa “dobradura em 3″… Talvez eu não tenha escrito muitas cartas na minha vida… dobra no sentido do comprimento e mais 2 vezes? Dobra a massa toda no meio ou dobra as pontas até se encontrarem e depois dobra tudo no meio?
Oi! Muito obrigada pelo carinho, faço tudo com muito amor e fico feliz quando as pessoas se animam e vão pra cozinha. TV, infelizmente não depende de mim …
Dobradura em 3: gostei da brincadeira da carta! Você posiciona a massa na bancada em frente a você e abra nesse sentido do comprimento, depois imagine dividir esse retângulo em 3 partes iguais e você vai dobrar seguindo essas linhas: dobre o primeiro 1/3 sobre a parte que seria o segundo 1/3 e dobre essa parte já “dupla” sobre o terceiro 1/3. Qualquer coisa, me mande mensagem de novo.
Beijo, Helô