COMO FAZER DOCE DE LEITE
Eu adoro goiabada, mas prefiro doce de leite cremoso, daquele pra pegar uma colherada bem gulosa e deixar desmanchar na boca, ainda mas se for com uma fatia de queijo mineiro, tanto do fresco, como do curado.
Hoje vou te ensinar como fazer a receita do doce básico, ma também nas versões dele talhadinho, que fica encaroçado, e de cortar. Eu adoro todos, cada um do seu jeito e pro seu momento e sempre faço em casa.
E também faço bastante a doce mais escuro e caramelizado, no estilo dulce de leche dos argentinos, que começam caramelizando uma parte do açúcar na panela e só depois continuam com o leite e o restante do açúcar.
Esse inspirado no argentino ficou como doce de leite muito bom, que também preparo bastante, e sirvo pra comer de colher e acompanhando os churros crocantíssimos e leves e uso pra rechear o alfajor caseiro de doce de leite e chocolate, o rocambole de doce de leite com gengibre e canela e os casadinhos variados.
O LEITE E O AÇÚCAR
Pra fazer um doce de leite gostoso a gente precisa só de dois ingredientes simples de encontrar que são leite e açúcar.
Como acontece com qualquer receita, quanto melhor o leite, melhor o doce de leite, por isso sempre compro o melhor leite que consigo. Capriche, um bom leite dá um doce mais cremoso e saboroso e ainda rende mais, não tem o que dizer.
Pra agradar as minhas filhas que, desde pequenas, tiveram problemas sérios de alergias e intolerâncias à lactose, assim que surgiram as primeiras marcas de leite sem lactose eu fui experimentar fazer doce de leite com ele.
Deu certo e passei uns anos fazendo muito doce de leite assim. Como os de hoje são ainda melhores, os resultados ficam ainda mais perfeitos.
Ou seja, intolerantes podem sim preparar e comer doce de leite gostoso. Como também falo na receita do doce de leite muito bom, acho que consegui reduzir à quantidade ao mínimo possível pra dar ponto de doce de leite.
Quanto ao açúcar, uso açúcar comum ou cristal, que sempre tenho em casa pra usar em compotas, e os dois funcionam bem. Também já usei demerara, que tem um gostinho de cana mais forte e é mais dourado, e ficou bem gostoso.
A quantidade de açúcar é o x da questão. Hoje em dia, quase ninguém consegue achar graça naqueles doces que levam até 1 kg de açúcar pra 1 litro de leite.
Fui, então, fazer testes e mais testes até chegar a um doce gostoso, com sabor, cor e textura de doce de leite, mas com a menor quantidade possível de açúcar.
A conclusão: pra 1 litro de leite eu uso 1 e 1/2 xícara de açúcar comum, ou 225g, uma diminuição gigante. Menos não funciona, pode até reduzir, mas não fica doce de leite pra valer.
Só com leite e açúcar o doce de leite fica uma delícia, mas dá pra aromatiza e variar.
Se quero doce de leite com canela ou com alguma especiaria (com cardamomo fica muito bom), eu coloco um pedaço de canela em pau quando o doce começa a encorpar e a ficar com jeito de leite condensado, e faço o mesmo com baunilha. Pra baunilha, uso 1 colher (sopa) da minha essência natural caseira.
Quando o doce começa a encorpar pra valer, com mais ou menos 1 hora e meia de cozimento, às vezes eu junto 1/3 de xícara de nozes picadas em pedaços médios ou de coco ralado em flocos secos, mas do mais úmido.
Com o coco fresco o doce fica muito gostoso, mas é importante deixar ferver por uns 5 minutos pra evitar que azede (com coco fresco ele não dura mais de uma semana).
PREPARO
Fazer doce de leite caseiro não é difícil, só pede cuidado e um pouco de paciência. Tem receita que dá muito mais trabalho e demora muito mais pra ficar pronta.
O doce de leite é até rápido, leva no máximo umas 2 horas pra ficar pronto no fogo e pede pelo menos 1 hora de repouso pra esfriar, mas dá pra comer morno.
Pra começar, a gente tem que escolher a panela, que tem que ser larga e com fundo grosso. Pra 1 litro de leite, costumo usar panelas com uns 20 cm de diâmetro, pois o leite precisa de espaço pra ferver e cozinhar, e de inox pesada com fundo triplo ou de ferro esmaltada.
Se faço 2 receitas de uma vez, que vale a pena, já que o trabalho é o mesmo, uso uma panela de uns 26 cm.
Eu coloco o leite e o açúcar na panela e mexo até dissolver bem. Em seguida, coloco um pires virado pra baixo no fundo da panela pra evitar que o leite borbulhe muito, suba e derrame.
Essa sabedoria de avó é realmente importante, com o pires, as bolhas que surgem encontram resistência, o vapor acaba saindo pelos lados e com menos força e os riscos do leite derramar diminuem muito.
E derramar significa desperdício e limpeza de fogão, e poucas coisas são tão chatas de limpar quanto leite grudado em todos os furinhos.
Depois é deixar o doce apurar. Muita gente diz que precisa mexer doce de leite sem parar e fui conferir. Sinceramente, não precisa ser sem parar. Claro que não dá pra deixar o doce no fogão esquecido, mas dá pra fazer algo por perto durante o processo.
Durante a primeira fase, 1 hora e 15 minutos, eu mexo de 5 em 5 minutos, mas só mexedinha simples, dá pra relaxar um pouco.
De 1 hora e 15 minutos a 1 hora e meia as mexidas continuam com os mesmos intervalos, mas tem que começar a ficar por perto na cozinha e com mexidas mais caprichadas pra evitar que o doce pegue no fundo da panela.
De 1 hora e meia a mais ou menos 1 hora e 45 minutos é preciso ter atenção, ficar na boca do fogão e mexendo no começo de minuto em minuto e depois direto. Se não mexer vai grudar, empelotar e até queimar (e quando queima é lixo, fica horrível).
Com mais ou menos 1 hora e meia de fogo o doce já encorpa, mas não firma na colher, e serve pra usar como calda mole.
Com mais ou menos 1 hora e 45 minutos ele começa a fazer bolhas grande e que espirram pra valer e o doce vai abrindo caminho na panela, fica bom de comer de colher.
É importante acreditar que o doce sempre firma quando esfria. e a gente tem que desligar o fogo e retirar da panela quente quando chega ao ponto pra parar o cozimento.
O doce fica perfeito por mais ou menos 1 semana numa compoteira e até por 1 mês na geladeira.
DE CORTAR
Quando quero doce de cortar, deixo no fogo por mais uns 15 minutos, mais ou menos, quase 2 horas no total, 1 hora e 45 minutos no total, até ele se despregar totalmente do fundo da panela.
Nesse momento, despeje o doce numa superfície untada com manteiga ou num tapete de silicone, que é bem prático, e deixo esfriar completamente. Deixo o doce descansar por umas 6 horas, assim ele vai ficar mais firme por fora e cremoso por dentro.
Corto em quadrados com uma faca bem afiada (cuidado com o tapete de silicone) e guardo numa compoteira por até 1 semana. Depois disso, ele pode começar a açucarar.
O DOCE DE LEITE TALHADINHO
Um dia, há pouco mais de 10 anos, a Flávia Pinho, que é uma jornalista amiga e muito querida, ligou pra falar de doce de leite pra uma matéria.
A gente conversou um monte e eu acabei falando que, desde criança, eu gostava do doce de leite que “dava errado”, quer dizer, talhava e encaroçava. Além da textura gostosa, o talhado fica com um azedinho leve.
Falei que me lembrava bem da minha mãe chateada com o doce de leita talhado e dizia que não se conformava porque o leite da fazenda era fresquíssimo.
Assim que a ligação terminou, bateu a vontade de doce de leite talhado e corri pra cozinha pra fazer uma panela. Só que o doce que era pra talhar não talhou.
Na hora eu já tive certeza de que o problema estava no leite, que na fazenda era cru e de verdade, nada a ver com o da caixinha ultra pasteurizado, teoricamente perfeito pra fins sanitários.
Passei uns 3 dias de puro doce de leite, comprando leites de várias marcas tanto de caixinha, como dos de garrafa gelados e só pasteurizados. Mas os meus testes continuavam dando errado, ou seja, o doce de leite continuava ficando certo e liso.
Resolvi juntar limão e esperar o leite dar uma azedada antes de usar, mas nas, só ficou com um gostinho mais ácido no fundo. O fato é que, em pouco tempo, eu já estava com uns 10 potes de doce de leite cremoso nas compoteiras.
Até que tive a ideia de juntar um copinho de iogurte natural na panela logo no início do preparo. Deixei ferver, dissolvi o açúcar e continuei a receita como se fosse pro cremoso básico e consegui!
Fiquei tão feliz que liguei pra Flávia na hora para contar e ela se divertiu tanto que até hoje, vira e mexe o assunto cai no doce talhadinho.
Doce de leite simples Doce de leite de cortar Talhadinho Outras receitas de doces brasileiros aqui Na Cozinha da Helô: receita de goiabada, cocada branca mole, doce de abóbora com coco simples e arroz doce de casa de avó. Se quiser um doce de leite perfumado, junte 1 colher (sopa) de essência de baunilha quando ele estiver começando a ficar bege ou junte 1 pedaço de canela em pau logo no começo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
30 Comentários
amei a receita
Que bom, Maria Fernanda! Obrigada por acompanhar o site. Beijos
eu estu fazendo doce de leite
Que legal, Taís! Depois me conta como ficou, e se quiser, manda foto dele para o contato@nacozinhadahelo.com. Beijos
obrigado helo beijos……..
qual e
Ficou sensacional ♥
Oi, Patrícia, tudo bem? Que bom! Fiquei super feliz em saber!
Se tiver foto, nos encaminhe para o email contato@54.39.252.53
Beijos
Já enviei
HAHAHAHAHA
Nunca tinha visto e nem sabia que existia doce de leite talhado bom ver essa receita,gsei demais de conhecer. Parabéns pelo site excelente.
É uma delícia! Beijos!
Estou com leite vindo direto da fazenda tem mais ou menos um mes vou tentar fazer um doce para nao ter prejuizo !!!
Vai ficar melhor ainda! Depois me conta se deu certo, hein. Beijos
Ficou saboroso, porém, duro demais… Penso que passou do ponto, embora tenha ficado somente 40 minutos em fogo brando…
Anne, acho que passou uum pouco do ponto, mesmo que por um minuto. Em receitas de doces faz diferença! Se a panela é fina ou mais larga a evaporação pode ser mais rápida. Mas, não desista, tente de novo e me conta como ficou, hein! Beijos
Simples e super…
Uma delícia, né… Beijos!
O doce de leite talhado faço sempre com vinagre ou limão
Coloque o leite no fogo e espere levantar fervura, quando subir coloque o vinagre ou limão q ele qualha na hr
Oi, Fernanda! Obrigada pela sugestão! O limão e o vinagre realmente funciona para leites refrigerados ou crus, mas nem sempre dão certo com os de caixinha. Beijos!
Receita maravilhosa.
Muito obrigado.
Oi, Roseane! Que bom que gostou da receita, eu adoro um bom doce de leite! Beijos
ja fis ficou muito bom
Pra 3 litros de leite qual é a quantidade de açúcar já tentei fazer com 2 xícara ficou super melado já fiz também com uma xícara também ficou melado muito doce enjoativo meia xícara será q dara certo?
Seria pro doce talhado
Oi, Daiane! Infelizmente doce de leite sem estabilizantes não é possível diminuir o açúcar ainda mais já que ele que carameliza e faz o doce “acontecer”. Bjs
Meu doce ficou com consistência de ponto de bala, e agora o que fazer para ficar em ponto de corte?
Oi, Edna! Pode acrescentar um pouco (1/2 xícara de leite) e voltar ao fogo, aquecer mexendo até dissolver, esperar ferver e pronto. Se estiver duro de mais, pode juntar um pouco mais de líquido. O tempo de fogo é sempre aproximadom depende do ingrediente utilizado (leite mais ou menos integral), material, espessura e tamanho da panela, intensidade do fogo… Espero ter ajudado! bjs
Consigo talhar um doce já pronto? Se ferver ele de novo e adicionar o iorgurte natural e um pouco de leite?
Oi Sebastião, tudo bem?
Não fiz o teste, mas acho difícil, pois o leite já estará cozido e caramelizado. Ele só talha quando ainda fresco em contato com elemento ácido, só talhar um pouco de leite não vai ser suficiente para deixar o doce todo com aquele gosto levemente azedinho e com a textura. Penso que só mesmo fazendo do início.
Abraço, Helô