RECEITA DE PICOLÉ DE DOCE DE LEITE
Esse picolé de doce de leite é muito bom mesmo e perfeito pra quem gosta do cremoso irresistível que só o doce de leite tem.
Eu, que adoro preparar picolés no verão e sou apaixonada por doce de leite, faço bastante a receita e sirvo como sobremesa nos dias de calor.
Um picolé de doce de leite ou paleta de dulce de leche ou popsicle de dulce de leche, tanto faz o nome, o que interessa é que é uma delícia.
INGREDIENTES E PREPARO
O picolé é bem fácil de fazer, em 15 minutos, no máximo, a gente separa os ingredientes e prepara a mistura.
A parte mais difícil é esperar pelo picolé no freezer.
O ideal é sempre fazer os picolés de véspera, assim eles congelam bem, ficam mais fáceis de desenformar e não derretem tão rápido. Mas, quando a pressa é grande, até dá pra desenformar com umas 6 horas de freezer.
No caso do picolé de doce de leite, vale ter paciência e aguardar as 12 horas, pois o doce de leite é doce, como diz o próprio nome, e naturalmente leva mais tempo pra congelar. Melhor garantir.
A receita leva:
- doce de leite pastoso, daquele bem cremoso;
- creme de leite (pode ser da lata ou da caixinha ou fresco);
- leite.
Os ingredientes são fáceis de providenciar, ainda mais pensando num doce de leite cremoso comum e em creme de leite de lata ou de caixinha. O leite é o de todo dia e pronto.
Mas é importante pensar que o doce de leite é tudo no picolé e, por isso, quanto melhor for, mais gostoso será o resultado. Um picolé feito com um doce de leite incrível fica mais incrível, é verdade e pronto.
Também dá pra usar doce de leite caseiro, mas pensando que a receita leva uma quantidade razoável de doce, normalmente não vale muito a pena. Uso o meu só quando faço bastante doce de leite e tenho muitos potes em casa.
Se quiser fazer o seu doce de leite, aqui tem 2 receitas muito gostosas: doce de leite cremoso e doce de leite talhadinho e doce de leite muito bom ou doce de leite argentino.
Quantidades: testei a receita com algumas proporções diferentes até chegar à versão de hoje. Com mais doce de leite, o picolé ficou muito doce e enjoativo, e não endureceu de vez, ruim pra desenformar e pra servir e, com menos, faltou gosto de doce de leite e perdeu a graça. E parece muito doce quando a mistura ainda está líquida, mas dá certo quando o picolé congela.
O creme de leite é importante pra dar cremosidade ao picolé e o leite ajuda no equilíbrio da consistência.
A receita é de liquidificador e o processo leva 1 minuto, no máximo. Dá pra misturar numa tigela com o batedor de arame, mas no liquidificador tudo se transforma num creme homogêneo com mais rapidez e facilidade.
Creme pronto, só levar pro freezer pra congelar.
AS FORMINHAS
As minhas forminhas são bem comuns, eu comprei nessas lojas que têm um pouco de tudo e que antes era de R$ 1,99, mas a gente não acha nada de bom por menos de uns R$ 15,00. Há melhores e piores pra desenformar, mas só mesmo testando pra saber.
O bom dessas forminhas é que elas já têm os palitos grudados nas bases e elas todas se encaixam e ficam juntas e estáveis no freezer. Como os tamanhos delas variam, a quantidade de picolés pode ser um pouco diferente, mas costumam ser umas 6 unidades.
Na falta de forminhas de picolé, as fôrmas de gelo resolvem. Pra fazer assim, eu despejo o creme nas cavidades e levo ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar. Então, espeto uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volto pro freezer por mais umas três horas. Depois desse tampo, já dá pra desenformar e servir. A receita dá uns 24 cubinhos.
Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas. No freezer, os picolés ficam perfeitos por 1 semana.
Outros picolés deliciosos e fáceis de fazer aqui Na Cozinha da Helô: picolé de chocolate e coco, picolé de abacate muito fácil, picolé caseiro de iogurte e morango, picolé de salada de fruta fácil e picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate.
E pra quem gosta de doce de leite: que tal experimentar a receita do rocambole de doce de leite com gengibre e canela, pudim de doce de leite cremoso e fácil e alfajor caseiro de doce de leite e chocolate.
Outros picolés deliciosos e fáceis de fazer aqui Na Cozinha da Helô: picolé de abacate muito fácil, picolé caseiro de iogurte e morango, picolé de salada de fruta fácil e como fazer um picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate. Notas: Capriche no doce de leite, ele é o que importa pro sucesso do picolé.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Oi, Helô!
Que capricho o seu post e sua receita…♥️????
Muito obrigada!
Ontem eu testei outra receita bem parecida com a sua, mas que não levava leite… Vou testar a sua hoje mesmo. ????????????
Eu e maridão temos um restaurante em Long Beach (Los Angeles ????????) e eu estou testando receitas diferentes pra gente servir no brunch pras crianças (e adultos também, porque ninguém vai dizer não pra esse picolé maravilhoso, né? ????????)
Se você tiver Instagram, dá uma olhada e vem visitar a gente um dia! @ubuntulb
Obrigada e um grande abraço pra você!????
Danielle Soldati
Danielle, boa noite!
Que delícia de mensagem, alegrou o coração.
O picolé fica bem gostoso, já fiz muitas vezes e o sucesso é garantido. Acho que tanto as crianças, como os adultos (que não perdem um docinho), vão gostar.
Vou sim espiar a sua página e quem sabe um dia visito vocês.
Beijo, Helô