COMO FAZER KIMCHI
Vem descobrir como fazer kimchi, o famoso picles coreano de acelga! Só que, aqui, numa versão mais tranquilinha, não tão apimentada e bem fácil de fazer em casa.
Se tem uma coisa que não dá nem pra imaginar é comida coreana sem kimchi, a conserva picante bem no estilo picles que combina com quase tudo, todo coreano faz e sempre tem em casa.
Um bom kimchi não é só pimenta, como muita gente pensa. Ele é apimentado, não dá pra negar, mas é muito saboroso.
Tem o agridoce da fermentação com o açúcar e o salgado dos molhos de peixe e do shoyo. Tem o aroma intenso do óleo de gergelim. Tem o picante das pimentas em pó e fresca. Tem as texturas da acelga, do nabo e da cenoura com o verde perfumado da cebolinha. Uma combinação incrível de sabores, aromas e texturas.
Explicando o Kimchi
Como acontece com toda conserva de geladeira, ele precisa descansar pra fermentar, mesclar os sabores, chegar ao gosto e à textura de kimchi, por isso, quem quer kimchi feito em casa, deve pensar no assunto e preparar a receita com pelo menos 15 e até com uns 30 dias antes de dar ares coreanos à mesa.
Eu gosto do picante e do aroma das pimentas e, durante os meus testes, comi pedaços deliciosos de kimchi ultra apimentadíssimo, sem exagero, verdade mesmo. Uns levavam até 4 colheres (sopa) de pimenta vermelha em pó pra meia acelga (uns 400 g), além da pimenta fresca. Só que, como o nosso paladar não é bem esse, resolvi tomar a liberdade de fazer umas adaptações pra agradar com mais facilidade.
Fiquei com três potes de kimchi tradicionais e com pequenas variações. Com e sem cenoura, com e sem pimenta fresca, um com pedaços grandes e os outros com tiras largas de acelga, dois com o tempero bem líquido e um com o tempero engrossado.
Decidi usar cenoura, as tiras largas de acelga e a pimenta vermelha fresca, além de ficar com o molho mais encorpado, que não só é mais gostoso, como mais fácil de servir e de aproveitar até a última gota.
Engrossando o molho
Pra engrossar o molho, troquei a farinha de arroz pela maizena, que se acha em qualquer mercadinho. Dei uma boa suavizada no kimchi e cheguei a uma conserva picante, sugerindo usar de ½ colher (sopa) a 1 colher (sopa) de pimenta vermelha em pó (ou mais) e de 1 a 3 pimentas vermelhas dedo-de-moça frescas. Mas nada impede que se use mais.
Como eu também queria que aqueles que não colocam nadinha de nada de pimenta na boca pudessem experimentar essa receita especial e que dá harmonia à refeição coreana, parti pra novas experiências com pimentão vermelho, que tem cor, aroma e sabor, mas zero de picância, e com páprica doce, que é bem suave, e não é que ficou bom?
É claro que essa versão estilizada de kimchi é totalmente diferente do original e, por purismo, nem kimchi seria, mas o que interessa é que ela resolve. Ficou gostosa e conquistou muita gente que nem se aventurava a chegar perto da clássica (na relação de ingredientes, essas sugestões aparecem entre parênteses).
Adorei experimentar o arroz com kimchi da Maangchi, uma coreana incrível, que ensina receitas deliciosas: ela aquece bastante a conserva numa wok, junta arroz branco cozido, acerta os temperos, polvilha com gergelim e serve.
Uma última coisa: embora a receita fique gostosa com repolho comum, acho que com acelga o resultado é ainda melhor, ainda mais se for uma com bastante verde.
Veganos pode deixar o nam pla (molho de peixe tailandês) de lado e intolerantes ao glúten devem conferir a composição do shoyu, que muitas vezes contém glúten ou pode conter traços de glúten.
No dia a dia, já servi o kimchi com arroz, filé de peixe simples na manteiga e com frango assado aberto pelas costas, todo mundo amou.
O kimchi vai bem com o filé de peixe simples na manteiga, o frango assado aberto pelas costas e arroz branco de todo dia. Embora a receita fique gostosa com repolho comum, acho que com acelga o resultado é ainda melhor, ainda mais se for uma com bastante verde.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
40 Comentários
Bom dia Helô! Fiquei com uma dúvida, o repouso e fora ou dentro da geladeira?
Oi, Roberta! Teoricamente não precisaria de geladeira, mas com o calor que faz aqui, melhor guardar na geladeira. Beijos
Boa noite Helô! Fiz hoje esse Kimchi. Ficou maravilhoso, já comi hoje mesmo com frango agridoce. Resolvi agora a noite temperar uma salada com o Kimchi e amei. Me senti dentro de uma mini série coreana da Netflix. Agradecida por ter passado essa receita deliciosa.❤
Oi, Sônia! Que delícia de comentário! Obrigada por acompanhar o site! bjs
*
Me encantei com a receita.
Vi hoje é vou fazê-la.
Tem tudo que gosto!
Oi, Ana! Que bom que gostou, depois me conta o que achou da receita hein! bjs
Adorei a receita,vou fazer nesse final de semana.obrigado.bjos
Oi, Solange! Fico muito feliz que tenha gostado da receita. Depois me conta o que achou hein. bjs
Adorei a receita
Vou fazer obrigada
Oi, Ira! Depois me conte o que achou, hein! Bjs
Oi Helô, tudo bem? A coreana a quem você se referiu como dando receitas deliciosas tem Instagram?
Oi, Madalena! Ela tem sim, é @maangchi. Bjs
Amei seu artigo, estou acompanhando seu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!
Parabéns!
Meu Blog: Cap Legal
Oi Helô, Boa noite. Sobre o nem pla não sei onde encontrar. Você mesma cozinha o peixe? Sou péssima de cozinha mas amei o sabor quando comi em um restaurante e queria comer novamente feito por mim
Brasileiro adora enfeitar o que não precisa, né!? Sugiro que façam a receita tradicional do kimchi que tem no canal que você mesma citou, da Maangchi. Com pimenfa em FLOCOS, não em pó e sem deixar a cenoura e o nabo de molho no sal junto com a acelga. Faço o kimchi tradicional a tempos e me deixa triste ver essa receita maravilhosa sendo adaptada por aqui.
Oi, Tifani! Decidi fazer uma versão realmente muito leve simplesmente porque muita gente me dizia que havia experimentado, conseguiu entender que era um elemento importante da refeição, mas que era picante demais. Eu, pessoalmente, amo pimenta, já comi kimchi em coreanos super tradicionais e adorei, mas nem todas as pessoas conseguem se adaptar. Bjs
Olá Helo.. via tua receita e fiquei com uma dúvida, a salga seria só nas folhas, os outros legumes não precisa? Outra dúvida, o já no, cenoura ou outros, soltam água.. essa água dos legumes depois q a gente coloca na vasilha pra repouso, fica esse líquido? Eu fiz com nabo e deixei 24 e depois passei pra geladeira. Tá certo assim?
Oi, Sandra! No início do preparo, digo pra cortar os 3 (acelga, cenoura e nabo), juntar eles e polvilhar tudo com sal, portanto, salgar os 3. Aí tem o repouso de 1h, então lavar, peneirar e espremer muito pra descartar o máximo do liquido. A acelga, nabo e cenoura estarão misturados. Depois disso, o tempero será preparado, entrarão os legumes e a cebolinha e tudo junto descansará na geladeira por 15 dias. Bjs
Obrigada pela receita! Eu gostaria de saber como acondicionar enquanto está fermentando. Tem que ser em vasilha de vidro? Precisa ser vedada ou tem que “respirar”?
Miriam, boa tarde!
Costumo colocar tudo num pote desses que tampam bem e levar à geladeira.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Procurei muitas receitas, mas essa achei perfeita, achei mais fácil de fazer
Oi, Francisca! Fico muito feliz que tenha encontrado o que procurava bem aqui no site! bjs
Olá, Helô.
Vou aproveitar a quarentena para tentar fazer sua receita. Dá para substituir o mano ou ele é fundamental?
Celeste, boa tarde! Alguns ingredientes do kimchi, como nabo, acelga e o nam pra (molho de peixe fermentado, há marcas tailandesas e vietnamitas – aparecem como nuoc nam – vendidas por lojas on-line) são realmente importantes. Se não conseguir, improvise com molho de soja, que não é igual, mas dará um picles saboroso. Claro que não será um kimchi na visão dos coreanos, mas o que importa é fazer algo gostoso. A minha versão, que leva um mínimo de pimenta, já é bem mais leve …
Um abraço, Heloisa
Tem outra receita de um chefe coreano.
https://www.passagemparacoreia.com/post/receita-de-kimchi
Tem tradução em português.
Felipe, boa tarde!
Há receitas coreanas deliciosas. A gente vai conferir!
Abraços, Ana e Helô
boa noite Helô,
Amei seu site, eu assisti a série Clássico Imortal e me apaixonei pelo povo Coreano. Passei a ver a culinária de uma forma muito mais sensitiva. Eu havia experimentado kimchi, porém é por demais apimentado, aliás, insuportávelmente. Daí encontrei a sua receita. Santa ajuda!!!!!! Vou correndo fazer, pois comprei a pimenta coreana e a pasta de pimenta também, mas ajustarei a quantidade conforme sua sugestão. Obrigada querida, era tudo que estava precisando… Um grande abraço e parabéns pelo espaço.
Ilda, bom dia!
Que gostoso saber que as nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas estão te dando vontade de ir pra cozinha.
A cozinha coreana é um mundo pra desbravar. Cada cozinha e cada povo têm o seu jeito de ver e de preparar o alimento, mas algumas adaptações são necessárias, claro que respeitando as tradições.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Amei essa receita… parabéns!
Elba, bom dia!
Delícia saber que você gostou da receita.
Siga nos acompanhando, aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
obrigada pela receita. já anotei e vou fazer algum dia destes. vejo nas séries coreanas que assisti na netflix .
Carmen, bom dia!
Bom saber que você gostou da receita.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Uma dúvida. A mistura do açúcar, pimenta fresca, alho e demais ingredientes, é aquecido também?
Bom dia!
A gente só aquece a água com a maizena até engrossar e retira do fogo. Os outros ingredientes não são aquecidos totalmente crus.
Conte com a gente e escreva de novo se precisar.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helo, obrigada pela receita maravilhosa, ficou maravilhoso! Parabéns pelo conteúdo.
Bruna, bom dia! Que delícia saber que você gostou da receita e de que ela agora já faz parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho e conte sempre comigo.
Abraço, Helô
Olá tudo bem?
Armazena na geladeira, certo?
Oi Paulo, bom dia!
O tradicional, feito com todas as técnicas de esterilização de potes e conservação não necessitaria de geladeira, mas como o de hoje dispensa essas etapas, acho sempre mais prudente armazenar na geladeira. Faço assim em casa.
Abraço, Helô