Receita de rolinho de mussarela com pesto
Adoro essa receita de rolinho de mussarela de búfala com pesto de manjericão que é deliciosa, linda e é perfeita como aperitivo.
Vivo recebendo coisas deliciosas, mas às vezes eu me surpreendo além da conta… Isso aconteceu, há uns meses, quando ganhei da Búfala Almeida Prado uma caixa cheia de queijos deliciosos.
As mussarelas eram brancas, delicadas e bonitas que tive até que me beliscar pra acreditar que não estava sonhando. Umas eram de leite de vaca e de leite de búfala, umas só de búfala, umas miúdas, umas pequenas, outras médias, outras grandes, umas burratas incríveis, umas bem macias, outras mais firmes, umas em barra pra fatiar, uns nozinhos, e consistentes e uma manta de mussarela de búfala enroladinha como rocambole, ricota e mais umas outras coisinhas.
Comi algumas na hora e comecei a pensar no que fazer com aquele monte de mussarela, além de comer só com pão e azeite.
Uns dias depois, minha mãe me ligou perguntando se a gente gostaria de almoçar na casa dela em umas 2 horas, tudo no improviso e, pensando na manta, falei que levaria um petisco e uma sobremesa. Pra sobremesa, fiz a receita do crumble de maçãs da Helô, que ela adora.
Preparando
Fiz a receita de hoje pra servir de petisco. Abri a manta sobre uma tábua, comi uma beiradinha e fiquei encantada com a textura e o sabor, nada a ver com umas borrachas que a gente encontra por aí.
Como eu queria agradar e com simplicidade, e também não estava com ânimo de ir ao supermercado, fui atrás dos ingredientes da despensa e da geladeira.
Pesto sempre faz sucesso, então decidi preparar um que fosse rápido e prático, só batendo no liquidificador um tanto de castanha de caju e de pistache, alho, azeite e um pedaço de parmiggiano que achei num canto da geladeira.
Deixei a mistura com textura homogênea, mas ainda bem grossa, passei pra uma tigela, ajustei o sal e acrescentei as passas, que poderiam ser pedaços de damasco ou de tâmara. Usei a castanha e o restinho de pistache que tinha em casa, mas poderia qualquer uma.
Com as frutas, o contraste do salgado e do adocicado ganharia força e ainda teria novas textura e cor na receita. E também da pra acrescentar colheradas de um molho bem temperado, perfumado e reduzido de tomates, azeitonas verdes e pretas, filés de anchova, salmão defumado em fatias finas ou um rosbife, folhas verdes, o que quiser, o céu é o limite.
Pra montar, só coloquei a pasta sobre a manta e espalhei muito bem, depois enrolei a manta apertando e acertando como rocambole, embalei em filme e levei à geladeira por 1 hora (mas pode ser até por uns 3 dias).
Na casa da minha mãe, desembrulhei, coloquei num prato com pão ao lado e cortei as rodelas. Simples assim e delicioso.
Pra servir: crackers salgados caseiros e deliciosos, pão maravilhoso na panela de ferro, pão integral bem macio, focaccia com alecrim da Helô e focaccia integral com azeitona e parmesão.
Pra servir: crackers salgados caseiros e deliciosos, pão maravilhoso na panela de ferro, pão integral bem macio, focaccia com alecrim da Helô e focaccia integral com azeitona e parmesão. Se quiser, substitua troque o pesto por camada fina de molho caseiro e concentrado de tomate e finalize com azeitonas verdes e pretas ou filés de anchova. Um aperitivo delicioso e prático!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS