RECEITA DE BOLO DE MELADO
O bolo de melado de cana da roça é pura cozinha rústica e de antigamente, daqueles bolos que eu adoro e que pede ca é receita da roça
Na casa da avó do meu marido, cinco da tarde era um horário sagrado: café com bolo ou biscoitinho. Não eram nem dez pras quatro, nem quatro e dez, o relógio era o bule antigo de latão entrando na sala que vinha na bandeja com as xícaras. Iam pro café a minha sogra e as irmãs, primas, sobrinhas e umas amigas, um movimento e tanto.
Fui a um desses café logo que a gente começou a namorar e o bolo de melado era o do dia. Eu achei o bolo delicioso, perguntei sobre a receita, logo me disseram que era antiga na família e já me mostraram o caderno. Fiquei apaixonada por ele aproveitei pra copiar várias receitas na mesma hora.
Voltando pra casa, eu já parei no supermercado pra comprar melado e corri pra cozinha. Adorei o bolo, mas fiz de novo com um pouco de açúcar e cheguei à receita de hoje.
Com melado comum o bolo já fica bom, mas se for um artesanal pra valer ele fica ainda melhor.
Faço o bolo com os ovos do meu galinheiro, corto uma fatia caprichada, faço um café e fico trabalhando perto do fogão vendo a lenha queimar. Vida na roça total.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é simples:
- manteiga em temperatura ambiente e bem macia (mas não pode ser derretida);
- açúcar;
- melado de cana;
- ovo;
- leite (pode ser sem lactose);
- canela
- gengibre
- farinha de trigo;
- fermento em pó.
Quanto ao açúcar: apesar do melado de cana, o açúcar é importante pra dar estrutura à massa, não dá pra diminuir ainda mais (já diminuí um pouco).
É um bolo só de misturar e que não precisa de batedeira, dá pra mexer com um batedor de arame ou com uma espátula numa tigela só.
Eu começo aquecendo o forno a 180ºC (médio) e unto com manteiga e polvilhando com farinha uma fôrma média pra pudim ou bolo inglês.
Numa tigela, usando um batedor de arame, eu misturo a manteiga bem macia com o açúcar. Em seguida, junto o melado, os ovos, o leite, a canela e o gengibre e mexo até conseguir uma mistura homogênea.
Junto a farinha e o fermento, mexo até virar uma massa lisa e coloco na fôrma espalhando pra deixar a camada uniforme.
Levo o bolo pro forno e asso por uns 45 minutos, até que o bolo cresça, firme fique bem dourado e se solte das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Retiro do forno, espero 15 minutos, desenformo sobre o prato de servir, deixo amornar por mais uns 30 minutos e sirvo com café. Ele fica gostoso e macio por até 3 dias em temperatura ambiente.
Outros bolo simples deliciosos: bolo de fubá da minha avó querida, bolo de nada da Helô, bolo de milho verde da fazenda, bolo de laranja simples e bolo mármore de baunilha e chocolate.
Outros bolo simples deliciosos: bolo de fubá da minha avó querida, bolo de nada da Helô, bolo de milho verde da fazenda, bolo de laranja simples e bolo mármore de baunilha e chocolate. Quanto ao açúcar: apesar do melado de cana, o açúcar é importante pra dar estrutura à massa, não dá pra diminuir ainda mais (já diminuí um pouco).INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
Nossa! Como me faz bem à alma ouvir histórias de família e com receitas, melhor ainda. Parabéns! Gosto do seu site. Obrigada por esse aconchego!
Oi, Rosangela! Amei o seu comentário, alegrou o meu dia! Obrigada você por me acompanhar. bjs
Esse bolo de melado não fica muito doce? Pode-se excluir o açúcar?
Oi, Maria! Como toda receita antiga com melado, ela é doce. Quando experimentei a receita, depois testei e busquei outras versões, vi outras ainda mais doces. Acredite, já diminuí um tanto do açúcar em relação à quantidade original, mas menos não funciona, pois ele da estrutura ao bolo. O fato é… ele fica delicioso! Bjs
Fica muito doce, vou tirar o açúcar.
Oi, Neusa! Essa é uma receita antiga, doce, de fazendas e engenhos que tinham açúcar aos montes. Pode sim tentar cortar o açúcar pela metade. Não mexi na medida porque queria reproduzir o bolo da família, mas se quiser, pode cortar a quantidade. bjs
Olá, fiz o bolo para o café da manhã do dia 1 do ano. Todos amaram, e eu me surpreendi com tamanha doçura e sabor… simplesmente adooreeii !! Gratidão
Oi, Elaine! Feliz ano novo! Que coisa boa! Esse bolo é muito especial e fico muito feliz que tenha feito sucesso na sua casa! bjs
Que delícia de história. Vou fazer o bolo.
Alessandra, bom dia!
A receita tem mesmo muita história!
Depois conte como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Helo, posso usar açúcar mascavo?
Amo suas receitas ????????
Oi Raquel, bom dia!
Pode trocar o comum pelo mascavo, mas sem mexer no melado, que também é importante pra dar umidade ao bolo.
Obrigada pelo carinho, beijo, Helô