RECEITA DE PEITO DE PERU ASSADO PRA FESTA
A receita de peito de peru dourado com presunto cru e ervas fica saborosa, não é aquela de sempre e tem a medida certa pra uma festa de final de ano com pouca gente ao redor da mesa.
Essa questão do tamanho da receita é bem importante hoje em dia. Acho que muita gente se cansou daquelas receitas de gigantes que sempre sobram, ficam por vários dias na geladeira e todo mundo fica comendo a mesma coisa por uma semana.
As receitas com peito de peru são perfeitas pra resolver essa questão do tamanho de algumas receitas clássicas das festas de fim de ano, além de serem práticas porque muita gente só gosta dos cortes de carne branca.
PREPARANDO COM ANTECEDÊNCIA
Como o peito de peru vem sempre congelado, costumo me programar pra começar o processo de descongelamento umas 30 horas antes de servir. Deixo descongelar com calma por umas 12 horas na geladeira pra depois temperar e assar.
Pra descongelar na metade do tempo, eu coloco o peito de peru dentro da embalagem de plástico fechada numa bacia com água e deixo fora da geladeira por umas 6 horas, descartando a água que ficar gelada e trocando por água em temperatura ambiente.
Pra receita de hoje, eu já contei com o peito de peru descongelado.
CARNE MACIA E SUCULENTA
Só de ouvir falar em peito de peru, muita gente já pense numa carne seca e sem graça. Isso pode acontecer porque o peito de peru (como o peito de frango) não é um corte úmido e suculento por natureza, mas com alguns cuidados ele fica macio e delicioso e eu vou te ensinar como fazer.
Pra umedecer a carne, continua valendo a técnica da minha bisavó, que levantava e soltava a pele do peito e das coxas e espalhava manteiga sobre toda a carne. Depois, ela voltava com a pele pro lugar, assava regando sempre com o líquido da marinada e, no final, ficava com a carne bem úmida e saborosa.
Na minha receita do peru dourado com ervas, eu explico como preparar e assar a ave inteira, um processo que é um pouco longo, mas não é difícil, e dá muito certo.
Na receita de hoje, eu também uso a manteiga temperada pra umedecer e dar sabor, mas de um jeito um pouco diferente, porque é só peito.
Primeiro, eu solto, retiro e reservo toda a pele do peito. Depois, coloco o peito sobre uma tábua, cubro com plástico e bato com um batedor pra deixar a espessura uniforme e tempero com sal e pimenta.
Em seguida, besunto totalmente o peito de todos os lados com a manteiga e pensando num rolo mais comprido e juntando os pedaços na medida do possível, enrolo como um rocambole.
Passo esse rocambole pra uma assadeira, que não precisa ser untada, cubro a superfície com a pele, sem se importar com uns buracos, rego com vinho branco, cubro com papel alumínio e levo à geladeira por umas 12 horas.
Na pressa, dá até pra diminuir pra umas 8 horas, mas o tempo de marinada é importante pra conseguir um peru saboroso.
Depois do repouso, eu levo a assadeira ainda com o papel alumínio pro forno por 1 hora, seguindo sempre o cálculo básico de 1 hora por quilo de ave).
Então abro o forno, levanto o papel, espeto com a lâmina de uma faca fina pra verificar o cozimento.
Se a carne estiver macia, eu retiro a assadeira do forno, puxo e descarto a pele, cubro o rolo de peru com presunto cru e volto ao forno, sem cobrir e em temperatura mais alta, pra dourar bem. Se a carne ainda estiver dura, eu deixo no forno por mais uns 10 minutos e testo de novo antes de descartar a pele.
Quando o presunto fica dourado e crocante, eu retiro do forno e passo o enrolado pra travessa de servir e cuido do molhinho na própria assadeira..
Descarto a gordura da assadeira com uma concha, ou encosto umas 2 ou 3 folhas de papel absorvente na superfície gordurosa e espero absorver. Levo ao fogo, deixo ferver por uns 2 minutos, acerto o sal e a pimenta e passo pela peneira.
Quando quero deixar o molho mais chiquezinho, junto uma ou duas colheres de sopa de alguma geleia ao molho.
Sirvo o peru com o molho ao lado. Ideias pra acompanhar: rodelas da compota inglesa de laranja, que eu adoro. Pra acompanhar: arroz branco, a receita de brócolis pra todo dia, que fica gostosa, é fácil de fazer e dá um colorido lindo pra mesa e a farofa de castanhas nossas.
O peito de peru fica ainda mais gostoso com rodelas da compota inglesa de laranja. Pra acompanhar: arroz branco, a receita de brócolis pra todo dia, que fica gostosa, é fácil de fazer e dá um colorido lindo pra mesa e a farofa de castanhas nossas. Retire o peito de peru do freezer com umas 24 horas de antecedência, descongele na geladeira por umas 12 horas, ou deixe de molho numa bacia com água por umas 6 horas, trocando a água sempre que ela estiver gelada.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS