RECEITA DE FEIJOADA
Aqui vai a receita de feijoada da minha casa, ou a receita de feijoada da Helô. Seguindo a receita passo a passo, você vai preparar feijoadas deliciosas em casa.
Por que a feijoada da minha casa? Falo assim porque cabe muita coisa no caldeirão da feijoada e aqui a gente usa os ingredientes que entram na feijoada de casa.
A feijoada é a cara do Brasil, tanto que há versões da receita por todos os cantos. Uns colocam mais disso ou daquilo e até mesmo trocam de feijão, mas o que importam é que sempre fica bom.
A RECEITA QUE TEM TODO O JEITO DO BRASIL
Tem gente que diz que dá vontade de comer feijoada quando bate um friozinho e tem lógica. Mas o fato é que, na maior parte do Brasil, feijoada é prato que se come sempre, no frio e no calor. Os cariocas não devoram cumbucas de feijoada aos montes quando faz 40ºC?
Às quartas e aos sábados, os tradicionais dias de feijoada nos restaurantes e bares em várias regiões do país, andando pela rua a gente já sente o perfume que vem dos caldeirões fumegantes de feijão com caldo grosso, embutidos defumados, ou não, carnes salgadas e secas.
O PASSO A PASSO DA FEIJOADA
Uma receita de feijoada completa gostosa é fácil de fazer. Se você já sabe como fazer feijão de todo dia, você já tem como fazer uma feijoada.
O importante é pensar que a feijoada é um prato que pede um tanto de planejamento e o ideal é se programar com 2 a 3 dias de antecedência. Organizando as compras e o preparo, tudo se resolve fácil.
O que vai na feijoada
O primeiro passo é comprar os ingredientes para feijoada. A lista dos chamados “pertences para feijoada” pode até parecer grande, mas tudo é fácil de achar.
Quase todo mercado tem feijão, que no Sudeste costuma ser feijão preto, carne de porco como bacon, costelinha salgada e costelinha defumada, lombo salgado e lombo defumado, paio, linguiça defumada e, pra quem gosta, rabinhos, orelhas e pés de porco, e carne seca.
Pra temperar e também pra preparar os acompanhamentos tradicionais nada também é difícil de comprar: alho, cebola, louro, pimenta, salsinha, cebolinha e coentro, limão, cachaça, arroz branco de todo dia, couve refogada simples, laranja e farinha de mandioca.
O PREPARO
O preparo também não é complicado, apenas leva um pouco de tempo, pois as carnes seca, salgadas e defumadas precisam ficar de molho pra dessalgar e com algumas trocas de água.
A pressa na dessalga acaba com o sonho da feijoada deliciosa, não tem jeito. E é triste e decepcionante comprar ingredientes, cozinhar por um tempo razoável e ficar com um caldeirão de feijoada salgada.
Pra hidratar a carne seca e conseguir que ela fique com sal na medida certa, o ideal é dessalgar por umas 24 horas. E as carnes salgadas precisam também desse molho pra perder o excesso de sal e hidratar também.
Depois desse tempo de molho, chega o momento de cozinhar o feijão, a carne seca e as carnes salgadas, que levam mais tempo no fogo.
Como cada um tem o seu tempo, eles devem ser preparados em panelas diferentes. O feijão deve ficar macio e com bastante caldo e e as carnes devem se separar em lascas só de puxar com um garfo.
Pra deixar a feijoada mais leve – ou light como muita gente diz por aí – o ideal é colocar tanto a carne seca, como as carnes salgadas, que são costelinha, lombo e, pra quem gosta, pés, rabinhos e orelhas, as defumadas e os embutidos nas suas panelas, esperar ferver, escorrer e descartar essa primeira água.
Depois, cobrir com água limpa e seguir com o cozimento. Os excessos de sal, de gordura e do defumado saem na primeira água.
O preparo dos embutidos, ou seja, da linguiça e do paio já em rodelas, e da costelinha e do lombo defumados, é mais rápido, bastam duas fervuras trocando de água, só mesmo pra descartar um pouco do sal e da gordura, aquecer e dar uma leve amaciada.
Depois de cozinhar tudo separadamente, chega a hora de refogar o feijão, juntar tudo e deixar a feijoada ferver pra incorporar os sabores e engrossar o caldo.
Em casa, costumo refogar o feijão do mesmo jeito de sempre, só que usando bacon como gordura.
Depois disso, junto as carnes todas já preparadas e deixar ferver. Na verdade, sempre que posso e deixo a feijoada dormir na geladeira pra servir no dia seguinte e ela fica ainda mais saborosa.
É muito importante pensar que, mesmo com a dessalgada, as carnes seca, salgadas e defumadas continuam com o salgadinho de sempre e normalmente a gente nem precisa juntar sal ao feijão.
Quantidades dos ingredientes
Essa é receita que rende bastante. Com 1,5 kg de feijão e as quantidades de carnes que aparecem na lista de ingredientes, dá fazer uma feijoada para até 12 pessoas.
Tem gente que vê “um paio e duas linguiças” e acha melhor aumentar e dobra as quantidades. Parece pouco, mas de pouco em pouco o caldeirão de feijoada fica cheio. Mas nada de grave em dobrar as quantidades, vai dar certo do mesmo jeito.
E outra coisa: se o número de pessoas for menor, você pode diminuir o feijão pra 1 kg e manter as outras quantidades dos outros ingredientes, mas não vale a pena fazer uma feijoada menor. Em casa, faço a receita como está aqui, sirvo no dia e no dia seguinte e congelo o restante em uma ou duas porções.
A receita com feijão e as carnes seca, salgadas e defumadas e os embutidos rende uma feijoada completa, que naturalmente é mais rica e gorda.
Quem prefere uma feijoada mais magra (menos gordura), que também é chamada de levinha ou light, deixa de lado os embutidos.
E quando bate a vontade de comer feijoada, mas só se tem uma ou outra carne em casa, dá pra cozinhar o feijão com os ingredientes possíveis e ter uma feijoadinha em casa.
Essa feijoadinha é um feijão saboroso que se transforma em algo especial só com um tanto de carne seca e uma linguiça e já fica uma delícia.
Que tal uma feijoada vegetariana e vegana?
Mais uma coisa: se você tiver vegetarianos e veganos à mesa, basta cozinhar um tanto de feijão, refogar só no óleo com os temperos, acrescentar cubos de abóbora, de inhame e de mandioca já cozidos, deixar apurar por uns 10 minutos e servir.
Nesse caso, como não haverá o salgadinho das carnes, será preciso acrescentar sal ao feijão. Já fiz assim algumas vezes e muita gente fica feliz, garanto.
Acompanhamentos para feijoada
Pra deixar a feijoada completa, além de caprichar nos pertences é preciso preparar os acompanhamento clássicos. O que seria da feijoada sem arroz branco, couve refogada, farinha de mandioca ou uma farofinha simples, laranja e molhinho?
No canal do youtube do Na Cozinha da Helô a gente também ensina como cortar os gomos de laranja que dão o toque refrescante maravilhoso à feijoda. Eu calculo sempre ½ laranja por pessoa.
Pra mim, a cereja do bolo da feijoada é o molhinho feito com caldo do feijão, limão, cachaça, ervas e pimentas. Ele realça os sabores da feijoada, dando o picante e o frescor que o prato merece.
Quanto às ervas do molhinho, há quem fique com salsinha e cebolinha ou com coentro e cebolinha e eu fico com o conjunto completo.
Também acho que uma boa de pimenta completa o prato com perfeição, mas use como quiser (se gostar do sabor da pimenta, mas não do picante, use pimenta biquinho no molho).
E quem ama pimenta ainda pode servir pimentas em conserva ou molhos de pimenta ao lado da feijoada.
O caldeirão de feijoada no fogo conta pra vizinhança toda que na sua casa terá feijoada e isso é bom demais. Perfeição brasileira!
No vídeo sobre feijoada que eu fiz pro canal Youtube tem o passo a passo com um monte de dicas pra fazer uma feijoada deliciosa. Que tal dar uma olhada?
E pra beber?
Pra servir com a feijoada a gente também pode te ensinar como preparar caipirinha de limão tradicional e caju amigo e, pra quem prefere bebidas sem álcool também tem a limonada deliciosa da vovó e o refresco de tamarindo, que são bem refrescantes.
Feijoada Couve Pra servir com a feijoada a gente também pode te ensinar como preparar caipirinha de limão tradicional e caju amigo, e, pra quem prefere bebidas sem álcool também tem a limonada deliciosa da vovó e o refresco de tamarindo, que são bem refrescantes. Apesar das várias etapas, a receita é prática, pois ela não só pode ser preparada com até 2 dias de antecedência e aquecida antes de servir. Na verdade, ela fica ainda mais saborosa depois de descansar por 24 horas.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
3 Comentários
Helô na feijoada vc fala em cozinhar separado a carne seca, as costelinhas, o lombo e depois juntar ao feijão já pronto. Dúvida 1, eu cozinho essas carnes e descarto a água? Dúvida 2 , esses tempos são para panela comum e não pressão? Dúvida 3, vc fala para colocar o feijão pre cozido no refogado e cozinhar mais 1 hora, não vai cozinhar muito o feijão?
Costelinha separada na panela de pressão, feijão separado na panela de pressão, água de todas carnes pode jogar fora. A linguiça pode cozinhar com feijão, há água do feijão você guarda.
Vai juntar tudo numa pena grande, ou em duas.
Oi, Douglas! A primeira água das carnes salgadas e defumadas eu costumo jogar fora porque tem sabor e aroma muito fortes, e trocando por água limpa, o resultado fica mais delicado. Quanto ao final, quando se junta tudo já cozido, uso 1,2 ou até 3 panelas grandes (aí depende do que se tem em casa). Espero ter ajudado! bjs