Receita de bolo simples de baunilha
O bolo de nada da Helô é uma receita de bolo simples, um bolo comum, um bolo pra todo dia, ou um bolo “à toa” como tem gente que diz. Ele é gostoso, crianças e adultos adoram e vai bem a qualquer hora. O miolo fica macio e saboroso e a casquinha brilhante e levemente crocante acontece pelas quantidades de açúcar e da manteiga. O gosto do bolo vem do açúcar, da manteiga e da baunilha, simples assim.
Eu morro por uma fatia dele com um cafezinho e, quando tenho um bolo de nada por perto, vou comendo pedacinhos e mais pedacinhos durante o dia, não resisto mesmo.
E quer saber como o bolo virou bolo de nada? Vou contar. Quando eu abri o “Lá da Venda”, eu todo dia fazia esse bolo, mas ele se chamava bolo simples de baunilha.
Até que um dia, a Luiza Fecarotta, uma jornalista muito querida, estava escrevendo uma matéria pra Folha de São Paulo e ligou pra falar sobre bolos. A conversa caiu na minha lista de preferidos e eu disse que amava o bolo de fubá da minha avó e o bolo simples, de nada mesmo. Ela achou graça no meu jeito de explicar e escreveu exatamente como eu tinha falado. Então a matéria saiu e logo cedo o telefone começou a tocar com um monte de gente querendo encomendar o bolo de nada.
Como os funcionários não estavam sabendo – de nada – eles me ligaram aflitos e sossegaram quando eu disse que o tal de nada era o simples. Enfim, desse dia em diante o simples virou “bolo de nada”.
Dica
Na verdade, ele é de um “nada” que depende de uma boa manteiga e de uma boa baunilha, que faz toda a diferença no bolo. Pra deixar a receita mais gostosa, faço a minha essência seguindo o passo a passo que ensino no post essências naturais caseiras.
Pra variar, dá pra juntar raspas de limão ou de laranja ou de canela em pó.
O passo a passo
A receita é pra lá de simples: os ovos, o açúcar e a manteiga vão pra batedeira de uma só vez, quando a mistura fica bem cremosa entram o leite, o fermento, a baunilha e farinha, depois assadeira e forno.
Com banana
Quando as bananeiras do meu quintal dão aqueles cachos imensos de banana, e todas amadurecem de uma vez, eu corto algumas em rodelas e douro na frigideira com um pouco de açúcar, depois coloco metade da massa na assadeira, espalho por cima metade da banana, cubro com a massa restante, termino com banana e polvilho com açúcar e canela.
Faço o mesmo quando a gaveta da geladeira está cheia de maçãs, mangas ou pêssegos.
SERVIR
No café da manhã, num lanche ou num chá, eu sirvo a fatia do bolo e pronto. Quando tenho vontade de servir como sobremesa, faço uma calda de frutas vermelhas ou uma calda de jabuticaba ou sorvete de baunilha de verdade e pronto.

INGREDIENTES
- 4 ovos
- 1 e 2/3 de xícara de açúcar (250 g)
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1/3 de xícara de leite (80 ml)
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
- Manteiga pra untar
- Farinha de trigo pra polvilhar
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média (pode ser pra bolo inglês ou de pudim).
- Com a batedeira, bata os ovos, o açúcar e a manteiga até conseguir um creme fofo.
- Junte o leite, o fermento, a baunilha e a farinha e continue batendo por mais 1 minutos, só até obter uma massa lisa e encorpada.
- Coloque a massa na fôrma e asse por uns 45 minutos, até o bolo firmar, crescer e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
- Deixe amornar antes de desenformar. Sirva em seguida.
No café da manhã, num lanche ou num chá, eu sirvo a fatia do bolo e pronto. Quando tenho vontade de servir como sobremesa, faço uma calda de frutas vermelhas ou uma calda de jabuticaba ou sorvete de baunilha de verdade e pronto.
NOTAS
Se quiser, acrescente rodelas de banana, pedaços maçãs, mangas ou pêssegos.
5 Comentários
Help! Sou apaixonada pelo seu jeitinho maternal, carinhoso e generoso de ensinar suas deliciosas receitas. Chego a sentir o sabor e o aroma ao terminar a leitura. Muito obrigada!❤ Deus a abençoe!
Dentre as muitas receitas que colecionamos e amamos fazer, há, em especial, aquelas de família , do caderno já amarelado e das lembranças perfumadas, e aquelas dos cozinheiros ou chefs com os quais nos identificamos, a quem sempre recorremos com aquela certeza de encontrar o afeto em forma de comida.
Você, Helo, une tudo isso no seu jeito de cozinhar afetuoso, simples e também rebuscado, talentoso, respeitoso das origens mas inovador, família, da mesa de café e de almoço, das panelas e do avental, do prazer de cozinhar…
E quando eu terminei de fazer esse bolo hoje (pela enésima vez), comi a primeira fatia fechando os olhos de satisfação, afeto, gulodice saciada e agradecimento: obrigada, Helô, sempre! ❤️
Ursula, boa tarde!
Que mensagem deliciosa, alegrou o meu dia.
Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com muito carinho, envolvimento e dedicação e saber que tudo isso foi transmitido e compreendido faz com que se tenha vontade de seguir adiante.
Conte sempre com a gente.
Uma abraço e obrigada pelo carinho,
Ana e Helô
Bolo de nada é tudooo 🥰 obrigada, Helo 😘
Nívea, certíssima você!!! Bolo de nada é tudo mesmo. Obrigada pelo carinho.
Conte sempre comigo, abraço, Helô