RECEITA DE CURAU DE MILHO VERDE
Hoje eu vou te ensinar a preparar a receita de curau de milho verde da fazenda, que eu adoro e é bem fácil de fazer.
Gosto tanto de milho verde que, no tempo em que as espigas já estão maduras, mas ainda bem macias, é um tal de bolo, curau, pamonha, sopa, creme e ninguém se cansa da milharia toda em casa
Eu não resisto a um curau com aquele amarelo lindo, perfumado, quente, cremoso e lisinho, mas também gosto dele quando firma e fica de cortar, tanto em temperatura ambiente como gelado. Só não gosto de curau pesado e que fica com jeito de pamonha dura.
Desde pequena, nem sei quantas horas da vida eu passei ralando milho num ralador enorme de lata martelada com prego presa numa moldura de madeira pra que ficasse apoiado numa bacia bem grande.
Se o dia era de curau, a gente ralava o milho, passava tudo por uma peneira espremendo bem e cuidando pra aproveitar todo o caldo amarelo que escorria e depois ia pra panela do curau e o bagaço virava bolo.
Daí, era só levar a panela com o caldo do milho, açúcar e leite pro fogo, aquecer e mexer com uma colher de pau até engrossar e perder o gosto de milho cru.
Depois de cozido, ou a gente comia o curau bem quentinho quase que saindo da panela ou colocava o creme num pirex pra amornar por umas 2 horas e comer em temperatura ambiente.
A polvilhada de canela era obrigatória, afinal de contas canela tem tudo a ver com milho e com curau.
Com o passar do tempo, quando sentia vontade de comer curau em São Paulo, passei a deixar aquele ralador lindo de lado e a bater o milho com o leite no liquidificador.
O preparo no ralador era divertido, envolvia mais gente e tinha aquele charme único de vida na roça que eu adoro.
Mas como a tarefa leva tempo, as cozinhas das casas das cidades não costumam ter tanto espaço e o milho ralado espirra pra todos os lados fazendo uma lambança, a praticidade e a rapidez do liquidificador acabam falando mais alto. O ralador tão querido hoje enfeita a minha cozinha.
INGREDIENTES
Pra fazer um curau gostoso, a gente só precisa de:
- milho verde;
- leite;
- açúcar;
- canela em pó pra polvilhar
A pergunta de sempre: como é que o doce engrossa? Só com o puro caldo do milho, que tem amido aos montes (ou pura maisena), e, quando chega ao ponto de fervura, faz o leite engrossar. Simples assim e 100% natural.
Um curau começa com milho fresquíssimo e suculento vindo direto do milharal ou mesmo da feira, do sacolão, mercado ou supermercado. Vale ir atrás desse milho ainda na espiga e com as folhas guardam os que mantém os grãos tenros.
Sobre milho em conserva e o comgelado: até dá pra usar os grãos escorridos do líquido ou os já descongelados, mas é bom lembrar de acrescentar um pouquinho de maisena dissolvida no leite pra engrossar o creme.
Quando a conserva é preparada, há transformações no grão e no amido e as coisas passam a acontecer de maneiras diferentes.
Açúcar: não tenha medo de adoçar o curau, sem ele o creme de milho fica bem sem graça.
PREPARO
Na hora de preparar o curau, eu bato o milho e o leite no liquidificador até obter um creme liso e passo por uma peneira fina, espremendo bem e deixando o creme cair numa panela média.
Pra receita do curau eu não uso o bagaço (dá pra fazer bolo, mas a receita ficará pra um outro dia.
Coloco o açúcar, experimento pra conferir se está bem docinho e aqueço. Então, sempre mexendo, cozinho o curau em fogo baixo por 10 a 15 minutos,, até começar a engrossar e a cobrir o dorso da colher (ele firma quando esfria).
Então, retiro o curau do fogo e coloco numa tigela grande ou em 6 potinhos.
Pra comer quente eu espero uns 15 minutos, só mesmo pra encorpar um pouco, ou deixo amornar em temperatura ambiente por umas 2 horas.
Quem gosta do curau gelado, precisa esperar essas 2 horas pra firmar e só depois levar à geladeira por mais umas 2 a 3 horas.
Gosta de milho?
Que tal experimentar outras receitas aqui do Na Cozinha da Helô feitas com ele? Creme de milho verde pra todo dia, receita de pudim cremoso de milho verde, angu de milho verde e queijo, bolo de milho verde da fazenda e receita de bolo de milho de liquidificador.
INGREDIENTES
- 2 e 1/2 xícaras de milho verde (os grãos de umas 3 espigas grandes)
- 1 e ½ xícara de leite (360 ml)
- ½ xícara de açúcar, ou a gosto (75 g)
- Canela em pó pra polvilhar
Preparo
- Bata o milho e o leite no liquidificador até obter um creme liso.
- Passe por uma peneira fina espremendo bem e deixando o creme cair numa panela média (nessa receita o bagaço não será utilizado; dá pra fazer bolo, mas a receita ficará pra um outro dia). Junte o açúcar e mexa até dissolver.
- Aqueça e, sempre mexendo, cozinhe em fogo baixo por uns 10min, até começar a engrossar e a cobrir o dorso da colher (ele firma quando esfria).
- Dá pra servir quente, só deixando amornar por uns 15 minutos, ou em temperatura ambiente ou até gelado.
- Pra servir em temperatura ambiente, despeje o curau num pirex ou em 6 potinhos e deixe firmar por umas 2 horas.
- Polvilhe com canela na hora de servir.
Que tal experimentar outras receitas aqui do Na Cozinha da Helô feitas com ele? creme de milho verde pra todo dia, receita de pudim cremoso de milho verde, angu de milho verde e queijo, bolo de milho verde da fazenda e receita de bolo de milho de liquidificador.
NOTAS
Use milho verde fresco pra fazer curau, pois o amido que só ele tem é tudo que o curau precisa pra engrossar. Os milhos congelado e em conserva não já têm o amido necessário, até funcionam, mas a gente tem que juntar um pouco de maisena (que é amido de milho) pra ajudar a engrossar.