RECEITA DE SONHO DE CREME
Quem gosta de sonho de padaria com creme de baunilha levanta a mão! Acho que todo mundo, ou quase todo mundo levanta. É uma delicia, pura gulodice, não é pra todo dia, mas de vez em quando pode.
Como sempre falo, se é pra comer uma guloseima muito especial, que seja ela seja boa pra valer. E, como sempre, que seja feita em casa, com tudo muito de verdade e muitas doses de carinho.
Mas o que seria um bom sonho de padaria? Pra mim, perfeito é o sonho com a massa macia, saborosa e fofo, com bastante creme, mas um creme bem gostoso, com gosto de baunilha pra valer, amarelinho e nada elástico e gelatinoso. O sonho bom explode na boca na hora da primeira mordida e ela também faz voar o açúcar de confeiteiro, que suja até a ponta do nariz.
Um sonho ruim, na verdade um pesadelo, é aquele que tem massa pesada e sem gosto, um creme amarelo canário com sabor de baunilha artificial da pior que tem e, ainda por cima, tão gelatinoso e elástico que dá até aflição de comer, parece borracha.
Dos que eu já comi pela vida, em São Paulo o melhor é mesmo o da Dulca, que tem gosto de sonho, textura de sonho e mata a vontade de comer esse doce tão especial.
Quando resolvi chegar à receita do sonho gostoso em sabor e em textura, fui pesquisar um monte. Depois de testar nem sei quantas versões de sonhos nossos e das “bolas de Berlim” portuguesas, mexi daqui e dali, juntei dicas e cheguei ao meu sonho.
A receita é, de fato, um pouco demorada e trabalhosa. Tem que fazer a massa, deixar repousar, modelar, crescer de novo, fritar, preparar o recheio e rechear, mas o resultado compensa.
Quando quero bolinhos fritos também deliciosos, mas mais simples e rápidos de fazer, preparo a receita de bolinho de chuva da minha casa ou a receita de donut americano crocante por fora e macio por dentro.
INGREDIENTES E PREPARO DA MASSA
Pra preparar o sonho a gente precisa de:
- fermento biológico seco;
- açúcar;
- farinha de trigo;
- água morna;
- manteiga;
- ovos;
- maisena;
- essência natural de baunilha (vale espiar o post essências naturais caseiras e preparar a sua!);
- leite;
- óleo vegetal;
- açúcar de confeiteiro.
A massa é a de um pão doce amanteigado, mas fiquei com a preparada com água, e não com leite, achei que o sonho com água ficou mais fofo.
Já o recheio é um creme de confeiteiro simples, com leite, açúcar, ovos, gemas, maisena e baunilha, bem clássico. E se quiser um creme de confeiteiro ainda mais cremoso e delicado, é só deixar ele amornar já pronto e, com um batedor de arame, incorporar 100 g de manteiga em temperatura ambiente e terá uma crème pâtissière mousseline.
Quanto à baunilha, use a melhor que conseguir, pois ela faz a diferença. Sei que os preços da fava, que perfuma de um jeito único e ainda deixa o creme cheio de pintinhas lindas, está meio além da conta, mas pense em fazer a sua essência natural caseira, vale muito a pena. Eu só uso a essência que faço em casa, é outra coisa.
Como é complicado fazer quantidades menores de massa e de recheio, aproveite a vontade de preparar e de comer e convide gente querida pra compartilhar. Se sobrar creme, guarde na geladeira e sirva como sobremesa.
Durante os testes, sempre com a intenção de tentar comer com menos culpa, assei alguns sonhos, mas sinceramente não achei que os sonhos ficaram com jeito de sonho. Assados, eles ficam como pãezinhos de leite, que são gostosos, mas não têm a leveza e a graça dos fritos. Quer dizer, se for pra fazer e comer sonhos, eu frito.
Se, na sua casa, a receita for grande demais, frite a metade e asse a outra metade pra servir de pão doce. Já pensando em pão doce, ele não decepciona. E como o pão doce congela bem, dá pra comer os sonhos primeiro e deixar os pãezinhos no freezer pra comer aos poucos quando der vontade.
Se quiser pãezinhos, aumente o tempo do segundo repouso pra mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de novo de volume. Quando é pra fritar, esse repouso pode ser menor, pois ele estufa bastante durante a fritura.
FRITAR É O X DA QUESTÃO
Fritar é o x da questão. Se o óleo aquecer muito, o sonho doura e até queima por fora e fica cru por dentro, e com óleo frio o sonho encharca e fica pesado.
Tem que estar quente, mas nem pra mais e nem pra menos, só testando pra ver e entender. Pra dar uma base: na temperatura certa, um sonho costuma levar uns 5 minutos pra fritar, metade do tempo de um lado e metade do outro.
Depois de fritar até dourar e estufar, é fundamental deixar secar muito bem sobre papel absorvente. Tudo que um sonho sequinho por fora tem de bom, um engordurado tem de ruim.
RECHEAR
Na hora de rechear, corte cada sonho ao meio com uma faca de serra sem abrir totalmente, recheie com um tanto também guloso de creme, feche como sanduíche e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Quando quero variar, recheio os sonhos com: doce de leite muito bom, geleia de morango caseira, geleia caseira de amora e framboesa, goiabada cremosa, creme azedinho de limão ou com o mesmo creme da receita de hoje só que com chocolate. Pra fazer o creme com chocolate, eu misturo 200 g de chocolate meio-amargo picado ao creme de baunilha bem quente, só isso.
INGREDIENTES
- MASSA
- 1 envelope de fermento biológico seco (2 colheres de sopa)
- 2/3 de xícara de açúcar (100 g)
- 3 e ¾ de xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (500 g)
- ½ xícara de água morna (120 ml)
- 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 colher (chá) de sal
- 4 ovos
- CREME
- 2/3 de xícara de açúcar (100 g)
- 2 ovos
- 4 gemas
- 1/3 de xícara de maisena (40 g)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 xícaras de leite (480 ml)
- Finalização
- 900 ml de óleo vegetal para fritar
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro pra polvilhar, aproximadamente (120g)
Preparo
Massa
- Numa tigela grande, misture o fermento, 1 colher de sopa de açúcar, a água, ½ xícara de farinha e deixe repousar por 10min, até espumar.
- Junte o sal, a manteiga, os ovos, o açúcar restante e, aos pouquinhos, vá acrescentando farinha e trabalhando até que a massa esteja bem macia e descole das mãos.
- Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora, até dobrar de volume.
Creme
- Prepare o creme enquanto isso.
- Misture numa tigela o açúcar, os ovos, as gemas, a maisena e a baunilha, reserve.
- Aqueça o leite numa panela média, espere ferver e despeje sobre a mistura dos ovos. Mexa com um batedor de arame até obter um creme liso, volte com tudo para a panela e, sempre mexendo, deixe no fogo até ferver e engrossar.
- Passe pra uma tigela, cubra com filme plástico bem rente pra não formar película e deixe amornar.
- Se quiser, prepare o creme com até 2 dias de antecedência e guarde na geladeira, mas retire da geladeira 1 hora antes de usar.
Modelar e finalizar
- Polvilhe ligeiramente uma assadeira com farinha.
- Divida a massa em 16 partes, faça uma bolinha com cada uma, coloque na assadeira e deixe crescer por mais 15 minutos.
- Aqueça o óleo em fogo médio. Cuide pra não aquecer demais pra evitar que os sonhos fiquem escuros e cascudos por fora e crus por dentro, e nem pra fritar com óleo frio, pois nele os sonhos ficam pesados e encharcados de gordura.
- Banhando sempre com a escumadeira, frite os sonhos por uns 5 minutos, virando na metade do tempo, até que estejam cozidos por dentro e dourados.
- Escorra e deixe secar sobre papel absorvente.
- Coloque o açúcar de confeiteiro num prato fundo.
- Corte o sonho ao meio, mas sem separar totalmente, recheie com creme, polvilhe ou role no açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.
Pra variar, recheie o sonho com geleia, como geleia de morango caseira ou geleia caseira de amora e framboesa, com creme azedinho de limão ou com doce de leite muito bom.
NOTAS
Se for sonho com doce de leite, polvilhe com açúcar e canela, fica bom demais!
19 Comentários
Cara Helô bom dia! Confesso que achar sua página para mim foi um achado valioso, eu sou pequenininha perto do conhecimento que vc passa e eu aqui vou devorando tudo tudinho do que vc escreve. Trabalho numa padaria aqui do meu bairro e convenci meus patrões a não fazerem mais bolos pré misturas e graças a Deus eles me contrataram para fazer bolos naturais, e aos pouquinhos estou fazendo outras guloseimas naturais como as bombas, carolinas todas recheadas com cremes naturais que faço com muito amor, pois é o que eu costumo dizer aqui na minha casa, a minha cozinha é minha alma meu caldeirão de bruxa, é alquimia amo meus temperos. Já separei algumas receitas tuas para fazer lá, e vou fazer esse sonho, pois achei super fácil. Muito obrigada!
Oi, Roberta! Que mensagem mais deliciosa de se ler (tanto quanto os sonhos)! Até mostrei pra minha equipe inteira! É pra pessoas como você (e retornos como esse) que montei esse site! Seja sempre bem vinda e depois me conte como ficou as receitas, hein. Beijos!!
Bom a Compota de laranja vc viu lá no Instagram, tbm fiz o katchup e ficou divino e que cor né Helô que ele fica, fiz os sonhos só que pré assei antes fiquei com medo de ficarem crus coisas de iniciantes RS e depois fritei na gordura de palma, venderam todos e dessa mesma massa fiz lua de mel, recheadas com um bom doce de leite.
Onde você trabalha???? Pelo amor de Deus, passe-nos o endereço!!!!
Maria, boa tarde!
Meu armazém, café e restaurante fica em São Paulo, na Vila Madalena. Infelizmente, com a pandemia do covil-19 tudo está temporariamente fechado, uma pena. Espero que você se divirta com as receitas e histórias que a Ana fotografa de um jeito tão lindo e verdadeiro e eu escrevo com tanto carinho. Abraços, Helô
A receita do sonho é exatamente a mesma da minha família, mas sempre ficam crus, agora descobri que é por causa do óleo muito quente. Sempre comia, mas nunca acompanhava o preparo, herdei a receita mas não os segredos. Obrigada Helô , por ajudar e compartilhar as informações. Amei a página
Rubia, bom dia!
Que gostoso saber que você conseguiu ” completar” a receita dos sonhos da sua família e agora pode matar a vontade! Sonhos são tudo de bom.
Conte sempre com a gente e siga acompanhando a Cozinha da Helô, pois novidades não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Oi pra fazer o creme é açúcar confeiteiro ?
Marilza, boa tarde!
O açúcar do creme é o refinado comum. O açúcar de confeiteiro é usado apenas para polvilhar os sonhos prontos.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Em resposta a MARILZA SANTOS.
Marilza, boa tarde!
O açúcar do creme é o refinado comum. O açúcar de confeiteiro é usado apenas para polvilhar os sonhos prontos.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Em resposta a MARILZA SANTOS.
Marilza, boa tarde!
O açúcar do creme é o refinado comum. O açúcar de confeiteiro é usado apenas para polvilhar os sonhos prontos.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
resolvido
Marilza, boa tarde!
O açúcar do creme de confeiteiro é o refinado comum. O açúcar de confeiteiro é usado apenas para polvilhar os sonhos prontos.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Como faço pra congelar??? Não encontro nenhum lugar que explique o congelamento dos sonhos. Faço pra vender na minha cidade e faço sucesso, a minha massa vai 1/2lata de leite condensado no lugar do açúcar e também 1 xic de margarina.Fica uma massa divina bem leve!!! Vou testar essa também
Viviane, boa noite!
Infelizmente não temos como te ajudar nessa questão de congelamento, pois não fizemos testes. Vamos colocar o ” sonho ” na nossa lista de novos testes e tentaremos conseguir uma solução. Siga nos acompanhando, pois temos sempre novidades.
Abraços, Ana e Helô
Preciso testar essa receita!Sonho de Creme é meu doce favorito! Tinha uma padaria aqui na minha cidade bem tradicional “Padaria da Fé” ficava no centro e sempre que íamos ao comércio minha mãe nos levava para merendar lá, era divino! Nunca mais consegui achar, obrigada Helo por compartilhar esta maravilha!
Mayane, bom dia!!
Que mensagem gostosa. Sonhos com creme são tudo de bom! Esperamos que você goste da receita e possa merendar em casa com uma receita feita por você.
Conte pra gente como eles ficaram.
Abraços, Ana e Helô
Helô eu gosto de dar uma pré assada nós sonhos antes de fritar oque achas desse método ?
Junior, bom dia!
Quando fizemos os testes para a receita do sonho, experimentamos de 3 formas: só assar, pré-assar e depois fritar, e só fritar.
Assado, o sonho ficou gostoso de sabor, mas com textura de pãozinho.
Pré-assado e depois frito, ele ficou gostoso de sabor, cresceu de maneira mais “fofa”, mas ainda estava com mais jeito de pãozinho.
Frito, continuou com o mesmo sabor e com a textura perfeita de sonho.
Quer dizer, nossa opção foi pelo sonho frito, mas se você costuma pré-assar e gosta do resultado, não há problema.
Conte sempre com a gente e escreva quando quiser.
Abraços, Ana e Helô