COMO FAZER DOCE DE LEITE ARGENTINO OU CARAMELIZADO
Quando me dá vontade de uma colherada de doce de leite, essa é uma das minhas receitas preferidas. O doce de leite nessa versão argentina e caramelizada e ele fica tão delicioso bom que, em casa, ele virou o doce de leite muito bom.
Eu adoro doce de leite, falo sempre que adoro goiabada, mas entre ela e doce de leite eu fico com o doce de leite. Gosto dele de tudo o quanto é jeito, dos clarinhos cremosos aos bem escuros e pastosos, dos talhadinhos e aos de cortar. Por isso, além da receita de hoje, também faço sempre o doce de leite cremoso e doce de leite talhadinho.
E não tem jeito, quando sei que tem doce de leite por perto, acabo pegando algumas colheradas do pote durante o dia, não resisto.
Se faço a receita de hoje, como com uma fatia de queijo fresco ou curado e saio comendo pela casa, uso como recheio de bolo de chocolate com calda de chocolate (em casa, todos amam), recheio o rocambole de doce de leite com gengibre e canela, os casadinhos variados, o alfajor caseiro, sirvo com as crêpes perfeitas e preparo pudim de doce de leite cremoso e fácil.
Doce de leite argentino
Receitas e variedades de doce de leite não faltam e uma das minhas preferidas é a que chamei de “doce de leite muito bom”, pois é mesmo. A receita dá aquele doce de leite cremoso lisinho, brilhante e marrom-escuro, com jeito de dulce de leche argentino.
Testando
Conversando e pesquisando, vi que a grande diferença entre o doce argentino está no início do processo. Os argentinos começam caramelizando uma parte do açúcar na panela, então juntam o leite, o restante do açúcar e a baunilha, daí cozinham até chegar a um ponto bem pastoso. Dá vêm o sabor, o aroma e a cor bem intensos de caramelo.
Quanto ao açúcar, testei bastante e acho que consegui reduzir à quantidade ao mínimo possível pra dar ponto de doce de leite. Hoje em dia, quase ninguém consegue achar graça naqueles doces que levam até 1 kg de açúcar pra 1 litro de leite, que dão até arrepios.
Quantidade de doce: não vale a pena diminuir a receita, o trabalho será sempre o mesmo, o tempo também, e ele dura na geladeira.
Atenção!
Dica importantíssima bem de vovó: poucas coisas são tão chatas de limpar quanto a boca de fogão com crosta de leite derramado. Pra manter o doce fervendo devagar e sem derramar por pelo menos 1 hora e 30 minutos, coloque um pires de xícara de café no fundo da panela, com o lado da cavidade pra baixo, as bolhas grandes perdem a força e o leite não transborda.
Outra coisa: muitas receitas falavam pra “mexer sem parar” e resolvi questionar. Não precisa mesmo. Uma mexidinha de 5 em 5 minutos é mais do que suficiente. Dá pra ficar por perto fazendo outra coisa. Só mais pro final do tempo é que as mexidas passam a ser mais necessária e com mais frequência.
A panela deve ser grossa e larga, uso sempre uma de inox pesada.
Mais uma dica
Por fim, a baunilha é o aromatizante clássico, com fava de verdade fica incrível, mas uma boa essência resolve, já que o preço da fava anda inviável. No post sobre essências naturais caseiras eu explico como preparar as suas em casa de um jeito simples.
Quem gosta de canela pode acrescentar um pedaço de uns 3 cm e retirar no final. Como o ingrediente faz a receita, quanto melhor o leite, melhor o doce, capriche, vale investir num leite ótimo.
E tem mais: pra agradar a minha filha mais velha, que adora doce de leite, mas precisou cortar o leite integral do dia a dia por intolerância bem séria à lactose, eu resolvi preparar a receita com leite sem lactose e ficou perfeito.
Além de comer o doce de leite simples, use pra rechear rocambole de doce de leite com gengibre e canela, casadinhos variados e alfajor caseiro. Como o ingrediente faz a receita, quanto melhor o leite, melhor o doce, capriche, vale investir num leite ótimo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Olá Helo! Obrigada por compartilhar!
Gostaria de saber se não é necessário acrescentar bicarbonato de sódio na receita como alguns sugerem.
Bjs
Leonice, bom dia!
Não costumo usar bicarbonato porque faço quantidades caseiras e a variação de tons mais ou menos escuros ou claros não faz tanta diferença. Muita gente que produz doce de leite de forma ainda artesanal, e até pequenas produções já mais industrializadas, colocam bicarbonato no doce de leite pela cor e também por estabilização.
Se quiser experimentar, coloque logo no início já misturado com o leite.
Beijo, Helô